[Ajuda] SSD cai de 6Gbps para 1.5Gbps no Linux + travamentos e problemas com GPU e som

Não consigo fazer o Linux funcionar no meu pc, só que já usei ele por uns 2 anos antes e era só instalar, sem problemas. Pelos logs de erro acho que é alguma coisa relacionada a interpretar o SSD. E acredito ser só problema de software porque no Windows não tenho nenhum desses problemas.

OBS.:
No momento estou com Windows de novo, mas já estou querendo tentar mais uma vez voltar pro Linux.
Não tenho mais os logs, esqueci de salvar.

Configuração do PC:

Placa-mãe: Biostar B350GT5
Processador: Ryzen 5 2600 (com vídeo integrado desativado ou inutilizável)
Placa de vídeo: AMD Radeon RX 570
Armazenamento: SSD (já testei com mais de um, todos novos)
Sistema atual: Windows 11 funcionando normalmente (sem travamentos, SSD a 6Gbps)

O que já tentei / sintomas:

1. Vídeo não inicia sem parâmetro especial

Sempre que vou instalar qualquer distro Linux (testei várias), a tela fica preta no boot, e o sistema trava.
A única forma de conseguir iniciar é adicionando o parâmetro de boot: amdgpu.dc=0
Isso aparentemente força o sistema a contornar algo relacionado à placa de vídeo dedicada.

1. Travas e queda na velocidade do SSD no Linux

Esse é o problema que me impede de continuar usando Linux atualmente.
O SSD começa rodando a 6Gbps (SATA III), mas após poucos minutos de uso ele cai para 1.5Gbps, e o sistema começa a travar muito.
O mesmo SSD funciona perfeitamente no Windows, mantendo os 6Gbps fixos.

Já tentei:

Trocar cabo SATA
Trocar porta SATA
Trocar o SSD (usei outro novo)
Fixar a taxa via libata.force=6.0Gbps
Testar distros diferentes: PopOS, Mint, Ubuntu, Ubuntu Studio, Debian e Manjaro)
Usar versões de Kernel mais antigas.

1. Possível relação com a BIOS

Atualizei a BIOS, e depois disso parece que os problemas começaram, mas posso estar lembrando errado por que essa história é um vai e volta de desistir, instalar Windows e depois tentar voltar de novo pra algum Linux.
Atualizei a BIOS da B350GT5 numa tentativa de ajeitar a placa de vídeo (antes de descobrir o amdgpu.dc=0) e não sei dizer se isso pode ter causado o problema no ssd que não tinha antes.
O som ficou com mais ruído e dificuldade de configuração também com o passar do tempo, coisas que não tinha na época que conseguia usar o Linux (e tinha a BIOS desatualizada).

Fiquei com medo de fazer downgrade da BIOS e dar mais problemas, então não tentei ainda. Alguma outra ideia do que fazer antes de tentar o downgrade e se vale a pena fazer ou é nada a ver isso?

Pode ser problema de hardware mesmo. Eu tive um problema quando minha placa de vídeo estava morrendo, O problema não parecia ser a placa de vídeo, pq o pc congelava aleatóriamente, indicando que poderia ser memória ram ou superaquecimento de cpu. Como meu pc não tem gpu integrada, ficava difícil diszer se era placa de video. Mas fiz os testes, primeiro removendo a memória , limpando e instalando apenas 1 no slot e testando, e o problema voltava, monitorando os sensores, o pch estava normal e tudo foi direcionando para placa de video. Então pequei uma placa emprestada e bingo. O PC funcionava sem travamentos. Resultado, Comprei outra placa de video e zero problemas e aproveitei e fiz um upgrade de cpu rsrsr. Mas teste individualmente o hardware, se vc pode usar os gráficos integrados, inicie pos aí, remova a placa de vídeo e teste, depis, vá para a memória e depois discos rígidos, monitores a temperatura do pch (chipset da placa mãe) e assim vai, quanto à bios, acho que não seria o problema, mas o jeito é ir testando..

Só vendo os logs, pois pode ser erro no barramento pci-e que causa esses problemas todos. Já aconteceu comigo algo também meio maluco, erros aleatórios, mas era que a placa de vídeo tinha ficado mal encaixada (tinha levado o computador pra outra casa, daí deve ter desencaixado na mudança). Porém continua sendo estranho que no windows funcione.

Também a questão do amd DC, eu lembro disso que tinha uns anos atrás, quando era novidade e tinha versão de kernel que não funcionava. Mas agora deveria funcionar perfeitamente na sua placa. O fato de não iniciar a placa com essa opção ativada é mais um indício de alguma alteração no barramento pci-express.

Vale lembrar que a BIOS tem um papel fundamental no reconhecimento dos dispositivos, como habilitar ou não remapeamentos e indicação de áreas de memória específicas. Vale procurar alguma opção do tipo de sistema de operacional na BIOS. Algumas placas tem opção “Windows” / “Other operating system”.

@User_J @Deleterium
Consegui resolver! Realmente era problema de configuração na BIOS e apesar de os logs apontar o SSD era realmente a GPU e configurações de controle energia.

O que tive que fazer:
Na BIOS troquei PCIe Link Speed de AUTO para Gen3;
Nas configurações de energia deixei o ErP Ready em Disabled;
E teve outra coisa da GPU que estava em AUTO e troquei para algo fixo e outra coisa que deixei desabled nos treco de energia. Lembro que eram 2 de cada, só que não lembro o que.
Mas em resumo não deixar em AUTO coisas relacionadas a GPU e desabilitar algumas configurações de energia.

Obrigado pela atenção pessoal!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.