Alguem sabe me dizer o porque das atualizações do Windows 11 serem tão grandes e lentas?

sempre que vejo uma maquina com windows 11 extremanemte lenta, acabo descobrindo que ela está fazendo algum update, normalmente cumulativo, que mais parece um trabalho mais demorado que o necessário e a gente fica sem ter muito o que fazer, alem de ouvir as reclamações dos clientes…

um dist-upgrade completa de uma versão antiga do ubuntu para a versão atual 26.04 termina muito mais rápido, que uma simples atualização de rotina do windows 11

teria como evitar isto? deixar o windows fazendo download de pacotes, menores sem ficar horas e horas preso numa rotina que parece que num acaba nunca?

em uma das maquina aqui, tá baixando a update kb5089549, que é um pacotão de 5232,8 MB, o que deixa a maquina praticamente inutil de se usar

alguma sugestão, alem de baixar uma iSO nova e reformatar?

Boa noite @csena2k2! Essa frustração é clássica. A comparação com o Ubuntu é perfeita, e a lentidão do Windows 11 acontece por dois motivos principais:

1. Modelo Cumulativo: O Windows não atualiza pacotes de forma isolada como o Linux. Cada update mensal traz o histórico de todas as correções anteriores. Se a máquina passou um tempo sem atualizar, o pacote vem gigante.

2. Uso extremo de Disco/CPU (CBS): O instalador do Windows descompacta arquivos, faz backup para segurança, checa o Registro e valida o hardware em tempo real (`TrustedInstaller.exe`). Isso gera um gargalo bizarro de I/O de disco.

Como mitigar isso com seus clientes (sem formatar):

Limite a banda de download: Em Configurações > Windows Update > Opções Avançadas > Otimização de Entrega, limite o download em segundo plano para 20%. Isso estabiliza a rede e o uso de disco.

Configure o Horário de Atividade: Force o Windows a não aplicar updates pesados durante o expediente do cliente (ex: das 08h às 18h).

Instalação via Pendrive: Para pacotes monstros (como esse de 5 GB), baixe o arquivo `.msu` direto do Catálogo do Windows Update em uma máquina rápida e instale offline no cliente.

Infelizmente, o Windows carrega um legado pesado de compatibilidade que torna o processo engessado. Espero que essas dicas ajudem a reduzir as reclamações. Embora não tenha muito o que fazer, além de sugerir usar Linux. :sweat_smile:

a maioria das suas sugestões eu ja tentei fazer de alguma forma, mas sinceramente não funciona como deveria, tem horas que a microsoft força um upgrade do windows e ai acontecem os problemas mais graves…

tem horas que o usário chama porque o micro praticamente tá travado e não faz mais nada e ele não pode ficar simplesmente de braços crusados sem trabalhar, ai o chefe manda logo chamar o técnico, e quando a gente chega precisa resolver tem no máximo uma hora pra pessoa voltar a trabalhar.

e para a máquina voltar a ficar usavel novamente, somente com uma formatação.

Infelizmente sem fazer backup de nada porque não tem condições.

e não tem como desativar o windows update, nem fazer em outro horário pois a empresa funciona em horário comercial

e nem tem como fazer offline, porque teria de ser feito maquina a maquina e nenhuma empresa vai querer pagar pra isto (alem do tempo que ia levar, considerando que são bem mais de 200 maquinas na empresa)

assim, sempre ando com um pendrive com a iso mais nova do win11 e um script para baixar alguns aplicativos do ninite.coim e em mais ou menos 1 hora a mpaquina volta novinha de novo

considero isto um grande bug do windows

Entendi o drama, @csena2k2. Realmente, cenário corporativo com mais de 200 máquinas muda completamente a figura. Ir de máquina em máquina ou gerenciar isso pelo menu de configurações local é inviável e vira enxuga-gelo.

Se a empresa não tem uma janela de manutenção fora do horário comercial (o que já é um erro de gestão deles, mas que sobra para o técnico), resolver isso no “gogó” com o Windows nativo é impossível. A Microsoft desenhou o Windows corporativo para ser gerenciado centralizadamente.

