Alguém aqui parou de usar redes sociais?

Podemos bater papo e trocar fotos aqui também, e este fórum ainda oferece a opção de criar um perfil com foto e algumas informações pessoais; isso faz do DioLinux Plus uma rede social¹? Fóruns modernos até pegam certas “características de redes sociais”, mas isso é mais para não deixar o sistema do fórum muito minimalista como é o caso do Reddit ou de um imageboard como 4chan.

Não sei desse chat específico que você fala (e é um negócio tão pouco usado que até você nem tem certeza se esse recurso existe ainda), mas sobre os chats das lives do YouTube, eles são uma coisa muito efêmera e são mais focados no vídeo/youtuber em si, o foco nunca é em cima dos usuários comuns (por “usuário comum” entenda a pessoa que não posta vídeos).

.


¹ Como você pode ver em meus posts anteriores neste tópico, não gosto (eu disse que “não gosto”, eu não disse que eu “nego”) do sentido amplo de rede social em que qualquer site entra nesta categoria. Oficialmente/legalmente o YouTube pode ser considerado como rede social, mas pra mim rede social é só Facebook e Orkut, mas acho que eu adicionaria também Instagram e Twitter nesta categoria (não tenho certeza porque não conheço bem estas duas últimas plataformas).

Obrigado a todos que participaram.

1 curtida

Eu nem cheguei a usar rede social, no sentido mais amplo que se tem hoje em dia. Parei no Orkut. Quando o facebook começou a ganhar do Orkut em usuários e tamanho, dei uma olhada e não me interesse por nada que vi lá.

Já usei twitter um pouco. Também não me chamou atenção. Embora ainda acompanhe alguns perfis, principalmente de notícias e de futebol. Porém, não tenho conta mais.

Uma vantagem que vejo é não ter que ler o tanto de baboseira que se vê em rede social hoje. Sem contar o já, infelizmente, clássico ódio e discussões inúteis que as pessoas fazem, cada vez mais, com esse tipo de mídia. Sem contar as mais novas e famigeradas fake news que estão dominando o pedaço.

Se considerar youtube como rede social, é a única que uso. E ainda por cima evito, ao máximo possível, ler os comentários. Porque, cada 10 min de leitura, a gente lê cada coisa que dá até vontade de deletar a conta e não entrar mais. É desrespeito, xingamento gratuito (o que mais tenho visto) discussão inúteis e por ai vai…

Não posso responder a pergunta de forma completa, porque só uso, de verdade, youtube e, mesmo assim, não considero uma rede social. Mas, minha vida sem redes sociais segue muito, muito bem. Ainda gosto dos fóruns (que não são rede social) e ainda os uso hoje. Mesmo eles tendo minguado muito em detrimento das redes sociais.

Se está pesando em deletar suas redes sociais. Faço isso, mano. Você será bem feliz. Fique só com o whatsapp para uma comunicação rápida (eu mesmo, só uso o whatsapp e mais porque sou, praticamente, obrigado a usar. Caso contrário, é aquela encheção de saco das pessoas). Ou se não quer deletar direto, fiquei uns tempos sem usar e veja como será.

Saindo um pouco do assunto, tenho visto bastante pesquisas sobre redes sociais e é impressionante como praticamente todas, mostram que, em uso constante ou excessivo, no ritmo que estão, eles só trazem malefícios para as pessoas. Não quero demonizar as redes sociais, sei que elas tem várias coisas úteis e facilitadoras para nossas vidas, mas, o problema está em as pessoas saberem ou não usar. O que está mais do que claro é que elas não sabem usar. E, principalmente, a molecada mais nova, que já cresceu (ou seja, já nasceu com essas plataformas disponíveis e fáceis de acessar) com essas ferramentas.

3 curtidas

Eu deixei de usar as redes mainstream que eu considerava mais toxicas, como twitter, facebook e nunca cheguei a ter instagram. Eu me sinto menos pressionado pelo “fear of missing out” e acho que no inicio até usei menos o celular. Hoje em dia uso o que considero a série B das redes sociais: Reddit, Mastodon, Pixelfed e Peertube. Eu também venho diminuindo muito a minha dependência do google, diminuindo o número de coisas que vão para o gmail e, como tem pouca coisa no peertube, utilizo alguns apps específicos para não precisar logar no youtube e não passar pelo algorítmo deles, vendo só os canais que eu realmente quero.
Ultimamente, como a ultima rede que mais frequento o youtube era o que mais me incomodava com as suas recomendações, e acabei me identificando com a situação descrita neste artigo do Intercept: https://theintercept.com/2019/01/09/youtube-direita/

3 curtidas

Verdade, mas o Youtube é o que mais tenho acessado ultimamente… Dois anos atrás excluir facebook, twitter, instagram (as mais populares). E acabei ficando com Youtube, mas também está ficando um chato de galocha.

