Queria a ajuda de usuários das 2 distros.
Comecei firme no Linux agora, mas já possuo um pouco de conhecimento.
Queria saber mais por questões de compatibilidade em relação a desempenho, principalmente no meu hardware que é um pouco complexo, pois montei um setup para jogar tem uns 2 anos, conforme as minhas necessidades, nada de tão grandioso, pois não viso jogos tão pesados com gráficos exuberantes.
Para contextualizar, testei algumas distribuições, e a única que rodou alguns jogos perfeitamente foi o Mint. Manjaro, Garuda e CachyOS pareciam ter propostas extremamente boas na teoria, mas, na prática, não deu muito certo comigo. Ao tentar rodar Hogwarts Legacy nos 3, encontrei problemas de desempenho(muita travadeira) que nenhuma configuração resolveu, desde ProtonGE e configs mais específicas de inicialização na Steam até inclusive utilizar o kernel zen e desativar diversos efeitos gráficos nas distros. Já no Linux Mint, nem se quer forçar o proton ou utilizei versões GE ou utilizei comandos de inicialização, simplesmente instalei, abri e joguei sem nenhum problema ou travamentos(com o game quase no ultra ainda). Não sei o que tem no Mint que faria os games rodar melhor…
Então essa é minha dúvida… Pelo Pop!_OS ser de base ubuntu também, será que ele com a proposta de ser uma boa distro para gamers, eu teria mais desempenho?
Meu setup[obre] que montei de peças usadas no AliExpress: Kit x79 com Intel Xeon E5-2650 v2, 16gb de ram memória ecc Radeon RX 470 8gb vram nvme 1tb
Eh dificil dizer o que cada distro tem em especifico e adivinhar como vai rodar em seu hardware. Eh mais uma questao de gosto, e se as coisas vem quebradas de fabrica ou nao.
Enfim, que bom que nao ficou no manjaro.
Recomendo seguir com o Mint tambem se nao quiser lidar com outra interface (Pop usa Gnome).
Sim, por isso estou relutante em sair dele para testar outra distro. Mas a curiosidade e a busca pelo saber me domina
Acho que eu tô procurando é uma motivação para fazer isso amanhã mesmo. xD
Creio que tanto o Pop!_OS quanto o Mint vão rodar bem no seu computador. Não sei muito como é o Cinnamon, pois usei ele muito pouco, mas ao menos o Gnome (que é o ambiente do Pop!_OS 22.04) é meio gastão no uso de CPU. Não sei o quanto isso impactaria em seus jogos.
Se tudo está funcionando bem, recomendo ficar no Mint mesmo.
Então eu tenho um hardware mto semelhande:
Intel Xeon E5-2680 v4,
32gb de ram memória ecc
Radeon RX 580
nvme 0,5tb
Roda liso sem problemas mint, ubuntu, zorin, fedora, pop_os e por ai vai…
Quanto a escolha apesar de muito pessoal eu fiquei tempo com o mint pq foi mto facil configurar o ambiente dev que eu uso nele, achei ate mais facil que o ubuntu mesmo que essa diferença seja minima…recentemente mudei para o fedora e estou tento uns probleminhas pra configurar algumas coisas, mais por falta de conhecimento e experiencia minha com o fedora.
Não é a distro que você deve se preocupar rapaz, boa noite.
Mas sim a versão do kernel, pois é ele que vai fazer toda a mágica sem contar é claro do “mesa driver”
Respeito todas as distros da galera aqui presentes como vocês respeitam a minha, ainda temos as atualizações restantes do kernel 5.15/6.1/6.6/6.8 que entregam todo o máximo de performance em gamers, não importa qual distro você tenha mas tendo esses kernels, você irá rodar qualquer jogo dependendo da sua configuração é claro.
O linux mint aproveita muito bem do computador para atingir sua potencia máxima.
Pois é, já no meu eu testei o Pop!_OS hoje e não me dei muito bem, li que tem algo a ver com as memórias ecc de servidores, não me aprofundei na pesquisa. Mas decidi continuar no Mint mesmo.
Até hoje não achei um sistema tão seguro e inquebrável quanto o Mint.
Baita PCzão! Pegou de algum Kit no Ali? Eu peguei o kit x79(com a placax79 o xeon mais 16 de ram) que estava menos de 400 na época, daí peguei a rx470 de 4gb por menos de 300, e o chinês acabou me enviando uma de 8gb xD
Bom dia rapaz.
A distro que uso para todos os meus jogos, atividades e entretenimento é o PeppermintOS que antes era o braço direito do mint pois agora é o contrário.
Distro xfce com 32GB ram, FX8350, RX6500 XT e a minha distro ainda tem um apoio em dual boot do big linux.