Como você tem pouco tempo por máquina, aqui estão duas saídas reais para esse volume, sem precisar formatar do zero e perder os dados do usuário:

1. Centralização com WSUS ou WuFB

Se essas máquinas estão em um domínio (Active Directory), a empresa precisa urgentemente de um servidor WSUS (Windows Server Update Services) ou configurar o Windows Update for Business via GPO.

O que muda: É você (ou o administrador da rede) quem decide quando e qual atualização vai ser liberada. Você pode homologar os updates e programar para eles baixarem de madrugada na rede local (via Wake-on-LAN) ou travar completamente as atualizações cumulativas automáticas durante o expediente.

2. Script para Pausar/Resetar o Windows Update

Já que você usa scripts do Ninite, adicione um script .bat ou .ps1 no seu pendrive para rodar via CMD/PowerShell como administrador quando a máquina travar. Em vez de formatar, você força a parada do serviço que está engasgando o disco.

Crie um arquivo chamado GargaloUpdate.bat:

O que isso faz: Ele mata o processo de atualização na hora, limpa o cache corrompido que faz o Windows ficar calculando o update em loop (a pasta SoftwareDistribution) e devolve o oxigênio para a CPU e o SSD instantaneamente. O PC volta a ficar usável em 2 minutos, sem formatação.

net stop wuauserv

net stop bits

net stop cryptsvc

ren %systemroot%\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old

net start wuauserv

net start bits

net start cryptsvc

Tratar o Windows 11 em empresa como se fosse computador doméstico é pedir para ficar maluco mesmo. Se eles não têm gerenciamento centralizado, seu método da ISO acaba sendo o único jeito de “limpar o terreno” rápido, mas o script acima pode te economizar várias formatações de emergência.

Espero ter ajudado! :grin:

Infelizmente o Windows mudou muito. Se pro usuário domestico já não está mais tão legal como foi num passado não muito distante, imaginem pro ambiente corporativo.

O lance é que, no caso do Windows, atualizando já corre-se o risco de ter problemas. Ficar sem atualizar então… Pra quem usa Windows, ainda mais o 11, o jeito é fazer as enormes atualizações dele. Não tem muito pra onde correr não.

“Solução” até tem, mas foge do que seria o correto a se fazer. Alguns por ai recomendam umas ISOs que não é o certo a se usar. Refiro-me a uma certa edição do Windows com um foco muito específico e/ou a versões não oficiais completamente modificadas.

Contudo, quem usa isso diz que sua vida no Windows “melhorou”. Eu não sei se realmente procede. Mas…

O caminho é seguir conforme a Microsoft anda, mesmo que tenhas que lidar com enormes e, às vezes bugadas, atualizações periódicas do sistema.

Pra não ter que passar por isso é ir para alguma distribuição Linux. Mas nem todo caso se aplica essa mudança.

Aqui na minha cidade eu vejo que muitos comércios tem saído do Windows e ido pro Linux. Até rede de lojas eu já vi. Isso anima-me muito. Mas eu sei que o Liniux pode não aplicar-se em qualquer cenário. Isso está mudando, é notável, mas ainda sim o Windows segue sendo a opção de muitos. Principalmente no ambiente corporativo.

Vejam que curioso ocorre comigo, eu uso Linux atualmente, mas mantenho o Windows 11 instalado aqui. Meu desktop, apesar de ter uma “boa configuração” não atende aos requisitos exigidos para rodar o Windows 11 “nativo” aqui. Precisei fazer o tal “jeitinho”. Não deixei-o de lado totalmente, às vezes entro pra ver algo. E uma coisa que percebi é que não estou recebendo mais atualizações. Diz não ter atualizações a serem feitas nem nada pendente. Meu Windows é original com chave adquirida na Microsoft. Nunca entendi isso. Vai ver seja pelo meu hardware não atender as exigências dele.

Enfim, o Windows 11 roda aqui. Mas longe de me apresentar o desempenho que tenho no Linux.

