Esse é um Lenovo ideapad 330-15IKB com um Intel Core i3-7020U, 8 GB RAM, HD 1 TB e SSD de 120 GB. Já começa diferenciado por ter suporte a vulkan. Inclusive instalei as libs do OpenCL para tentar rodar o DaVinci Resolve mas ele diz que não tem nenhuma GPU compatível com OpenCL ou CUDA. Existe alguma configuração na parte do X, por exemplo, que permite o driver Mesa fazer uso desse OpenCL para o DaVinci Resolve funcionar? Mesmo que não seja para edição pesada, eu quero aprender a usar o software e atualmente estou limitado a esse hardware.
Sem chances, até dei uma sondada no fórum da Blackmagic mas ninguém conseguiu rodar.
O software pede no mínimo, 4 GB de VRAM para rodar.
Realmente não tem como, se tivesse uma GPU dedicada, mesmo que de 1GB, já daria (para edições leves), travaria um pouco o preview e não daria para mais que 720p. Com integrado, nem abre mesmo.
O mesmo vale para as APUs da AMD, certo?
Não consegue não.
O ideal seria você usar o Vegas por exemplo, ou até mesmo Premiere CC 2015 rodaria tranquilo.
No OpenSUSE, vai de Kdenlive mesmo, instalando alguns plugins. Eu uso o mp4-vaapi e exporto lindos vídeos em 1080p com 30 fps que ficam show de bola
É o que eu estou fazendo por enquanto. Eu percebi que, pelo menos no Diolinux, os efeitos nos vídeos foram ficando mais complexos depois que ele começou a editar no DaVinci Resolve, o que me deu vontade de querer aprender. Não só isso, mas a notícia de vários criadores de conteúdo que estavam habituados com a suíte Adobe, migraram para o DaVinci Resolve e GIMP. Imagina se eu consigo fazer isso. Nunca mais precisaria me preocupar se eu consigo fazer tal efeito que eu fazia no After Effects, em alguma alternativa para distros Linux. Mas parece que estou limitado por hardware mesmo. Agora é encontrar um laptop que seja bom o suficiente e que não seja caro demais. Estou sempre viajando, o que não me permite comprar um desktop. Saudades de quando eu encontrava um Laptop com Ryzen 5 2500U e uma GTX 1050 na KaBuM por 3500 reais.