Alguém sabe se é possivel executar comandos nativos do windows no linux?

Olá,eu gostaria de saber se seria possivel executar comandos nativos do windows no linux pois eu mecho bastante com arquivos de lotes,tenho necessidade de faze-los para outras pessoas e queria migrar para o linux(essa seria uma das poucas coisas que me faz ficar no windows).
Eu acredito que talvez seja possivel fazer isso com o wine mas eu preciso de um jeito que execute os comandos nem que sejam virtualizados com precisão,eu até instalaria o virtual box,mas meu pc não tem um desempenho agragradavel para isso.

obs: Qualquer erro de post,espero que me desculpem é a minha primeira vez no fórum e estou meio perdido.

1 curtida

Olá, @PedroSantos! Bem vindo ao fórum!

Cara, infelizmente não. Não existe, por exemplo, um WSL2 versão Windows.
Acho que daria pra emular o terminal e mais algumas coisas via Wine, mas não é garantido que tenha os mesmos resultados e provavelmente você precisaria instalar mais coisa dentro do Wine que seriam executadas pelo script.

Eu já tive que fazer coisa parecida, pra testar a compilação e a execução de um o programa no Windows. Por um tempo eu deixei instalado numa VM, mas realmente fica muito demorado. Ai de vez em quando eu tenho que bootar no Windows mesmo (tenho dual-boot) pra testar as coisas lá. Não cheguei a testar pelo Wine, mas acho que seria ainda pior.

1 curtida

Se você usa apenas os comandos do DOS, o Wine executa sem problemas, só o attrib que não funciona por motivos de sistema de arquivos

Os scripts BAT são extremamente antigos, da época do DOS.

O wine tem suporte a eles e deve ser próximo da perfeição devido ao longo tempo de uso e retirada de bugs!

Use Lua pra fazer isso, é o melhor caminho