Infelizmente o Windows mudou muito. Se pro usuário domestico já não está mais tão legal como foi num passado não muito distante, imaginem pro ambiente corporativo.
O lance é que, no caso do Windows, atualizando já corre-se o risco de ter problemas. Ficar sem atualizar então… Pra quem usa Windows, ainda mais o 11, o jeito é fazer as enormes atualizações dele. Não tem muito pra onde correr não.
“Solução” até tem, mas foge do que seria o correto a se fazer. Alguns por ai recomendam umas ISOs que não é o certo a se usar. Refiro-me a uma certa edição do Windows com um foco muito específico e/ou a versões não oficiais completamente modificadas.
Contudo, quem usa isso diz que sua vida no Windows “melhorou”. Eu não sei se realmente procede. Mas…
O caminho é seguir conforme a Microsoft anda, mesmo que tenhas que lidar com enormes e, às vezes bugadas, atualizações periódicas do sistema.
Pra não ter que passar por isso é ir para alguma distribuição Linux. Mas nem todo caso se aplica essa mudança.
Aqui na minha cidade eu vejo que muitos comércios tem saído do Windows e ido pro Linux. Até rede de lojas eu já vi. Isso anima-me muito. Mas eu sei que o Liniux pode não aplicar-se em qualquer cenário. Isso está mudando, é notável, mas ainda sim o Windows segue sendo a opção de muitos. Principalmente no ambiente corporativo.
Vejam que curioso ocorre comigo, eu uso Linux atualmente, mas mantenho o Windows 11 instalado aqui. Meu desktop, apesar de ter uma “boa configuração” não atende aos requisitos exigidos para rodar o Windows 11 “nativo” aqui. Precisei fazer o tal “jeitinho”. Não deixei-o de lado totalmente, às vezes entro pra ver algo. E uma coisa que percebi é que não estou recebendo mais atualizações. Diz não ter atualizações a serem feitas nem nada pendente. Meu Windows é original com chave adquirida na Microsoft. Nunca entendi isso. Vai ver seja pelo meu hardware não atender as exigências dele.
Enfim, o Windows 11 roda aqui. Mas longe de me apresentar o desempenho que tenho no Linux.