Alguém poderia me ajudar recomendando distribuições Linux para a configuração do meu notebook?

Com base nas respostas de todos vocês e nas minhas pesquisas eu encontrei uma distribuição, que está de acordo com as configurações do meu notebook e a minha experiência, e escolhi o Linux Mint Debian Edition (LMDE).
Vocês acham que eu estou errado?
@YugiMoto @tnsampa @devpedrolourenco @DiegoKrieger @Daigo @rsc2019

Se você nas suas pesquisas viu que ele te entenda, então você esta certo! Espero que tenha uma boa experiencia e pode contar com a comunidade Linux para ajudar você nessa jornada!

Absolutamente nada a ver.
Tou agora mesmo usando pra escrever esta resposta um Core 2 Duo @1.5GHz com base em x64, porém possuo apenas 2GB RAM DDR2.
Já usei Windows 7, 8, 8.1, 10, Ubuntu, Mint, Arch, Manjaro, elementary, Deepin, Fedora, openSUSE, RegataOS, Ubuntu MATE, Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu, KDE neon, Solus e muitos outros, todos com base em x64. Nenhum deu problema, todos com desempenho muito bom. Essa de “vai consumir toda a sua RAM” é balela, só se tu tiver 268MB DDR1, e olhe lá ainda.

Não seria, e não foi, a minha escolha. Tenho um net Atom de 1.8Ghz e 2GB de ram que instalei o Lubuntu 18.04,4 de 64bits e vai muito bem, obrigado.
Se o LMDE te agrada, vai fundo! Só se atente de que com o Mint base Debian você não terá as mesmas facilidade que teria com o base Ubuntu.
Sucesso na empreitada.

Obrigado @devpedrolourenco, você me ajudou muito.

Obrigado @tnsampa, eu escolhi o LMDE por ele ser um pouco mais “leve” do que o Linux Mint baseado no Ubuntu. Eu estava entre o Debian e o Lubuntu, mas o LMDE é um pouco mais prático do que o Debian e a versão principal do Lubuntu só tem para x64. Mas eu posso testar o Lubuntu ele era minha primeira opção por se adequar ao que eu queria.

o mint xfce tb é leve

1 curtida

Sabe de uma coisa @tnsampa, vou usar o Lubuntu, já que ele tem tudo funcionar, obrigado.

Link para download do Lubuntu 18.04.4 32bits:
http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/18.04/release/lubuntu-18.04-desktop-i386.iso

Link para o download da versão de 64bitss.
http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/18.04/release/lubuntu-18.04-desktop-amd64.iso

Maiores infomações:

1 curtida

Lembrando que essa versão do Ubuntu (Xubuntu, Lubuntu, Kubunto, “Mubuntu”, etc) terá suporte até abril de 2028.

1 curtida

Se for usar o lmde, recomendo trocar a interface gráfica porque o Cinnamon é relativamente pesado você poderia usar lxde, xfce, etc
Infelizmente os navegadores populares no Linux não tem suporte de aceleração de hardware para decodificação de vídeo, ou seja, se rodar YouTube no Linux ele vai consumir Muito mais cpu comparado ao Windows, existe um projeto não oficial de uma versão do chromium com suporte a aceleração mas ainda não testei. A melhor opção deve ser rodar os vídeos do YouTube no vlc

1 curtida

O site oficial do Lubuntu é esse:
https://lubuntu.me/
@tnsampa

Obrigado pela sua ajuda @anon69309558, eu já percebi que a interface influencia muito no desempenho. :heart:

1 curtida

Obrigado @tnsampa, você me ajudou muito. :heart:

1 curtida

Meu amigo sou suspeito pra falar de Debian pois gosto muito e é a minha distro favorita,eu sei que você vai ter um sistema muito estável em uma distro que tem ferramentas que facilitam muito a vida de iniciantes, se você não se importa em não ter os últimos aplicativos lançados vai em frente, se te atende e o que importa.

1 curtida

Kubuntu, Xubuntu ou Lubuntu.

Acabei perdendo o rumo da conversa…

Amo o Debian, mas nos últimos 6 anos usei o LMDE, partindo pra versão Ubuntu por 2 anos, trocando o Cinnamon pelo Xfce, a 1 ano.

Porém, a cerca de 2 anos, usei mesmo foi o Xubuntu, altamente personalizado, pois meu foco profissional requeria um desktop mais leve, que fosse possível tornar win-like (não que o Cinnamon já não o seja). Muitos de meus clientes possuem máquinas com apenas 2gb de memória, então deixar o sistema mais leve na arrancada é fundamental.

Acabei q criei minha própria remaster, o Tiger OS, que inicia com cerca de 320mb.

1 curtida

Boa sorte @Daigo com sua Tiger OS. :heart:

1 curtida