AJUDA! Virus no windows em um HD com dual boot

Gente, eu fiz merda no windows e ele pegou um puta virus, fica instalando coisa eternamente e abrindo aba sem parar, esse virus pode estar no linux que esta no mesmo HD ou não tem possibilidade? Tem como eu ver se tem virus no meu linux?
PS: Entro no linux e aparentemente esta tudo normal, n ta abrindo nenhuma aba nem nada suspeito… Mas no windows ta 100% terra sem lei.

1 Curtida

Vírus feitos para Windows não afetam o Linux.

2 Curtidas

Dê o boot pelo Linux, baixa o ClamAV (https://www.clamav.net/) e faz uma verificação completa no HD que esta instalado o Window. Veja se isso resolve, ou pelo menos ajuda.

2 Curtidas

Se você conhecer o sistema a fundo, poderá caçar a praga manualmente (usando o Linux), só que pode demorar um bom tempo e não é garantido que só removendo a praga você se livrará do problema.

2 Curtidas

Talvez pelo wine mas ainda assim é quase impossível :joy:

Como o @AraujoCarlosEdu postou o Clamav pode te ajudar quando usava Windows e tinha pegado alguns malwares eu conseguir remover (pena que a interface gráfica dele não é muito legal)

1 Curtida

O EternalBlue funciona no Wine. As pessoas deveriam ser mais cuidadosas com o uso do Wine, ele pode tornar o sistema vulnerável, o ideal seria utilizá-lo apenas nos formatos Flatpak e Snap, e com sandboxing ativo.

3 Curtidas

Vlw pelas respostas galera!

Conseguiu resolver??

2 Curtidas

Consegui, mas acabei tendo que formatar o Windows, infelizmente por usar o desktop para jogar bastante, jogos variados eu não posso largar o dual boot, pq é uma luta diferente para cada jogo especifico que eu tento rodar xD, mas como sempre o linux se manteve estável e não me deu dor de cabeça, alem de me dar acesso a tudo que eu precisava enquanto eu tentava resolver o problema no windows.

2 Curtidas

Pra o Windows tem também o Immunet que tbm é feito pela ClamAv, mas com rastreio automatizado e uma interface mais amigável, e também é opensource.
O ponto negativo dele é que não tem tradução para o Português.

2 Curtidas

Um vírus que explore falhas pelo wine pode fazer o mesmo estrago no Linux que faria no Windows?

Possivelmente seria mais limitado, mas depende do vírus, no caso do EternalBlue ele consegue criptografar os arquivos da home.

2 Curtidas

Mas por exemplo a criptografia da home do linux mint impediria isso?

Não, a partir do momento em que você desbloqueou o sistema a criptografia não oferece nenhuma proteção.

1 Curtida