Alguém aqui parou de usar redes sociais?

Hoje em dia o pessoal considera qualquer coisa onde seja possível interagir com outra pessoa uma rede social, foi aí que a definição se perdeu.

4 curtidas

Dentro de redes sociais há níveis, então vamos por partes huashaa.

A nível de relacionamento eu uso o Instagram, Whastapp, Telegram e o Youtube (Sim, considero o youtube uma rede social a nível de relacionamento atualmente). Participo de alguns fóruns, mas não considero fórum rede social.

A nível profissional eu uso o LinkedIn.

2 curtidas

Alguém aki usa msn? Kkkkk

Tecnicamente até o YouTube é uma rede social, mas não acho interessante dar um signicado tão amplo a esse nome “rede social”. Só porque você tem algum grau de interação com outra pessoa, isso faz do site uma rede social? Talvez, não sei, mas isso me parece ridículo, não é interessante por fóruns (como este mesmo), YouTube e Facebook no mesmo barco.

Fóruns e Reddit, por exemplo, são espaços de discussão, não é a mesma coisa do Facebook e Orkut cujo foco principal é a criação e manutenção de amizades entre pessoas e exposição da vida privada. Não estou dizendo que não dá para se tornar amigo de alguém num fórum ou que não dá para usar uma rede social para discussões formais, mas os focos são muito diferentes.

Se não tem jeito e tanto sites como Reddit, YouTube e Facebook podem ser denominados como “rede social”, então esse nome não vale nada e devem-se criar nomes para diferenciar melhor essas categorias de sites.



Respondendo a pergunta do tópico, pretendo deletar minha conta do Facebook, mas manterei uma conta falsa só para interagir num determinado grupo do Facebook (onde contribuo em um projeto). Para discussões eu pretendo me focar no Reddit e voltar a participar de fóruns.

Eu já havia deletado minha conta uma vez, minha produtividade aumentou bastante, não só a produtividade em relação aos trabalhos da universidade, como também projetos pessoais, de repende o dia tinha passado a render mais.

3 curtidas

Olha como muitos colegas acima já comentaram, o termo “redes sociais” se tornou “banal”. Mas hoje, as plataformas que eu mais utilizo de comunicação é o WhatsApp e Youtube. (apesar que o Youtube ser para vídeos)

1 curtida

Pessoal, fiz o post com uma pergunta que a maior parte levou para outra questão, a saber, o que se considera rede social.

Obrigado.

1 curtida

Bom…vamos lá, já tive Orkut e Pesteboog. Consegui sair de boa delas, sinceramente a grande maioria das pessoas usa pra ostentar algo, mostrar um estilo de vida que NÃO vive, mas quer dizer que vive e por ai vai.

Não me faz a menor falta, inclusive é muito melhor viver fora desse mundo de mentiras. Sobra muito mais tempo para estar com a mulher e filhas, você tem assunto para falar no almoço, ou durante o dia a dia…o que hoje em dia não é tão comum, mas livrando dessas porcarias ajuda muito!!

4 curtidas

@lizandroTux Atualmente, o youtube deixou de ser simplesmente “para vídeos”. Apesar do foco serem os vídeos, você consegue compartilhar textos e fotos. Por isso, eu passei a considerar o Youtube uma rede de relacionamento, pois ele passou a se encaixar perfeitamente na definição.

OBS: Não considero o youtube uma rede de relacionamento apenas pelo fato de ser possível compartilhar vídeos, fotos e textos. Vai além disso.

1 curtida

Pergunta legítima…
4d9e3dde2ef15aebcd731687b139637e

.

Mas quem faz mais isso são os youtubers para os seus inscritos. Pelo menos dentro do meu círculo social, nunca vi usuários comuns (por “usuário comum” entenda a pessoa que não posta vídeos) trocando textos e imagens entre si, na verdade nunca vi qualquer tipo de interação entre usuários comuns além da breve troca de mensagens na seção de comentários de um vídeo (e depois disso você nem lembra mais que existe aquela pessoa com que você conversou).

2 curtidas

É verdade, mano hsuahsaa. O problema é que é muito difícil aparecer alguém que tenha se livrado 100% das redes sociais para poder relatar.

huuuum! Vendo por esse lado, você tem razão.

O Youtube tem ou tinha (não sei) um chat onde você podia compartilhar vídeos com seus amigos e ficar conversando e etc. Mesmo que talvez ainda não seja por completo uma rede social, eles tem um predisposição a transformar a plataforma em uma.

1 curtida

Quero relatar o meu caso com redes sociais.

