Pessoal, recentemente decidi instalar o Ubuntu em um SSD secundário que tenho. Acabei gostando e decidi instalar no meu SSD principal, desinstalando o Windows e colocando o Ubuntu no SSD principal. Quando liguei o computador após a instalação do Ubuntu no SSD principal, apareceu o menu do GRUB. Desde então, comecei a procurar uma maneira de remover o GRUB. Usei alguns comandos, como sudo apt remove grub-common
, e depois que executei esse comando, o tempo do GRUB aumentou para 30 segundos. Como posso configurar o computador para iniciar diretamente no Ubuntu quando ligá-lo?
Algumas recomendações quando for instalar uma distro como sistema principal no computador a fim de evitar esse tipo de coisa:
1 - Inicie a distro em modo live e delete todas ou pelo menos as partições EFI.
2 - Abra um terminal e use a ferramenta via linha de comando efibootmgr para remover entradas invalidas (distros instaladas anteriormente) do menu UEFI.
Ex: efibootmgr - Esse comando listará todas as entradas efi registradas no computador.
efibootmgr -b -B (Ex: efibootmgr -b 0003 -B) remove a entrada efi 0003. Faça isso para remover as entradas antigas que aparecerem.
Após isto basta instalar a distro normalmente.
mas teria algum método para remover sem formatar? eu já instalei os aplicativos e configurei o sistema.
Executa o comando efibootmgr no terminal e manda um print aqui. Também informe qual distro vc esta usando agora.
Tem sim. Apenas me forneça as informações que pedi acima que vou te ajudar nessa questão.
Primeiro ponto é que não é preciso remover o grub, você deve configurá-lo. O grub é um componente muito importante do sistema responsável pela inicialização do computador. Se você removeu, instale-o novamente. Caso contrário ficará para sempre na mesma versão, inclusive de kernel de sistema.
A configuração correta é para esconder a tela, de modo que, caso haja algum problema, você ainda consiga acessar as outras entradas de boot para iniciar o computador (é raro, mas as vezes precisa iniciar uma versão de kernel anterior).
Depois de instalar o pacote que você removeu, coloque aqui como está sua configuração atual, cole o conteúdo do arquivo “/etc/defaul/grub” usando a opção de texto pré-formatado (o botão </> acima de onde escreve as mensagens. Para ver o conteúdo use o comando cat
cat /etc/default/grub
eu decidi formatar o meu computador para concertar isso. formatei todos os discos e instalei o ubuntu no principal. não está mais aparecendo a tela do GRUB. obrigado, pessoal!