Não consigo fazer o Linux funcionar no meu pc, só que já usei ele por uns 2 anos antes e era só instalar, sem problemas. Pelos logs de erro acho que é alguma coisa relacionada a interpretar o SSD. E acredito ser só problema de software porque no Windows não tenho nenhum desses problemas.
OBS.:
No momento estou com Windows de novo, mas já estou querendo tentar mais uma vez voltar pro Linux.
Não tenho mais os logs, esqueci de salvar.
Configuração do PC:
Placa-mãe: Biostar B350GT5
Processador: Ryzen 5 2600 (com vídeo integrado desativado ou inutilizável)
Placa de vídeo: AMD Radeon RX 570
Armazenamento: SSD (já testei com mais de um, todos novos)
Sistema atual: Windows 11 funcionando normalmente (sem travamentos, SSD a 6Gbps)
O que já tentei / sintomas:
- Vídeo não inicia sem parâmetro especial
Sempre que vou instalar qualquer distro Linux (testei várias), a tela fica preta no boot, e o sistema trava.
A única forma de conseguir iniciar é adicionando o parâmetro de boot: amdgpu.dc=0
Isso aparentemente força o sistema a contornar algo relacionado à placa de vídeo dedicada.
- Travas e queda na velocidade do SSD no Linux
Esse é o problema que me impede de continuar usando Linux atualmente.
O SSD começa rodando a 6Gbps (SATA III), mas após poucos minutos de uso ele cai para 1.5Gbps, e o sistema começa a travar muito.
O mesmo SSD funciona perfeitamente no Windows, mantendo os 6Gbps fixos.
Já tentei:
Trocar cabo SATA
Trocar porta SATA
Trocar o SSD (usei outro novo)
Fixar a taxa via libata.force=6.0Gbps
Testar distros diferentes: PopOS, Mint, Ubuntu, Ubuntu Studio, Debian e Manjaro)
Usar versões de Kernel mais antigas.
- Possível relação com a BIOS
Atualizei a BIOS, e depois disso parece que os problemas começaram, mas posso estar lembrando errado por que essa história é um vai e volta de desistir, instalar Windows e depois tentar voltar de novo pra algum Linux.
Atualizei a BIOS da B350GT5 numa tentativa de ajeitar a placa de vídeo (antes de descobrir o amdgpu.dc=0) e não sei dizer se isso pode ter causado o problema no ssd que não tinha antes.
O som ficou com mais ruído e dificuldade de configuração também com o passar do tempo, coisas que não tinha na época que conseguia usar o Linux (e tinha a BIOS desatualizada).
Fiquei com medo de fazer downgrade da BIOS e dar mais problemas, então não tentei ainda. Alguma outra ideia do que fazer antes de tentar o downgrade e se vale a pena fazer ou é nada a ver isso?