Ano passado próximo do fim da faculdade uma série de situações complicadas começaram a acontecer na minha vida. Meu pai adoeceu e ficou 10 meses internado, problemas e dificuldades na família de todos os jeitos, um nível de estresse muito grande.

Em meio a toda carga pesada de emoções e situações a minha distração passou a ser com o celular e redes sociais. Depois de certo tempo vi que eu estava perdendo muito tempo e eu poderia estar estudando sobre o que aprendi, investindo em mim na parte profissional.

No fim do ano passado eu já queria excluir Facebook, Whatsapp e aqueles apps do estilo Badoo e Tinder. Só consegui acabar com o Facebook.

Então, continuei na imersão do celular, o dia quase todo pois as dificuldades por causa da doença do meu pai continuam, e o celular foi a distração para esses problemas.

Há uns tempos atrás comecei a ter uma melhora muito importante na parte emocional, e tenho trabalhado muito isso. Assim, consegui forças para fazer o que eu queria há um tempo. Excluí o Whatsapp e todos aqueles apps. Liguei o modo “foda-se” e deletei tudo, pois quero investir mais em mim e parar de perder tempo.

Depois dessa mudança o meu dia começou a ser muito mais produtivo, menos preguiçoso, mais ativo e disposto. Coisas que há tanto tempo que eu não fazia, voltei a fazer.

Agora estou lutando para voltar a estudar, voltar a estar por dentro de tudo aquilo que aprendi na faculdade, principalmente porque estou indo atrás de emprego na área.

Depois de abandonar as redes sociais eu preparei meu celular para usar para estudar, está tudo no jeito. Mas uma coisa tem me atrapalhado, e é o You Tube. Ainda estou sentindo-me preso nele, mesmo tendo saído de 80% dos canais, ainda estou ficando um pouco preso no You Tube.

Melhorei demais após sair das redes sociais e não sinto falta nenhuma. Estou me sentindo mais no controle de mim mesmo, longe do mundo de aparências, likes, curtição e de perda de tempo.

Esse é o meu relato.

4 curtidas

Belo relato colega. Fico feliz por você.

1 curtida

Podemos bater papo e trocar fotos aqui também, e este fórum ainda oferece a opção de criar um perfil com foto e algumas informações pessoais; isso faz do DioLinux Plus uma rede social¹? Fóruns modernos até pegam certas “características de redes sociais”, mas isso é mais para não deixar o sistema do fórum muito minimalista como é o caso do Reddit ou de um imageboard como 4chan.

Não sei desse chat específico que você fala (e é um negócio tão pouco usado que até você nem tem certeza se esse recurso existe ainda), mas sobre os chats das lives do YouTube, eles são uma coisa muito efêmera e são mais focados no vídeo/youtuber em si, o foco nunca é em cima dos usuários comuns (por “usuário comum” entenda a pessoa que não posta vídeos).

.


¹ Como você pode ver em meus posts anteriores neste tópico, não gosto (eu disse que “não gosto”, eu não disse que eu “nego”) do sentido amplo de rede social em que qualquer site entra nesta categoria. Oficialmente/legalmente o YouTube pode ser considerado como rede social, mas pra mim rede social é só Facebook e Orkut, mas acho que eu adicionaria também Instagram e Twitter nesta categoria (não tenho certeza porque não conheço bem estas duas últimas plataformas).

Obrigado a todos que participaram.

1 curtida

Eu nem cheguei a usar rede social, no sentido mais amplo que se tem hoje em dia. Parei no Orkut. Quando o facebook começou a ganhar do Orkut em usuários e tamanho, dei uma olhada e não me interesse por nada que vi lá.

Já usei twitter um pouco. Também não me chamou atenção. Embora ainda acompanhe alguns perfis, principalmente de notícias e de futebol. Porém, não tenho conta mais.

Uma vantagem que vejo é não ter que ler o tanto de baboseira que se vê em rede social hoje. Sem contar o já, infelizmente, clássico ódio e discussões inúteis que as pessoas fazem, cada vez mais, com esse tipo de mídia. Sem contar as mais novas e famigeradas fake news que estão dominando o pedaço.

Se considerar youtube como rede social, é a única que uso. E ainda por cima evito, ao máximo possível, ler os comentários. Porque, cada 10 min de leitura, a gente lê cada coisa que dá até vontade de deletar a conta e não entrar mais. É desrespeito, xingamento gratuito (o que mais tenho visto) discussão inúteis e por ai vai…

Não posso responder a pergunta de forma completa, porque só uso, de verdade, youtube e, mesmo assim, não considero uma rede social. Mas, minha vida sem redes sociais segue muito, muito bem. Ainda gosto dos fóruns (que não são rede social) e ainda os uso hoje. Mesmo eles tendo minguado muito em detrimento das redes sociais.

