Ajuda no Terminal?

Alguém por favor me ajuda! Fui tentar instalar o LoL pelo Lutris, mas deu erro e foi cancelado depois de um tempo instalando e agora meu Ubuntu 18.04 LTS tá todo estranho :frowning:
Ex1:
$ apt-get autoclean
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/cache/apt/archives/lock - open (13: Permission denied)
E: Impossível criar trava no diretório de download

Ex2:
$ apt-get update
Lendo listas de pacotes… Pronto
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13: Permission denied)
E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/
W: Problema ao remover o link do ficheiro /var/cache/apt/pkgcache.bin - RemoveCaches (13: Permission denied)
W: Problema ao remover o link do ficheiro /var/cache/apt/srcpkgcache.bin - RemoveCaches (13: Permission denied)

Ex3:
$ apt-get autoremove
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock-frontend - open (13: Permission denied)
E: Unable to acquire the dpkg frontend lock (/var/lib/dpkg/lock-frontend), are you root?

Ex4:
$ apt-get ps aux | grep -i apt
E: Operação ps inválida!

Ex5:

Obs: Fiz burrada certeza, mas estou disposta a aprender :frowning:

Usa “sudo” antes.
ex:

sudo apt-get update
sudo apt-get autoremove

Por ai vai.

1 curtida

$ sudo apt-get autoremove
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Como eu faço pra remover esses arquivos duplicados e pra obter o que tá escrito que precisa obter?

Pelo jeito você adiciono a mesma PPA várias vezes, você pode abri o seu gestor de atualizações e exclui as duplicadas ou pode edita o sources.list:

sudo nano /etc/apt/sources.list

1 curtida

Como eu corrijo esse Ign e o Obter agora?

Obs: Isso aqui é normal? Antes aparecia uma lista que não aparece mais antes de concluir

$ sudo apt-get autoclean
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto

Isso não é um problema é normal isso aparece, quando o tiver alguma atualização relacionada com essa PPA o sistema não vai ignora ela mais. Seu sistema está normal agora.

ign: Significa que ele ignorará o repositório, se não houver alteração em um repositório, ele dirá Ign. De qualquer forma, não há nada errado, é assim que deve ser. Isso simplesmente indica que nada mudou nesse repositório desde a última verificação.
Obter: Significa que o apt verificou os carimbos de data e hora na lista de pacotes, houve alterações e será baixado.

Sim, acho que a lista que você ta se referindo foi a que se referia as PPAs multiplicadas e como você removeu ela não vai aparece mais.

1 curtida

Okay, muito obrigada :slight_smile: :+1:

1 curtida