Alguem me ajuda a fazer dual do Win10 para o Arch? sou um pouco novo nisso

Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Então, é minha primeira vez escrevendo aqui e estou meio perdido kkkkk.

Já migrei uma vez para Linux e não me arrependi, mas existem alguns jogos que eu jogava no Windows que não funcionam nele. Por isso, queria a opinião e a ajuda de vocês sobre fazer um dual boot, porque realmente não sei muito sobre isso.

Quando migrei, usei Ubuntu. Porém, agora estou pensando em ir para Arch Linux com Hyprland por causa da liberdade de personalização. Não sou nenhum perito em programação, mas acredito que consigo me virar pesquisando e aprendendo.

Vocês acham que vale a pena? Estou interessado principalmente pelo possível ganho de FPS e pelas personalizações absurdas que vejo o pessoal fazendo. Minha ideia seria usar Linux no dia a dia e deixar o Windows para os jogos que não funcionam bem nele.

O que vocês recomendam?

Se você precisar de Windows não tem problema nenhum em manter dual boot por hora. Só lembra de instalar o Windows e depois o Linux.

Eu recomendo vc não usar Arch por não conhecer muito bem Linux. Recomendo uma distro mais “amigavel” para você se acostumar com o Linux e depois que tiver certa experiencia e entender como o sistema operacional funciona, aí sim escolher outra distro.

Lembrando que você faz as customizações em qualquer distribuição

Eu tenho opinião contrária (e isso foi e é baseado com minha experiência com Linux). Você ter o sistema “completo” como Ubuntu da vida, o que você vai pesquisar para entender melhor (eu me sentiria numa zona de conforto por ter algo já montado e completo)? Instalar o Arch do zero, te dá essa liberdade porque você vai ser curioso para saber o que acontece por baixo dos panos, principalmente quando se acompanha a documentação do Arch – que por sinal, também serve como base para entender em outros sistemas. Enfim, são casos e casos.

Mas a lógica do que você quer, Edu, é: instale o Windows e depois o Arch. Se fizer o processo oposto, a instalação do Windows vai sobrescrever o grub do Arch e você vai ficar no ódio. Esse tópico do @msteles é interessante para você entender alguns pontos.

Se ainda tiver dúvidas sobre a instalação e manuseio do Arch, abre uma VM na sua instalação e vai ser feliz. Melhor quebrar uma VM do que a sua instalação principal. Dúvidas? SEU MELHOR AMIGO SEMPRE SERÁ A ArchWiki e vez ou outra, uma consulta aqui, outra ali, uma chamadinha de curioso no irmão mais novo (vulgo GPT) e assim vai indo.

Enquanto você não quebrar uma instalação do Arch, você será apenas um jovem indefeso. “““SEJE””” feliz!

Na realidade, pode instalar Windows também depois, só deixar a partição esp em fat32. O tamanho pode deixar 512 MB se quiser instalar mais sistemas

Aqui deixo o /boot em fat32

Então deixa fat32 em tudo

Deixo 1GB

Este procedimento deixa mais fácil os gerenciadores de boot encontrar o Windows

Escolher ou não escolher o Arch primeiro é só uma escolha. Aprender a dirigir num F1 não é impossível, mas é muito mais arriscado. O Arch não vai te dar “vida fácil”. Se vc busca esse desafio, terá! Daí depende de como vc encara. Vc vai chamar de “desafio” ou de “problema”?

Salve, @EduC.J

Parece que você entrou no curso de “Introdução à Matemática” – e de repente, decidiu enfrentar a mais complicada questão de “Pós-Matemática”.

Os colegas estão dando o melhor de si, para ajudá-lo do melhor modo possível – mas tudo vai depender de você mesmo.

Eu recomendaria começar pelo mais simples – e avançar, passo-a-passo – em vez de querer partir logo para o “ou-vai-ou-racha”.

Um colega sugeriu começar pelo Ubuntu. – Eu recomendaria Linux Mint, com Cinnamon.

Dualboot “Windows 10 x Linux” não é uma coisa simples – e “Arch Linux” só serviria para complicar sua vida – antes de você aprender o ABC.

Mas, é você quem decide – se quer “começar pelo começo”, e avançar aos poucos – ou se quer partir logo para o mais complicado.

Vi que vc criou outro tópico (além deste) – e seria bom os moderadores reunirem os 2 tópicos – porque “separar”, só serve para criar confusão, neste caso.

Existe uma pergunta antes do “dual boot” que é “como instalar o Arch?”. O processo é relativamente mais complicado que nas outras distros. Apesar de não chegar a ser complexo, pode ser mais difícil se comparado com instaladores gráficos. Vai depender o seu grau de conhecimento atual.

Para instalar o Arch, vc pode fazer do jeito fácil “archinstall” ou do jeito difícil “na marra” ou “na unha” como alguns chamam. Mas “na marra” é o mesmo que instalar sem um instalador, montando cada componente do sistema vc mesmo.

Se nunca instalou ele, recomendo fazer pelo archinstall. Este é um script de instalação guiada, que fará as etapas de maneira Atomarizada:

Aqui eu uso dualboot com Windows 11 e Linux (CachyOS) .
Como eu fiz aqui :

• HD parcicionado
  • EFI Boot Manager do Windows 11
  • Windows (C:/)
  • Dados do windows (D:/)
  • /boot 1gb - BOOT com Limine gerenciando o Windows manager e Linux ( Kernel atual , Kerner LTS e snapshots)
  • / (raiz)
  • /home - Dados Linux

Eu comecei com Arch puro, até consegui fazer tudo rodar, mas depois fui testando DEs e outras configurações, precisei formatar e para não demorar tanto novamente eu fui direto para o CachyOS que faz tudo de forma automatica.Só tome cuidado na instalação para direcionar as partições corretament para a instalação. Mas é bem tranquilo de fazer. O CachyOS já identifica o WindowsBoot manager automaticamente é só escolher na bios depois para dar boot por essa partição (/boot) .

Realmente, o CachyOS pode ser uma boa pedida pra você entrar na família Arch com um pouco mais de tranquilidade. Instalei ele aqui numa vm recentemente e estou curtindo. Mas se quiser partir logo para o Arch, pregue fogo. Hoje, com o archinstall está bem tranquilo de fazer, mas se preferir fazer na unha, vá em frente. Arregace as mangas e suje as mãos, será gratificante quando terminar. Só você pode fazer suas escolhas. :wink:

Na minha máquina windows e linux é tudo na mesma esp.

Facilita a procura.

eu entendo, ja usei o linux nao fiquei muito nao por outros motivos que ja se foram… usei o kubuntu e o mint

acha melhor a cashy ou a hyper?

Divida o seu disco em uma outra partição gigante tendo o Windows instalado no sistema primeiro. Depois, você boota o Linux e instala nessa partição que você criou com o archinstall, aí é só fazer o processo padrão e tomar cuidado pra não sobrescrever o Windows.