Se está pesando em deletar suas redes sociais. Faço isso, mano. Você será bem feliz. Fique só com o whatsapp para uma comunicação rápida (eu mesmo, só uso o whatsapp e mais porque sou, praticamente, obrigado a usar. Caso contrário, é aquela encheção de saco das pessoas). Ou se não quer deletar direto, fiquei uns tempos sem usar e veja como será.

Saindo um pouco do assunto, tenho visto bastante pesquisas sobre redes sociais e é impressionante como praticamente todas, mostram que, em uso constante ou excessivo, no ritmo que estão, eles só trazem malefícios para as pessoas. Não quero demonizar as redes sociais, sei que elas tem várias coisas úteis e facilitadoras para nossas vidas, mas, o problema está em as pessoas saberem ou não usar. O que está mais do que claro é que elas não sabem usar. E, principalmente, a molecada mais nova, que já cresceu (ou seja, já nasceu com essas plataformas disponíveis e fáceis de acessar) com essas ferramentas.

3 curtidas

Eu deixei de usar as redes mainstream que eu considerava mais toxicas, como twitter, facebook e nunca cheguei a ter instagram. Eu me sinto menos pressionado pelo “fear of missing out” e acho que no inicio até usei menos o celular. Hoje em dia uso o que considero a série B das redes sociais: Reddit, Mastodon, Pixelfed e Peertube. Eu também venho diminuindo muito a minha dependência do google, diminuindo o número de coisas que vão para o gmail e, como tem pouca coisa no peertube, utilizo alguns apps específicos para não precisar logar no youtube e não passar pelo algorítmo deles, vendo só os canais que eu realmente quero.
Ultimamente, como a ultima rede que mais frequento o youtube era o que mais me incomodava com as suas recomendações, e acabei me identificando com a situação descrita neste artigo do Intercept: https://theintercept.com/2019/01/09/youtube-direita/

3 curtidas

Verdade, mas o Youtube é o que mais tenho acessado ultimamente… Dois anos atrás excluir facebook, twitter, instagram (as mais populares). E acabei ficando com Youtube, mas também está ficando um chato de galocha.

1 curtida

E é uma pena, tem muito projeto legal que é mantido com a monetização de videos do youtube, mas infelizmente eu acho que o ambiente da plataforma se degradou muito.

2 curtidas

Bom, eu recentemente resolvi tomar algumas atitudes após ler alguns relatos de uma galera no Reddit sobre redes sociais.

Eu percebi que gastava bastante tempo em redes sociais em geral, por estar facilmente acessível no celular, e isso me tomava muito tempo. Resolvi me livrar de algumas e manter outras bem restritas, mas estou em um processo, pois sei que se cancelar tudo, logo logo vou voltar e a usar como um louco.

Meu primeiro passo foi desinstalar Instagram e Facebook do celular, pois “10 minutos” facilmente viravam 2 horas vendo a vida alheia, memes e vídeos que nego rouba de canais no YouTube e upam em suas próprias páginas.

Depois, fui no Facebook, fiz um limpa de uns 500 amigos adicionados completamente irrelevantes na minha vida, e mantive uns 200, no máximo, e alguns grupos de conteúdo interessante. No Instagram, deixei de seguir uma galerinha também, e privei meu perfil. Twitter nunca tive, não vejo graça nenhuma.

Atualmente, utilizo o LinkedIn, WhatsApp e Telegram, porém todos eles de uma forma controlada. No caso do Reddit (se é que ele pode ser considerado rede social), tenho os subs que acompanho regularmente, mas não perco mais do que 30 minutos por lá.

Também gasto um bom tempo no YouTube, mas é bem difícil ficar vendo futilidades lá. Acompanho alguns canais sobre programação, astronomia e alguns pra estudar inglês.

No Facebook, vou manter somente alguns grupos mais relevantes, parar de seguir todo e qualquer enjoado político (esquerda, direita, diagonal…) e acessar apenas pelo notebook. Instagram é bem parado, não posto muito, mas como não acesso pelo pc, e desinstalei do celular, provavelmente vai ser o primeiro a ser excluído.

Os apps de chat vou manter, é a forma mais fácil de conversar e tenho poucos grupos, todos bem relevantes, e poucos contatos também. E no Reddit me divirto bastante, só vou tomar cuidado pra não transferir todo o tempo ocioso pra ele, já que estou me livrando das outras.

Vamos ver como vai ser esse processo.

3 curtidas