Tenho um notebook com 4gb RAM e celeron n4020. Coloquei o Zorin na tentativa de ter mais desempenho mas não atingiu meu objetivo. Estou com dificuldades para remover (tentei pelo windows). Se alguém puder me ajudar, e também indicar um distro, agradeço.
caso queira migrar de distro, eu recomendo o linux mint xfce. Eu tenho um notebook com essas configs, usando o mint xfce consigo assistir videos 1080p 60fps sem muitos problemas, e não tenho um mal desempenho no multi tasking. Caso você deseje de fato remover o zorin pelo windows, é só abrir o diskpart e remover as partições dele, dai só extender a partição primária do windows pra utilizar o que sobrou.
Qual o armazenamento ?
é HDD ou SSD
É um ponto importante para se levar em consideração, quando eu usei linux pela primeira vez eu esperava justamente que o computador voasse sendo que eu estava usando HDD que, por natureza, é lento
Qual a versão do Zorin você instalou?
O Zorin OS tem duas versões disponíveis para download no site:
-
Zorin OS Core - é a versão padrão, que vem com o ambiente gráfico GNOME, que é um pouco pesado.
-
Zorin OS Lite - esta versão vem com o ambiente gráfico XFCE, que é mais leve, e recomendado para hardware mais fraco.
Sugiro que você tente a versão “Lite” do Zorin OS. Com certeza terá um desempenho melhor que a versão “Core” nessa sua máquina, caso você tenha instalado aí a versão “Core”.
Caso ainda não tenha uma melhora com o Zorin OS Lite, há ainda outras opções de distro que eu recomendaria tentar: Linux Mint XFCE, Lubuntu, Manjaro XFCE e, por último, eu mencionaria o Antix.
Outra sugestão que eu faço, diz respeito a hardware mesmo. Um pequeno investimento em um SSD, de 120 ou 240 GB, que seja, utilizando uma dessas distros mais leves, irá melhorar bastante essa máquina, ou pelo menos torná-la mais usável, considere isso…
Ubuntu Mate 22.04 LTS também é uma boa opção além do Zorin Lite e o Mint XFCE, não da para ir muito longe com esse Celeron e com 4Gb de ram.
Esse Celeron N4020 começou a ser fabricado em 2019, e a RAM de 4 Gb é DDR4. Essa configuração é para computadores “de entrada”, ou seja, nunca foi pensada para alto desempenho, e sim para estudos e trabalhos que não requeiram muitos recursos de processamento.
Se o uso do computador em questão for coerente com o que se espera de um hardware “de entrada”, o Zorin OS Core e o Linux Mint com Cinnamon serão mais que satisfatórios. Já os experimentei em notebook com mais de 10 anos de uso, com processador Dual Core, 4 Gb de RAM DDR3 e HD, e deram conta do recado.
Obrigado pelas respostas pessoal. Eu já utilizo SSD, e a versão que utilizei foi o Zorin Core. Após as sugestões troquei para o Mint XFCE, e foi satisfatório.