Olá,eu gostaria de saber se seria possivel executar comandos nativos do windows no linux pois eu mecho bastante com arquivos de lotes,tenho necessidade de faze-los para outras pessoas e queria migrar para o linux(essa seria uma das poucas coisas que me faz ficar no windows).
Eu acredito que talvez seja possivel fazer isso com o wine mas eu preciso de um jeito que execute os comandos nem que sejam virtualizados com precisão,eu até instalaria o virtual box,mas meu pc não tem um desempenho agragradavel para isso.
obs: Qualquer erro de post,espero que me desculpem é a minha primeira vez no fórum e estou meio perdido.
1 curtida
Olá, @PedroSantos! Bem vindo ao fórum!
Cara, infelizmente não. Não existe, por exemplo, um WSL2 versão Windows.
Acho que daria pra emular o terminal e mais algumas coisas via Wine, mas não é garantido que tenha os mesmos resultados e provavelmente você precisaria instalar mais coisa dentro do Wine que seriam executadas pelo script.
Eu já tive que fazer coisa parecida, pra testar a compilação e a execução de um o programa no Windows. Por um tempo eu deixei instalado numa VM, mas realmente fica muito demorado. Ai de vez em quando eu tenho que bootar no Windows mesmo (tenho dual-boot) pra testar as coisas lá. Não cheguei a testar pelo Wine, mas acho que seria ainda pior.
1 curtida
Se você usa apenas os comandos do DOS, o Wine executa sem problemas, só o attrib que não funciona por motivos de sistema de arquivos
Os scripts BAT são extremamente antigos, da época do DOS.
O wine tem suporte a eles e deve ser próximo da perfeição devido ao longo tempo de uso e retirada de bugs!
Use Lua pra fazer isso, é o melhor caminho