Alguém sabe isso aqui é plagio?

Estava navegando na loja da Windows Store e me deparo com isso aqui? A pergunta é plagio? Se for ,como avisar para o pessoal do GIMP sobre isso aqui?

A Microsoft Store tem vários apps falsos. E não sei se plágio, só sei que eles estão vendendo uma versão falsa do GIMP. Mas sim, alguém tem que avisar o pessoal do GIMP (se eles já não souberem).

1 curtida

O Gimp é licenciado em GPL (que é uma licença livre, nos termos do GNU) permite que qualquer pessoa crie copias e redistribua essas copias,tbm permite que seja cobrado um valor em dinheiro caso assim seja decidido.
eu acredito que seja… ver se essa copia no caso o “GIMP - image editor pro” esteja de acordo com as condições estabelecidas pela licença, como os devidos credito aos autores originais e a liberação do código fonte, que são os dois principais pilares da GPL.

4 curtidas

Aconselho denunciar na Microsoft Store, pois com o GIMP sendo Open Source eles não podem vender este “”“fork”""

1 curtida

Vender Software Livre

" Muitas pessoas acreditam que o espírito do projeto GNU está em não cobrar dinheiro para distribuir cópias de software ou cobrar o mínimo possível — somente o suficiente para cobrir os custos. Isso é um equívoco.

Na verdade, nós incentivamos as pessoas que redistribuem software livre a cobrar o quanto desejarem ou puderem. Se uma licença não permitir que usuários façam cópias e vendam-os, essa é uma licença não livre. Se isso parece surpreendente para você, por favor, continue a leitura."

A GPL permite que eu venda cópias do programa por dinheiro?

Sim, a GPL permite que todos façam isso. O direito de vender cópias faz parte da definição de software livre. Exceto em uma situação especial, não há limite para o preço que você pode cobrar. (A única exceção é a oferta por escrito necessária para fornecer o código-fonte que deve acompanhar a versão apenas binária.)

A GPL permite que eu cobre uma taxa para baixar o programa do meu site de distribuição?

Sim. Você pode cobrar qualquer taxa que desejar para distribuir uma cópia do programa. De acordo com a GPLv2, se você distribuir binários por download, deve fornecer “acesso equivalente” para fazer o download da fonte - portanto, a taxa para fazer o download da fonte não pode ser maior do que a taxa para fazer o download do binário. Se os binários sendo distribuídos são licenciados sob a GPLv3, então você deve oferecer acesso equivalente ao código-fonte da mesma forma através do mesmo local sem nenhum custo adicional.

A GPL permite que eu exija que qualquer pessoa que receba o software me pague uma taxa e / ou me notifique?

Não. Na verdade, um requisito como esse tornaria o programa não gratuito. Se as pessoas tiverem que pagar quando receberem uma cópia de um programa, ou se tiverem que notificar alguém em particular, então o programa não é gratuito. Veja a definição de software livre .

A GPL é uma licença de software livre e, portanto, permite que as pessoas usem e até mesmo redistribuam o software sem a necessidade de pagar uma taxa a ninguém por isso.

Você pode cobrar das pessoas uma taxa para obter uma cópia de você . Você não pode exigir que as pessoas paguem quando recebem uma cópia de outra pessoa .

Fonte: Frequently Asked Questions about the GNU Licenses - GNU Project - Free Software Foundation

obs.: todos os links apontam para as postagem originais, ou melhor para a documentação oficial. As partes transcritas aqui foram traduzidas usando o Google tradutor (que não é livre, eu acho…), não sei se existe documentação oficial traduzida para o português de Brasil.

2 curtidas

Esse GIMP Pro não cai em ilegalidade. Mas é uma tremenda cara de pau.

3 curtidas

Avidemux passa por isso tambem e a MS não faz nada
http://avidemux.sourceforge.net/news.html#2021-03-09

Com já foi comentado, do ponto de vista do GIMP essas cópias não estão fazendo nada que fira a licença.
O próprio logo e “branding” do GIMP é totalmente aberto e não limita utilização de forma alguma.

https://www.gimpusers.com/forums/gimp-user/16963-gimp-trademark#message79136

:vulcan_salute:

2 curtidas

Como já foi dito, é só falta de vergonha mesmo.

Normal, a Microsoft Store não possui curadoria

Não em tantos níveis que vc nem imagina:

1. A Logo do GIMP é livre sob CC 3 como o @eddiecsilva postou

2. Ele não usa a Logo do GIMP, ele usa a mesma ideia de logo

3. GIMP é uma sigla, siglas não possuem copyright

4. Ele não usa o nome do GIMP

5. O FAQ do GIMP só falta falar “faz isso aí”:

Como pode ver, o cara literalmente seguiu o FAQ nem da pra dizer que o cara foi cara de pau kkkkkkkk

3 curtidas