Ajuda - Zorin OS Core vs Core i5

Olá colegas, recentemente procurei uma alternativa para dar um up no meu note asus velho de guerra, e conheci o mundo linux.

Meu Note é um Asus A45 com processador i5 geração 3 gpu intel integrada / 6GB de Ram.

Atualmente estou usando o xubuntu, pessoalmente eu gostei do xfce, porém, me deparei com alguns bugs chatos e pesquisando achei a distro zorin os core e gostei do que vi nos vídeos, mas a duvida que fica é gnome deve rodar bem em um pc com essa configuração?

Instalei o zorin lite na carroça positivo da minha mulher e virou outra maquina. Pra galera que ja tem boa bagagem de linux o que rocomendam pro meu note, zorin os Lite ou core?

Vlw!

Olha, RAM pra rodar até tem, e o processador é suficiente. O que pode deixar um pouco lerdo é se vc usa SSD ou HD mecânico. Acho que o Zorin Lite deve ficar mais do que bom na tua máquina. O Core pode ser que sim, mas vai ter um boot um pouco mais lento e travamentos eventuais caso, usando HDD, vc acabe usando a swap. Acho que só testando mesmo…

1 curtida

Compreendo, o meu HD é mecânico mesmo. Acredito que se o empecilho for somente esse, então vai dar pra usar legal, porque eu não uso ele pra jogar ou para tarefas pesadas, posteriormente vou trocar o hd por um SSD também, o guerreiro merece rsrsr. Muito obrigado pela ajuda!

2 curtidas

Esse notebook tem hardware de sobra para rodar qualquer distro extremamente bem. Colocando um SSD, vai voar como máquina para usar no dia a dia.

1 curtida

Fiquei em dúvida por se tratar de um laptop de 2013/2014.

1 curtida

Olha, eu usava Manjaro com Gnome num Dell de 2014 com HDD, i3 de 3ª e 8 GB de RAM. Funcionava até que bem, exceto quando invadia a swap. Quando coloquei SSD, virou outra coisa.

Hoje esse Dell está com OpenSUSE TW com KDE Plasma. E Manjaro numa máquina mais nova…

1 curtida

Eu tenho um laptop Asus dessa época equipado com um Core i7 3537U e 8GB de RAM. Roda qualquer distro e qualquer interface com perfeição e sobra muito para tarefas diárias (eu o uso para trabalho, principalmente edição de documentos). Bastou substituir o HD mecânico por um SSD de entrada de 120GB. Atualmente está rodando Manjaro KDE.

O Core i7 3537U é, no máximo, uns 20% mais rápido que um Core i5 3317U (suponho que seja o seu). Se você não planeja executar tarefas intensivas aí, como, por exemplo, edição de vídeos e jogos, ainda é um excelente computador para o dia a dia.

O upgrade para SSD vale cada centavo. Um Netac N530S de 120GB, que custa uns R$ 90,00 no AliExpress, já daria outra vida para o equipamento.

1 curtida

Boa, vou lancar um SSD mesmo, vou instalar uma case no hd e deixar ele como backup.

1 curtida

Se tiver espaço na carcaça, e o dvd tiver sem uso ou “morto”, um caddy é maravilhoso. Passei a usar partições de sistema no ssd e de arquivos no hdd. Outra vida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.