Ajuda para instalação do Ubuntu em Dual Boot com Windows 10

Boa tarde pessoal, beleza?

Estou começando a estudar programação e resolvi colocar um dual boot do Ubuntu 22.04LTS com o Windows 10 na minha máquina. Tenho um SSD de 480gb que estão divididos em 380gb para a instalação do Windows e os 100gb restantes para a instalação do Ubuntu.
O problema é que não consigo rodar o boot do Ubuntu pelo USB após instalar o Linux, já desabilitei o Iniciar Rápido do Windows, já desabilitei o Secure Boot na BIOS no modo UEFI, já tentei autorizar o arquivo da pasta /boot e o Windows sempre inicializa antes de abrir o USB de instalação. Se tento rodar no modo Legacy da BIOS, o próprio Ubuntu não reconhece o Windows e não permite a opção de instalar em Dual Boot que aparece em diversos tutoriais que eu vi. Conseguem me dar uma força? Estou seriamente pensando em só desistir e ficar só no Windows, 4 dias tentando fazer um Dual Boot sem sucesso.

1 curtida

Olá @fabiomota, tudo bem contigo?

No geral, uma instalação em dual boot só precisa do Secure Boot desativado, com um pouco de trabalho manual, dá até para instalar o Ubuntu com o Secure boot ativo, mas nunca testei isso.

Existem algumas possibilidades que você precisa descartar:

1. Teste a mídia para ter certeza de que não houve nenhum problema durante o download, se for o caso, baixe uma nova ISO para ter 100% de certeza.
  2. Garanta que o pendrive está Ok, refaça a gravação utilizando o Rufus ou o Etcher.

Dá uma conferida neste guia em vídeo, talvez ele te ajude a ver algum detalhe que está passando em branco.

:vulcan_salute:

1 curtida