Só por curiosidade, esses computadores que você está tentando atualizar o Windows 11, estão rodando em HD ou SSD? Se for em HD, o sistema fica inutilizável até atualizar porque o processo usa muito HD e deixa tudo lento. Mas se for no SSD, é para ser bem rápido. Aqui pra mim pelo menos, as atualizações são pequenas em tamanho, talvez esteja recebendo pacotes grandes porque ficar um tempo sem atualizar e aí acumula as atualizações.

E só uma coisa em relação as atualizações. A Microsoft mudou um aspecto. Eu instalo as atualizações prévias que ocorrem entre as atualizações Patch Tuesday. E quando vai instalar a patch Tuesday, so baixa o que precisa, sem precisar baixar o que já foi atualizado na prévia. Isso já ocorre há alguns anos, mas se você deixa de atualizar por tempo o pacote bem grande mesmo.

Excelente debate, pessoal! Esse cenário que o csena2k2 trouxe é o pesadelo de qualquer sysadmin ou técnico de bancada.

Respondendo diretamente à dúvida: o Windows 11 usa o modelo de Atualizações Cumulativas. Isso significa que o pacote mensal (geralmente lançado na Patch Tuesday, a segunda terça-feira do mês) traz não apenas as correções daquele mês, mas o histórico de tudo o que foi corrigido anteriormente. Como o sidneyfmn bem pontuou, se uma máquina passa dois ou três meses sem atualizar, o Windows Update precisa baixar e processar uma montanha de dados gigante de uma só vez.

Além disso, o ecossistema do Windows precisa lidar com bilhões de combinações de hardware diferentes. Para garantir que nada quebre, o instalador cria pontos de restauração complexos, faz varreduras pesadas com o Windows Defender em tempo real e reescreve componentes profundos do Kernel. Se o computador usar um HD mecânico, a fila de escrita (I/O) explode e o sistema simplesmente congela. Em SSDs NVMe modernos, o processo que leva horas num HD é resolvido em minutos.

E como o Linux lida com isso? (Pontos fortes e fracos)

Aproveitando o gancho do lieggio o modelo de atualizações do Linux funciona de uma forma completamente diferente, e há lições que ambos os lados aprenderam (e até copiaram) ao longo dos anos.

:flexed_biceps: Pontos Fortes do Linux nas Atualizações:

• Atualizações Modulares e Diretas: No Linux (seja em distros de base Debian/Ubuntu ou Arch/Fedora), se um pacote de 5 MB precisa ser atualizado, o gerenciador de pacotes (apt, pacman, dnf) baixa e substitui apenas aqueles 5 MB. Não existe essa necessidade de empilhar Gigabytes de atualizações cumulativas como no Windows.

• Sem Bloqueio de Arquivos (Live Patching): O Linux consegue atualizar bibliotecas e softwares enquanto você os utiliza. O arquivo antigo continua na memória para os processos abertos, e os novos processos já puxam a versão atualizada. Você raramente é forçado a reiniciar a máquina, exceto quando atualiza o próprio Kernel (e mesmo para isso existe o Livepatching em servidores).

• Consumo de Disco Inteligente: O Linux não estrangula o disco rígido (I/O) da mesma forma que o Windows. Mesmo em um HD mecânico antigo, as atualizações rodam de forma muito mais suave e sem congelar a interface.

:warning: Pontos Fracos do Linux nas Atualizações:

• Incompatibilidade de Repositórios (Quebras parciais): Em distros Rolling Release (como o Arch ou Manjaro), se você ficar muitos meses sem atualizar o sistema, a árvore de dependências pode se quebrar de forma complexa, exigindo intervenção manual via terminal para corrigir as chaves PGP ou conflitos de pacotes. No Windows, por mais lento que seja, o instalador raramente exige que você resolva um conflito de código na mão.

• Interrupção de Interface: Em raras ocasiões, se a sua interface gráfica (como o GNOME ou KDE Plasma) for atualizada enquanto você a usa na sessão X11, ela pode piscar ou reiniciar, fechando seus programas se você não tomar cuidado.

