Boa tarde senhores.
Preciso da ajuda para escolher uma distro.
Vou elencar aqui caracteristicas minhas e do que eu quero, algumas caracteristicas sao mandatorias, outras podem ser descartadas.
Eu: usuario windows avançado que uso o windows 10.
Minha maquina;
Oq eu preciso
TEM que ter:
1-experiencia mais windows possivel
2-que rode tudo do pendrive, n quero/posso mexer no que ta instalado nesse notebook
O resto, como se dizem, eh resto.
3-Facil atualizacao, drivers que funcionam, gama alta de softwares voltados pro notebook ser uma cnetro de midia, torrent pra baixar filmes/seriados, um player pra tocar todos os formatos com suport para legandas que sejam configuraveis(cor, tamanho, sombra).
4-talvez use ele pra retrogaming.
Basicamente eh isso.
Dos meus estudos eu dei uma filtrada no lubuntu, ubuntu gamepack, mint cinnamon, manjaro e o puppy linux.
Mas tenho uma duvida qnt aos .iso
eles ja sao uma iso que eu ‘queimo’ no pendrive e ele ja roda ou eh uma .iso do installer?
Se for intaler, como executo isso em ambiente windows e instalo no pendrive?
se for uma imagem do so ja pronto, eh soh queirmar usando o rufus correto?
caso vc tenha duas entradas USB, vc pode também criar um pendrive bootavel com o Etcher (como mencionado pelo @T-Rex_numa_Suzuki ) e instalar o linux mint em um outro pendrive. Nesse outro pendrive é necessário formatá-lo antes com o formato de arquivo ext4. Então, na hora da inicialização do pc, vc escolhe o pendrive bootável na sessão boot da bios, e na hora de instalar o linux mint vc escolhe o pendrive que vc formatou com ext4. Dessa maneira vc usa o novo pendrive que tu formatou toda vez que quiser usar o linux mint.
Fiz isso mas agora toda vez que boot do usb, eh como se tivesse fazendo isso pelaprimeira vez.
ele n salva oq eu intalo ou configuro, tipo rede wife/senha e afins.
Como faço essa instalacao ficar permanente no usb, sempre que instalar algo, instalar no pendrive e coisa do tipo?
Eu quero que o linux fique no pendrive e rode qnd eu quiser, espetando o pendrive. Configs/intalls e tudo miais fique confinado no pendrive e leve ele pra outros lugares.
Usa o Linux Mint Cinnamon, uma distro muito poderosa e fácil de usar e que vai te dar quase ou nenhum problema. Quando migrei pro Linux testei umas 8 distro diferente e ela foi a que melhor me atendeu.
Pode queimar pelo rufus que dá certo. Quando você bootar o pendrive vai iniciar em uma versão live do mint. Dá pra usar deboa o sistema porém os dados não ficarão salvos eu acredito.
Daí só rodar o instalador e instalar onde quiser, pode ser até em outro pendrive/hd externo se preferir.