Olá, pessoal! Acabei de migrar pro ZorinOS e estou tendo algumas dificuldades. Espero que alguém possa me ajudar.
Depois de instalar o Zorin (em um SSD) fui instalar o W10 (em um HD) para usar com jogos. Acontece que, provavelmente, alterei algo na BIOS e agora meu grub sumiu! A inicialização demora e aparece uma mensagem de erro. Depois, o Zorin inicia. Para usar o W10, que foi instalado corretamente, só mudando a ordem dos discos no boot.
Já resetei a bios e usei o sudo update-grub. Nada funcionou.
Muito obrigado pela dica! Esse programa resolveu meu problema!
Foi uma saga, mas consegui. Deixo aqui meu caminho para, quem sabe, ajudar alguém:
Este aplicativo apresentado no vídeo não estava instalado no meu PC. Então instalei-o e fiz o diagnóstico automático dele.
Obtive a seguinte mensagem:
WindowsEFI detectado. Por favor desative a compatibilidade BIOS/CSM/Modo legado no seu firmware UEFI, e use este software a partir de um live-CD (ou live-USB) compatível com modo de boot UEFI. Por exemplo, use um live-USB do Boot-Repair-Disk-64bit (boot-repair-disk download | SourceForge.net), depois de estar certo que sua BIOS está preparada para fazer o boot USB no modo EFI.
Então, baixei a ISO e coloquei em um pendrive bootável. Ao iniciar, novamente fiz o diagnóstico automático.
Em seguida, ele me pediu para abrir o terminal e desinstalar e re-instalar o grub pelos comandos fornecidos. Fiz, acertei a ordem de boot, e funcionou perfeitamente!!!