Alguém usa alguma distro com Musl?

Alguém usa alguma distro com a biblioteca Musl ao invés do glibc? Qual é a experiência?

2 curtidas

Baita coincidência, eu tava pensando em mexer com o void musl esse fim de semana. Tentar fazer uma instalação funcional do cinnamon. É bem difícil achar conteúdo sobre por aí - nicho dentro do nicho que é o mundo linux.
Até onde sei os flatpaks funcionam normalmente e ao menos em tese o xfce também. Pela lógica deve ser possível notar uma fluidez na inicialização do sistema e de alguns programas se o seu processador for um gargalo significativo.

2 curtidas

Pois é, estava pensando em fazer isso também (não com o cinnamon).

1 curtida

Minha experiência foi ruim com o void musl + kde plasma dois anos atrás. Dava uns bug do nada fechando aplicativo e travando a interface gráfica.

Mais recentemente no grupo do telegram do Gentoo um camarada tentou rodar com também o musl + plasma e não conseguiu (o cara é fera e não conseguiu).

Recomendo como hobby pra ver o que dá pra fazer (se for com interface gráfica). Se for sem interface gráfica deve funcionar bem, aliás é o ponto forte do musl, para rodar em servidores de única função ou sistemas embarcados que necessitam ser mínimos.

4 curtidas

Se você tiver um sistema Minimalista™, a experiência é quase igual (consigo construir ambientes com TWM muito bem*), e puxando Flatpaks tem vez que dá para esquecer que você trocou um dos componentes principais do sistema.

Talvez o principal problema que eu tenha aqui é o Firefox com versões acima da 112 fechando do nada, mas resolvi isso usando o Chromium em Flatpak. O custo de carregar a glibc do pacote é desprezível em comparação ao resto do navegador mesmo :smile:

Como estou no Gentoo, vez ou outra eu tenha que puxar patches do Alpine, do Void ou mesmo do FreeBSD, porém em distros pensadas para Musl o empacotador resolve isso por você.

2 curtidas

Aqui no Void Musl em VM, o chromium está muito instável, talvez não seja o ideal para desktop mesmo. O Firefox é afetado pela diferença Musl x glibc? (Já que ele é escrito em Rust)