1 curtida

E é uma pena, tem muito projeto legal que é mantido com a monetização de videos do youtube, mas infelizmente eu acho que o ambiente da plataforma se degradou muito.

2 curtidas

Bom, eu recentemente resolvi tomar algumas atitudes após ler alguns relatos de uma galera no Reddit sobre redes sociais.

Eu percebi que gastava bastante tempo em redes sociais em geral, por estar facilmente acessível no celular, e isso me tomava muito tempo. Resolvi me livrar de algumas e manter outras bem restritas, mas estou em um processo, pois sei que se cancelar tudo, logo logo vou voltar e a usar como um louco.

Meu primeiro passo foi desinstalar Instagram e Facebook do celular, pois “10 minutos” facilmente viravam 2 horas vendo a vida alheia, memes e vídeos que nego rouba de canais no YouTube e upam em suas próprias páginas.

Depois, fui no Facebook, fiz um limpa de uns 500 amigos adicionados completamente irrelevantes na minha vida, e mantive uns 200, no máximo, e alguns grupos de conteúdo interessante. No Instagram, deixei de seguir uma galerinha também, e privei meu perfil. Twitter nunca tive, não vejo graça nenhuma.

Atualmente, utilizo o LinkedIn, WhatsApp e Telegram, porém todos eles de uma forma controlada. No caso do Reddit (se é que ele pode ser considerado rede social), tenho os subs que acompanho regularmente, mas não perco mais do que 30 minutos por lá.

Também gasto um bom tempo no YouTube, mas é bem difícil ficar vendo futilidades lá. Acompanho alguns canais sobre programação, astronomia e alguns pra estudar inglês.

No Facebook, vou manter somente alguns grupos mais relevantes, parar de seguir todo e qualquer enjoado político (esquerda, direita, diagonal…) e acessar apenas pelo notebook. Instagram é bem parado, não posto muito, mas como não acesso pelo pc, e desinstalei do celular, provavelmente vai ser o primeiro a ser excluído.

Os apps de chat vou manter, é a forma mais fácil de conversar e tenho poucos grupos, todos bem relevantes, e poucos contatos também. E no Reddit me divirto bastante, só vou tomar cuidado pra não transferir todo o tempo ocioso pra ele, já que estou me livrando das outras.

Vamos ver como vai ser esse processo.

3 curtidas

O Reddit divertido, mas é um perigo afundar na profusão de memes e gifs animados engraçadinhos que existem por lá. Mas tem sido a minha rede preferida para alguns assuntos técnicos, inclusive linux. Acho uma pena ter poucos brasileiros, mas temo a infâme “orkutização” que parece acompanhar nossas massas em redes sociais :smile:

2 curtidas

Só Twitter mesmo, excluí meu Facebook já faz uns dois anos, a falta de privacidade era grande, além de que a empresa estava vendendo os dados dos usuários para Marketing de campanhas políticas. Não sinto a menor falta, o Twitter tem um conteúdo mais verídico além de ser um ambiente mais saudável, mesmo que ainda sim não seja perfeito.

2 curtidas

Tenho contas e vários serviços, das redes sociais famosas que eu exclui foram facebook e instagram, o instagram eu apaguei porque não fazia nada, só pulava stories, mas o facebook foi como tirar um peso das costas. Facebook se tornou um campo de guerra, onde todo mundo discorda, briga, todo mundo tá certo… eu saia todo dia e ia dormir fervendo de raiva por causa de algum desconhecido que mora não sei aonde discordando de mim. Eu curtia muitas páginas de notícias no Facebook e participava de muitos grupos sobre Linux e tudo me deixava com raiva. Então eu simplesmente apaguei.

De resto consegui me livrar das vergonhas que tinha lá desde 2012 (quando criei a conta). :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Ja nao uso redes sociais ha alguns anos, única coisa que uso para interagir com as pessoas são os fóruns

2 curtidas

Também estou nesse processo.

Apaguei o Facebook, Whatsapp e outros apps de relacionamento e comunicação.

No momento o que mais me incomoda é o You Tube, muitas vezes ainda tenho ido perder tempo lá. Mas estou me preparando para substituir essa perda de tempo por estudar com alguns vídeos.

