Ajude no Desenvolvimento do Ubuntu Unity Remix

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Eu resolvi abrir esse tópico para poder conversar com vocês sobre o progresso do projeto e falar do atual estado do desenvolvimento do projeto de uma forma mais direta e entendível para todo mundo.

Atualmente estamos na versão 21.10 - Impish Indri, na qual o Unity 7 vem sendo mantido, enquanto entramos no ciclo de desenvolvimento da próxima versão 22.04 LTS - Jammy Jellyfish junto com outros sabores, remixes e a versão principal do Ubuntu, além também do desenvolvimento da próxima versão do Unity, o Unity X, que atualmente possui este novo visual:

O nosso projeto possui uma equipe muito pequena de pessoas, o que acaba por impedir que muitos dos erros encontrados e as correções aplicadas ao Unity 7 sejam realizadas em um período curto de tempo em comparação com a versão principal do Ubuntu e outros sabores oficiais.

Por conta disso, eu gostaria de tentar encontrar pessoas da comunidade Linux que gostariam de ajudar no desenvolvimento do projeto:

• Ajudar na manutenção do Unity 7 e na correção de bugs.

• Detectar, encontrar e reportar bugs para serem corrigidos.

• Auxiliar na prestação de suporte aos usuários que falam português no grupo local.

• Criação de artes para o projeto (papéis de parede, temas)

• Promoção e divulgação da distro para mais pessoas.

Eu acredito fortemente que tendo mais pessoas envolvidas no projeto, irá facilitar para que ele possa se desenvolver melhor e a equipe possa entregar um sistema estável e coeso para o usuário final.

Atualmente existe uma conta no Twitter em português do projeto, a qual eu mantenho ativa atualmente. Ela substituiu a conta do Ubuntu Unity LA em outubro do ano passado e é uma conta 100% em português:

Ubuntu Unity em Português no Twitter

Eu também mantenho o grupo local de suporte no Telegram:

Grupo do Ubuntu Unity em Português no Telegram

Se caso você quiser falar diretamente com a equipe e toda a comunidade UU, você pode entrar no grupo principal em inglês, que também se encontra no Telegram:

Ubuntu Unity Discuss - Grupo Principal em Inglês no Telegram

Se caso alguém de vocês tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário no final deste tópico, que eu irei tentar responder todo mundo e esclarecer quaisquer questões que tiverem sobre o projeto.

Aos que quiserem conhecer e fazer o download do Ubuntu Unity, deixarei aqui o link do site, que foi atualizado recentemente com um novo layout e visual renovado:

Site do Ubuntu Unity

Obrigado por ler até aqui e boa semana para todos. :checkered_flag:

9 curtidas

Eis as considerações mais recentes sobre o projeto do Ubuntu Unity expostas no canal Diolinux. Nos comentários ao vídeo, vários classificaram as considerações como sensatas, mas há que as tenha visto como preconceituosas.

Olá @Sergio_H.

No dia que o vídeo foi postado eu vi ele por completo e também li todos os comentários que foram feitos a respeito do que foi abordado em torno do nosso atual estado de desenvolvimento e atividade.

Como membro do projeto, eu reconheço que somos de fato uma equipe pequena e também reconheço que ainda precisamos e temos uma longa jornada pela frente em torno da questão da manutenção, amadurecimento e desenvolvimento do projeto em si como um todo. Entretanto, apesar de neste momento não possuirmos tudo isso, estamos sempre atentos ao feedback da nossa comunidade para podermos corrigir os bugs encontrados pelos membros e poder entregar uma distro estável e funcional para todos.

A respeito do Rudra, tanto eu como a equipe e toda a nossa comunidade acreditamos fortemente no potencial que ele tem, todo o nosso apoio a ele é mútuo e verdadeiro. Todos nós sabemos que ele têm uma vida real para cuidar, da mesma forma como acontece com os outros membros da equipe, além também de ressaltar que além do nosso projeto, o Rudra também cuida do desenvolvimento e manutenção do Ubuntu Web e do Gamebuntu.

Focando no vídeo em si, eu acredito que faltou apenas mencionar o desenvolvimento do Unity X, a próxima versão do Unity que se encontra neste momento em estado alfa, que irá abrir uma nova fase pela qual o projeto se encaminha. Esperamos que em breve possa ser lançada uma ISO estável com a nova interface mais polida e amadurecida para que as pessoas possam conhecê-lo e os canais de Linux daqui e do exterior possam fazer reviews dele.

Neste ano no dia 7 de maio o projeto completará o seu 2° aniversário trazendo algumas conquistas que tivemos ao longo do ano passado, que apesarem de serem pequenas neste momento agora, são muito importantes para nós. Um dos nossos grandes objetivos atualmente é alcançar o status de sabor oficial do Ubuntu, mas enquanto isso não acontece, seguimos no nosso ritmo dando um passo de cada vez para que tudo possa correr no seu devido tempo e em boa sincronia.

Além desse vídeo eu também acompanhei os reviews feitos por outros canais de Linux a respeito da distro e eu tento escutar o que cada um têm a dizer para podermos saber o que precisamos melhorar e em quais quesitos estamos acertando, para assim estarmos atentos ao feedback de cada um.

6 curtidas

Assim, esse vídeo infelizmente pegou mais pesado e pareceu até mesmo movido por um certo sentimento de revolta

1 curtida

Eu concordo que o Dio foi um pouco duro demais, mas não consigo enxergar todo esse preconceito. Na minha visão, ele só demonstrou estar bastante cético com a progressão do projeto, mas no mesmo vídeo ele já admite estar errado caso o projeto siga em frente e floresça, o que eu particularmente também espero.

2 curtidas

Eu explico, o @Dio já demonstrou em vários vídeos que a desistência do Unity e sinceramente não da pra culpar ele, eu realmente entendo, mas o lado emocional não deixou construir uma boa linha de raciocínio, porque criou uma série de paradoxos argumentativos, por exemplo:

• Ao mesmo tempo que ele diz que o Unity está sendo mantido pela Canonical até 2026, e que o Rudra apenas empacota o Unity e aplica um tema (não vou questionar a veracidade da afirmação) ele diz que se o Rudra tiver uma prova o Unity fica sem correção

• Ao mesmo que ele diz que torce para que o projeto vingue com novas tecnologias, ele não faz nenhuma menção ao Unity X que de fato é onde ocorre o desenvolvimento ativo do Ubuntu Unity Remix

São exemplos, sobre idade eu acho curioso porque em outros momentos (me corrija se estiver errado) ele disse algo no sentido que as interfaces serem feitas por pessoas mais velhas trazem o problema de seguirem sempre a o que já está estabelecido, ou seja nesse caso temos um projeto significativamente promissor mantido por alguém menor de idade… É o cenário ideal

1 curtida

Eu não me lembro quando ele mencionou isso. Mas tenho a impressão de ter sido em algum vídeo do Mint ou do GNOME. Tirando isto, de resto concordo plenamente.

To com preguiça de pesquisar, mas se não me engano, a mesma pessoa é responsável por nada menos q 3 remix: Unity, Cinnamon e Web.

Olá @Daigo.

Atualmente além do Ubuntu Unity, o Rudra cuida da manutenção e desenvolvimento do Gamebuntu e do Ubuntu Web. Já o Ubuntu Cinnamon é liderado e mantido pelo Joshua, que possui sua própria equipe que o ajuda no desenvolvimento e manutenção do projeto.

1 curtida

Estava trocando as bolas. Obrigado por esclarecer.

1 curtida