Ajuda sobre como baixar Flatpaks

Fala galera, sou usuário Windows e estou chegando agora no mundo linux através do Pop_Os.

Nas minhas recentes buscas eu cheguei a conclusão que seria melhor usar flatpaks a snaps, porém eu tenho a sensação de que encontrar flatpaks não é tão fácil quanto encontrar snaps.

Na loja de aplicativos nativa do pop os eu vejo que apps como o VsCode me dão a opção de baixar em flatpak, mas outros apps não. Com isso eu gostaria de saber: Caso não apareça a opção de flatpak na loja isso significa que não há uma versão flatpak disponível para aquela aplicação?

Outra coisa que gera dúvidas é que quando eu vou baixar o Chrome, eu tenho que baixar da página dele um arquivo .deb, e salvo engano, no fim das contas isso é um snap. Com isso eu cheguei a conclusão de que, toda vez que eu for baixar algo pelo site da aplicação, eu vou baixar um .deb que no fim é um snap. Estou certo?

Só gostaria de ter esse esclarecimento sobre o acesso a flatpaks, é o único detalhe que eu quero aprender pra abandonar a VM e fazer meu dual boot aqui. (Windows somente para jogos e todo o resto no pop_os)

2 curtidas

Olá @Davi_Santos, tudo bem contigo?
Vamos por partes

A loja do Pop!_OS não faz nenhum filtro, então, se não aparecer na busca, a chance do aplicativo não existir no Flathub é bem grande.

O pacote .deb do Chrome não instala um snap, ele instala um programa nativo. Você pode usar programas como o Eddy ou o GDebi para inspecionar o conteúdo de qualquer pacote deb que você baixe da internet antes de fazer a instalação.

Não sei como você chegou a esta conclusão, mas geralmente essa afirmação é falsa. Poucas distros além do Ubuntu estão focando em disponibilizar Snaps como padrão, além disso, a maioria das lojas mostra exatamente qual é o formato de empacotamento no qual o programa está sendo distribuído.

Que eu me recorde, o único caso onde um pacote deb instalava um snap ocorreu com o Firefox no Ubuntu, o que gerou bastante polêmica, principalmente com a equipe do Linux Mint.

De forma geral, você tem total controle sobre qual formato de pacotes deseja instalar em seu computador — lembre-se é claro, que cada distro tem suas políticas e objetivos. O que pode fazer um determinado tipo de empacotamento ter prioridade sobre os outros.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Isso aconteceu com o Chromium também, no Ubuntu. E provavelmente a Canonical vai continuar fazendo isso com outros programas.

Apesar disso @Davi_Santos, quem tem feito isso é a Canonical, com programas do próprio repositório do Ubuntu. Programas baixados diretamente do site do desenvolvedor no formato .deb normalmente são, de fato, programas nativos, não um Snap, nem faria muito sentido o desenvolvedor fazer isso.

Para a Canonical faz sentido fazer isso com os programas do repositório, para facilitar a transição para o Snap do respectivo programa instalado em .deb durante os upgrades do sistema, sem que o usuário tenha que instalar o Snap por conta própria.

A propósito, tem muitos pacotes no Debian/Ubuntu que são vazios e instalam outro pacote (não necessariamente Snaps), são chamados de pacotes transicionais. Aqui vai uma boa explicação desse tipo de pacote, pelo ChatGPT:

No contexto do Debian, um “pacote transicional” é um tipo especial de pacote usado para facilitar migrações entre diferentes versões de um software ou para ajudar a gerenciar mudanças significativas na estrutura de pacotes da distribuição.

Quando ocorrem mudanças importantes, como renomear um pacote, dividir um pacote grande em pacotes menores, substituir um pacote por outro ou mover um pacote para um novo local no sistema de arquivos, pode haver impacto nos usuários existentes que dependem desses pacotes antigos. Para evitar problemas e simplificar o processo de migração, são criados pacotes transicionais.

Esses pacotes têm a função de agir como ponte ou intermediário durante a transição. Eles são criados com o nome e as dependências dos pacotes antigos, mas, na realidade, não contêm nenhum conteúdo próprio. Em vez disso, eles dependem diretamente dos novos pacotes ou de suas versões atualizadas.

Aqui estão alguns exemplos de quando os pacotes transicionais podem ser usados:

1. Renomeação de pacotes: Se um pacote foi renomeado, o pacote transicional com o nome antigo será criado para garantir que os usuários que ainda dependem do pacote antigo não encontrem problemas durante a atualização.

2. Divisão de pacotes: Se um pacote grande foi dividido em pacotes menores, um pacote transicional pode ser criado para manter a compatibilidade com scripts ou aplicativos que ainda esperam o pacote antigo.

3. Mudanças de dependências: Se uma biblioteca ou pacote foi substituído por uma versão atualizada ou por uma alternativa, o pacote transicional pode ser usado para garantir que os pacotes que dependem do antigo continuem funcionando sem problemas.

4. Movendo pacotes para novos locais no sistema de arquivos: Se a estrutura de diretórios do Debian for alterada e os pacotes forem movidos para novos locais, pacotes transicionais podem ser usados para evitar que os usuários encontrem erros de dependências.

Em resumo, os pacotes transicionais são ferramentas importantes para facilitar mudanças significativas no ecossistema de pacotes do Debian, garantindo que os usuários possam atualizar suas instalações de forma suave e sem interrupções. Esses pacotes são temporários e geralmente são removidos do repositório quando a transição é considerada completa e todos os aplicativos foram atualizados para usar os novos pacotes corretamente.

2 curtidas

@Davi_Santos isso mesmo, usa snap e flatpak e appimage se não quer ter dor de cabeça.
Estas são as lojas online dos pacotes flatpak e snap:

Tem mais um empacotamento que é para o mesmo proposito que snap e flatpak mas que vc não sabia ou esqueceu:

2 curtidas

Caraca, eu esperava que fossem responder mas não uma resposta tão completa assim! Agradeço de verdade a resposta.
Você esclareceu coisas demais pra mim nesse post, com certeza eu vou revisitar ele futuramente.
Obrigado pelo carinho de dar uma resposta tão completa! Equipe diolinux é F#da!!

3 curtidas

eu não sabia que havia uma loja para flatpaks assim mano, muito obrigado por mandar!

1 curtida