Alguém poderia me ajudar a escolher uma distro Linux para meu Pc médio

Eu recentemente sai do windows e comecei a usar Linux porque meu Pc é médio não é forte e nem fraco mas estava apresentando travamentos contínuos no windows 11 então fui para o Debian e gostei mas queria saber se tem alguma distro mais “mastigada” para usar no dia a dia e deixar sem travar o computador (minhas configurações i5 de 10 gen 8 GB de ram ddr4 ssd sata de 256 GB gtx 1650)

Com essa configuração (que não é ruim e dá pra fazer upgrades de ram, por exemplo) você consegue rodar um Debian com XFCE, KDE ou Gnome tranquilamente. Vai rodar bem também o Mint (dizem ser mais amigável, há controvérsias). Ubuntu e suas variantes Xubuntu, Kubuntu também é pra funcionar.
Eu aumentaria essa memória ram se possível (está um tanto cara atualmente). Mas com essa configuração não é para ter tanto travamento. Tem que ver se não é questão de limpeza e manutenção do seu pc. Aquecimento x pasta térmica. Quando foi a última vez que trocou a pasta térmica?

As distro mais mastigadas de utilizar é o Linux Mint e o Manjaro. Testa as duas e vê qual te agrada mais.

Semana passada e olha eu vou comprar uma memória ram pois se fuçar muito da para achar de 300 a cima mas bom eu estou usando o manjaro gnome e até um momento não travou nada

Manjaro gnome foi bem melhor principal pela compatibilidade ao aur e tem o tem mais estabilidade

Memória ram sobrando e nvme/ssd são as melhores coisas, dá um bom fôlego pro pc