Como vou me mudar de cidade em breve, vou voltar para o Whatsapp com um número diferente e então deixá-lo exclusivamente para uso profissional (para outras coisas só ligação), pois não quero voltar a perder nem mais 1 minuto, já perdi demais no Whatsapp.

O YouTube bem usado é uma fonte enorme de conhecimento, vale a pena investir em procurar bons canais. Tem muito canal bom em português mesmo, e o leque aumenta ainda mais se tiver conhecimento de inglês e/ou outros idiomas.

O lance do WhatsApp pra uso profissional é uma boa ideia, porém o Telegram faz esse papel pra mim. Com pessoas do serviço, ou pra trocar ideia com alguém sobre algum tema de estudos, etc, uso apenas ele. WhatsApp fica pra conversar com família, grupos de amigos, namorada, conversa corriqueira em geral.

Sobre o Facebook: sentiu falta quando apagou? Teve algum momento em que pensou que poderia estar “perdendo algo”?

2 curtidas

Nunca usei rede social, acho uma perda de tempo!
Uso e sempre usei fóruns e mensageiros instantâneos…

3 curtidas

Não senti falta de nada do Facebook. Me deu até um alívio porque estava cansado de pedidos de amizades de pessoas que conheço para nada, só enfeite e aparências.

Ao apagar o Whatsapp eu senti falta de algo, mas fui firme no “foda-se”. E continuo firme no “dane-se” para quando voltar, ser apenas para trabalho e mais nada, família e outras pessoas vão ter que me ligar se quiser algo, e se me encontrar pessoalmente para conversar olhando nos olhos eu agradecerei.

3 curtidas

Essas redes social servem basicamente para as pessoas exibirem-se. Quantas vezes, antes de sair delas, você encontrava um grupo de pessoas em um evento…e 2 dias depois umas 10 pessoas estavam querendo te adicionar como “amigo”…ei como assim??

O que me interessa na vida de uma pessoa que não sei quem é? NADA.

Para as pessoas que são amigas, nada melhor que um bom churrasco e jogar conversa fora…contar causos, piadas e passar o dia com amigos reais.

Um dia um primo meu encontrou um amigo que não via a uns 20 anos, sabe quanto tempo conseguiram conversar? Acho que uns 10 minutos, os caras sabiam tudo da vida do outro pelas redes sociais…nem conversa tinha.

3 curtidas

Deletei o Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Rede social é o caminho certo para procrastinar, todo o foco que poderia ser utilizado para algo útil vai direto pro lixo quando perdemos tempo rolando timelines para saber do estilo de vida alheio. Sei que é importante manter contas nessas redes, por questões de marketing e tal (se vc criador de conteúdo), mas no geral, tudo não passa de perca de tempo. O Facebook é um espaçozinho infernal onde todo mundo quer ser um “Capitão América da vida” e ser um grande exemplo pra todo mundo, quando que, na verdade, o camarada é dotado com uma personalidade totalmente vazia e inútil. E o bagulho só piora…
Twitter nem se fala, antro de gente que acha que o mundo só gira em torno deles mesmos, lá todo mundo quer bancar ou um poeta, ou empresário. Futilidade fala mais alto por lá. Esses apps instantâneos de mensagens são os que mais prendem nosso tempo, mas tenho mais tolerância com o Telegram. O YouTube é uma gigante bigtech que dificilmente cairá, o problema é que uma grande fatia do conteúdo da web está dentro dele, rs!
Estou experimentando uma rede social (que até opinei sobre ela num tópico aqui) voltei pra lá e pelo que vejo… está crescendo.

1 curtida

Estou querendo ser uma pessoa que vive a vida real e não a “vida” virtual.

Quero encontrar as pessoas na minha frente, escutar vozes, perseguir os olhos das pessoas, ver sorrisos, ver comportamentos, ter assunto de sobra e desenvolver conversas REAIS; conhecer verdadeiramente.

Amigos virtuais? Me cansei até perceber que ninguém é amigo online, “amizades” virtuais giram em torno de aparências e interesses fúteis. Essa é a minha conclusão depois de quase 5 anos perdendo tempo nas redes sociais.

2 curtidas

Você disse tudo!

Assino e levo no cartório para autenticar a veracidade do que escreveu.

1 curtida

Já usei muito orkut, e por um bom tempo só Facebook tbm, mas hoje em dia só uso o Messenger do facebook e entro nele com uma frequência de 3x por mês mais ou menos, acabando por esquecer de entrar às vezes, a única rede social que eu não larguei de vez é reddit, eu entro todos os dias, mas lá n tem gente que eu conheça, só páginas aleatórias. Mas ter ou não ter rede sociais aparentemente nunca me afetou em nada…

1 curtida