PJe Office no Linux

Algo estanho também é que o token parece funcionar em outros ambientes. Consigo configurá-lo no Firefox e realizar o teste no site da certificadora por exemplo. Na verdade consigo configurá-lo no próprio aplicativo do PJeOffice, na parte de configuração de certificado, ele reconhece o token, insiro minha senha e fica tudo aparentemente configurado. Porém, na hora que tento acessar o site do tribunal é que esse erro aparece.

Se fosse um erro com o dispositivo ele não funcionaria, acredito eu, em nenhum ambiente.

Aonde você faz esse teste? Nos lugares que tentei não consegui nada.

No site da certificadora em que comprei o certificado e o token, segue o link:
https://www.validcertificadora.com.br/index.aspx?DID=46

Pois é. Não consigo realizar esses testes. Aparece:

ERR_BAD_SSL_CLIENT_AUTH_CERT

Estou tentando achar uma solução.

Mas eu preciso configurar o Token no navegador primeiro, antes e realizar o teste. Uso o Firefox, não sei como é no Chrome.

Parece até piada: exigir que alguém compre um sistema proprietário para poder fazer uso de um serviço público. :man_facepalming:t2:

Boa noite. Estou com o mesmo problema. Ubuntu 18.04, Java1.8.144 (o que vem dentro do pacote pje-office_amd64.deb). Estou me virando com dualboot com windows pra acessar o PJe… alguem conseguiu algum avanço? Meu token é GD Burti.

Galera, estava tendo problemas para acessar o Pje no Linux também. Tentei de tudo, cheguei a fazer até atendimento remoto com o suporte da certificadora, mas não conseguiram instalar o safesign para reconhecer o tpken no Ubuntu e no Manjaro. Todavia, em contato com o criador do BLOG MANJARIANDO(TIOGUDA), tive um suporte maravilhoso. Para finalizar, estou usando o PJe de boa agora (TRT10) no MANJARO, sem estresse. Precisei de auxílio também com adaptadores dual band e mais uma vez fui ajudado por ele. Enfim, agora estou usando o pje e o adaptador wirelless dual band, super feliz. Fica a dica.

Oi Marcio. Seu token é o GD Burti tb? vou tentar intalar com o Manjaro, Valeu pela dica!

O meu token é safenet 5100.

Vc instalou o safesing disponível no AUR ou utilizou alguma outra fonte ?

Foi por outra fonte, o Tioguda construiu um novo pacote, já que aquele do AUR não estava funcionando perfeitamente.

No fórum do Manjaro, no item iniciante, faça uma busca que vc encontrará a postagem do pacote.

Obrigado, vou testar. E quanto a o java, como vc está utilizando ? Instalou alguma versão específica ? O Pje-office que está usando também é a versão disponível no AUR ?

O pje é o do AUR sim. O java não lembro. Mas vou pesquisar tudo o que eu fiz e te passo as orientações certas.

1 curtida

Consegui fazer o PJeOffice funcionar. Dá um pouco de trabalho, mas até eu que sou um noob do mundo do pinguim consegui. Já adianto que não precisa do java instalado porque vem junto no pacote.

Fiz no mint e no ubuntu e deu certo.
Baixe o arquivo neste link PJeOffice - PJe (eu usei a versão x64)
Na pasta em que baixei o programa, cliquei com o botão direito para abrir a pasta pelo terminal e executei o comando sudo dpkg -i *.deb

Próxima etapa, fui até a pasta /usr/share/pje-office
Dei 2 cliques no arquivo pjeOffice.sh e mandei executar em terminal. Não feche o terminal ou o pjeoffice será fechado também.

Ao abrir o pjeoffice, fica um ícone perto do relógio. Clique com o botão direito em ‘configurações do certificado’
na aba PCKS11 vá em adicionar, vá pelo caminho /user/lib, no filtro deixe todos os arquivo e procure pelo arquivo chamado ‘libaetpkss.so.3.0.xxxx’ (os x são quatro números que mudam de acordo com seu certificado).
Escolha abrir.
Feito isso vá na aba avançado das configurações de certificado e seu token será reconhecido e o sistema pronto para uso.

1 curtida

Para quem utiliza o Manjaro pode utilizar os pacotes do blog Manjariando mencionados pelo @marcioandre94.

O tutorial do PJeOffice você encontra aqui, se seu token, cartão ou leitora não for reconhecido com os drivers disponíveis, entre em contrato com o blog.

Saudações.

Luis qual o modelo do seu token ? Qual versão do driver libaetpkss está utilizando ?

O meu é o StarSign G&D(Giesecke & Devrient) Crypto USB Token e não funciona de jeito nenhum no linux com o PJeOffice.

Salve pessoal,

Antes mesmo do lançamento do Ubuntu 18.04 já era possível o funcionamento do PJEOffice no sistema Linux (Inclusive o PJEOffice dispensa a instalação do JAVA). Com o lançamento da nova LTS estudei alguns tutoriais e tive ajuda no Facebook do Diolinux. Lá encontramos a solução. Fiz um artigo explicando como fazer funcionar sem “gambiarras”. Segue o link abaixo que deve ser lido ATÉ O FINAL

Espero ajudar.

Não é token, é no cartão da OAB, ligado pelo leitor da Gemalto