Boa tarde, acabei de instalar o ubuntu 19.10 na minha máquina e está tudo rodando bem, apenas o som quando eu dou reboot na máquina a saida padrão fica HDMI que seria meu monitor, eu gostaria de deixar como padrão a saida nos fones de ouvido já que meu monitor nem tem sistema de som.
Abre o pulse áudio e muda a saída, aqui pelo menos se eu não troca a saída vai fica como HDMI mesmo eu desconectando o HDMI então com os fones deve ser a mesma coisa.
Uso sim e eu acabei de testa aqui e funciono. Tenta ir na última barra e muda para o que você quer, eu testei aqui eu deixa em HDMI e tava usando o som pela TV e desliguei o PC com o HDMI plugado e desconectei o HDMI e ao liga o PC de novo com o HDMI desplugado do PC eu estava sem som e quando fui olha no pulseaudio estava como saída o HDMI mesmo ele desconectado, ai eu só tive que muda a saída e voltei a ter som e ele preservo a última saída que eu deixei ele deixa até você muda mesmo que o dispovitos não esteva mais plugado no seu PC.
Se não me engano ele já vem instalado no Ubuntu mas caso não tiver ele é só instala: sudo apt install pulseaudio
Ele vai aparece nos seus aplicativos como “Controle de volume do PulseAudio”