Alguém com uma gpu AMD me tira uma dúvida?

É uma longa história, mas para resumir, venho sofrendo com micro stutterings no Gnome quando tento gravar o jogo com o OBS. Ou o vídeo fica ruim depois de gravado, ou o jogo fica ruim quando está gravando e por consequência o vídeo fica ruim também.

A pergunta é: posso esperar me ver livre de tearing, micro stuttering, frames perdidos e cortados com uma gpu amd e o driver opensource, uma vez que na gpu intel funcionou e na AMD não?

O que tenho tentado jogar: Sonic Riders Zero Gravity (Dolphin Emulator [WII]; Minecraft Java Edition.
Qual meu sistema: Arch Linux com Gnome (no momento usando Cinnamon novamente, onde esse problema dá uma boa trégua, mas não é ainda o que eu quero, por que quero usar o gnome).
GPU Nvidia: GTX 1080
CPU: i5 8600k

Adendo #1: meu monitor é um monitor de 144hz, mas eu uso em 60hz pelo hdmi. Fica melhor para gravar, pois o jogo só roda nessa taxa mesmo (o do Dolphin). Mesmo em 60hz o microstuttering é visivel. Até tentei usar o Mutter do AUR (mutter-performance) para ver se o problema sumia, mas não.

Adendo #2: Esse problema acontece por que o Vsync da nvidia precisa estar com o opengl flipping ligado para funcionar, e também o Force Composition Pipeline precisa estar ativo. O próprio Window Manager do Gnome, o Mutter, também faz um pouco de composição na tela. Ou seja, a informação gerada pela GPU passa por várias etapas antes de chegar na tela, e isso acaba atrasando o processo ou introduzindo esses stutters. Então, é um problema no Mutter do Gnome. Eu digo isso por que o Cinnamon usa um fork do mutter, o Muffin, e não tem esse problema. No Muffin, é possível desativar essa composição, e o problema some.

Adendo #3: Sim, eu poderia simplesmente usar o cinnamon ao invés de gastar com uma GPU agora, mas a ideia era usar o gnome, que é meu DE favorito e o que eu mais estou acostumado (e pensar que lá no início eu ia com a hype anti-gnome, pft). E se na AMD eu não tiver esse problema, assim como não tive na gpu integrada da Intel, então upgrade é o caminho!

Adendo #4 (mais um!): tenho interesse na RX 5600 XT.

18 postagens foram mescladas em um tópico existente: Faz algum sentido trocar uma GTX 1080 por uma RX 580 para usar os drivers free no Linux?