Ajuda para erro com a ubuntu software no 19.04 [Resolvido!]

Gostaria de uma ajuda com o seguinte problema: Ao abrir a ubuntu software aparece o seguinte aviso:

Desde já agradeço o empenho e atenção dos colegas do Forum.

1 curtida

Oi @Master

Isto significa que tu já estava a instalar algo antes que tu estavas a tentar as actualizações. Tinhas de esperar terminar as instalações, aí podias instalar as actualizações. Para corrigir isto, abre o terminal e executa:

ps aux | grep -i apt

Pega os IDS de cada processo para encerrar à força, e executa:

sudo kill -9 <ID do processo>

Se quiseres mais fácil, eis:

sudo killall apt apt-get

Também executa o comando lsof para pegar os PIDs semelhantes como esse /var/lib/apt/lists/lock:

lsof /var/lib/dpkg/lock
lsof /var/lib/apt/lists/lock
lsof /var/cache/apt/archives/lock

Então encerra os PIDs à força:

sudo kill -9 <PID>

E remova:

sudo rm /var/lib/apt/lists/lock
sudo rm /var/cache/apt/archives/lock
sudo rm /var/lib/dpkg/lock

Finalmente, reconfigura os pacotes (enquanto estás a reconfigurar, NÃO tentes instalar as actualizações e outros aplicativos!!!)

sudo dpkg --configure -a

Nas próximas vezes, quando fores instalar as actualizações ou um aplicativo, NÃO instales outras coisas. ESPERA eles terminarem as instalações. Após o término, podes instalar outros aplicativos.

2 curtidas

Estranho, eu não cheguei a mandar instar aplicativo algum, apenas abri a ubuntu software e apresentou essa mensagem.
Agradeço a ajuda @gusbemacbe. Mas eu fechei o aviso e quando reiniciei o computador a mensagem não está mais aparecendo, por isso não cheguei a implementar a solução que me indicou. Mas agradeço pela intenção, além do que pode me servir para uma próxima vez ou a algum outro amigo aqui do fórum.

2 curtidas