Quem copiou quem? :counterclockwise_arrows_button:

A Microsoft percebeu o quanto o método do Linux é superior em eficiência de rede e armazenamento e tentou trazer isso para o Windows:

• UUP (Unified Update Platform): Implementado pela Microsoft nos últimos anos, o UUP tenta imitar os gerenciadores de pacotes do Linux. Ele analisa o que a máquina já tem instalado e baixa apenas os arquivos diferenciais (deltas), reduzindo o tamanho dos downloads em até 30%. O problema é que o processo de “juntar” esses pedaços no Windows exige muito processamento e descompressão local, gerando a lentidão na instalação que vemos hoje.

• Gerenciador de Pacotes Nativo (Winget): O Windows 11 agora vem com o winget nativo no prompt de comando. É uma cópia descarada (e muito bem-vinda!) do apt/yum do Linux. Você digita winget upgrade --all e ele atualiza todos os seus softwares de terceiros de uma vez só, sem você precisar abrir site por site.

O resumo da ópera é: o Windows 11 está tentando ficar mais modular e ágil como o Linux, mas o peso do legado de compatibilidade retroativa de 30 anos da Microsoft faz com que o sistema ainda pareça um transatlântico tentando fazer a curva de um barco de corrida.

Só um complemento sobre o UUP. Ele foi introduzido pela Microsoft em 2023 após seu inicio de desenvolvimento em 2016 no Windows. O que ele faz é escanear seu sistema e baixar apenas as atualizações que precisa, ao invés de baixar um pacotão genérico da atualização. Isso reduziu em 30% o tamanho das atualizações, deixando mais rápido de atualizar. Mas se ficar meses sem atualizar, os pacotes vão acumulando. Eu atualizo meu sistema duas vezes no mês, geralmente em 10min já está reiniciado e atualizado. Estou em um SSD.

tem um mix de fornecedores, que vai de Dell, Lenovo, HP e Positivo. No geral são maquinas boas, a maioria com 8 GB de RAM e umas com 16GB, já de HD tem com HDD Sata, SSD Sata, e NVME m2. Em todas, sem destinção ocorrem problemas com Windows11.

Acho que não tem a ver com a velocidade do disco e sim algum bug do windows mesmo. Volta e meia alguma maquina fica travada, acessando disco 100% e não se consegue fazer nada.

E o cliente reclama como se os tecnicos fossem culpados (ou incompetentes) pois isto gera perda da dados dos usuarios, atrasos diversos e uma insatisfação quando a gente manda a cobrança pelos serviços

Baseado em que você diz isso? Uso Windows 11 em um notebook Lenovo e nunca tive problema nenhum. Inclusive ficou melhor depois que coloquei SSD.

Depende de como vc faz o serviço, se instalar software “malicioso”(incluindo as pragas do otimizadores de pc) logicamente o sistema vai ficar ruim.

baseado na nossa experiencia de suporte técnico, tem maquinas que fica bugada, independente do tipo de hd que tiver , mas é óbvio que não acontece com todas… acredito que seja algum bug nas rotinas de atualização do windows11, algumas maquinas aperentemente ficam em loop eterno aplicando atualizações (sem concluir nunca)

So de curiosidade, eram Windows 11 original ou modificados? Uso original desde o lançamento e sempre funcionou tranquilo.

a gente não faz isto, entendemos que é uma perda de tempo e na prática geralmente estes softwares não ajudam em nada

e as empresas exigem softwares padrão, não usamos estas coisas.

mas, estamos fugindo do assunto:

a ideia inicial era se teria como otimizar as atualizações do windows de modo a evitar estes travamentos de maquinas por conta das atualizações gigantescas ( 4G / 5 GB) que demoram uma eternidade para baixar e instalar.

porque isto está genrando muito re-trabalho para as equipes de suporte e manutenção

Os sistemas são atualizados a cada quanto tempo?

padrão do windows, as maquinas se atualizao sozinhas

Esse update especificamente apresentou um bug que ficava em loop de atualização. Microsoft já corrigiu esse bug.

tudo original de fábrica que ja vem nos computadores, exceto os que eu e minha equipe formatamos, mas sempre usamos a iso mais recente do site da microsoft sem customizar nada

Entendi, e a maioria dos computadores estão rodando em HD ou SSD?