Salve pessoal.
Estou com um problema bem chato no meu Linux Mint. De uma semana pra cá, sempre que eu reinicio o PC, ao tentar abrir o Google Chrome ou algum outro navegador, ele pede senha para criar um novo keyring no sistema.
Ele não chega a perder os meus dados (perfis, favoritos, histórico), mas todos os logins vão pro limbo, e eu preciso relogar tudo do zero, em todos os perfis (conta do Google, GitHub, Diolinux Plus, ChatGPT etc), como se ele tivesse limpado todos os cookies e dados de localStorage e sessionStorage.
Vi no fórum do Mint alguém que teve o mesmo problema, e resolveu apagando tudo do diretório `~/.local/share/keyrings`, e, após um reboot, ele deveria pedir a senha de novo e, depois disso, tudo ficaria normal. Porém, tentei isso e não adiantou. Sempre que reinicio o PC, ele pede para configurar um novo keyring ao abrir algum browser. Isso também afeta outros softwares, notei com o Slack.
Estranho que nada mudou (além de atualizações normais do sistema) quando ele começou com esse comportamento chato. Alguém tem ideia do que possa ser e de como resolver? Meu próximo passo seria formatar o PC, mas isso leva um bom tempo pra reinstalar tudo, reconfigurar tudo e etc.
Obrigado desde já.
Olá @rbfraphael.
Uma pergunta: Está usando auto-login, isto é, ao iniciar o sistema entra direto no seu usuário, sem digitar senha? Esse comportamento de ficar pedindo senha do keyring tipicamente ocorre nesse caso.
Creio que não sejá necessário formatar o computador para resolver. Pode tentar usar o programa “Senhas e chaves” e exclua o cofre denominado “Login”. Depois reinicie o computador. Ao abrir o Google Chrome irá solicitar novamente que você crie uma senha para o cofre, aí basta digitar a senha do seu usuário. Porém, se você utiliza o auto-login, deixe em branco e apenas clique em “Continuar”. Nas próximas vezes não deve mais solicitar senha alguma, o keyring será desbloqueado automaticamente durante o logon.
Se o problema persistir, tente refazer o procedimento, porém tente também “resetar” o Google Chrome, excluindo a pasta ~/.config/google-chrome/.
instala a libsecret-tools e o seahorse e ve se resolve.
sudo apt install libsecret-tools seahorse
1 curtida
Além do @tijolaum falou.
Há a necessidade de editar a senha para vazio ou nenhuma senha..
1 curtida
Estou sim usando o auto-login, na verdade sempre usei e já deixava sem senha mesmo para evitar esse tipo de problema (sim, é meu PC pessoal que só eu uso e fica em casa).
Eu dei uma pesquisada (conversei com o ChatGPT), até que percebi que não existia o keyring “login” no meu. Por algum motivo, quando criava um novo keyring após o reboot, ele estava criando um com o nome “Default”. O que eu fiz foi excluir todos os keyrings, reiniciar o computador, criar um novo keyring chamado “login” e, então, abrir o Chrome. Magicamente ele não pediu mais para criar novos keyrings. Estou monitorando para ver se resolveu, mas já faz alguns dias e não deu mais o problema.
O seahorse já vem instalado por padrão, e já havia instalado o libsecret-tools para tentar debugar. Até o momento, parece que o problema foi resolvido. No fim das contas, por algum motivo, ele não estava usando/criando um keyring com o nome “login”, estava usando “Default”. Após manualmente criar o keyring nomeado como “login”, parece ter sanado o problema. Sigo monitorando para ver se realmente resolveu, mas já faz alguns dias e, até o momento, não tive mais problemas.
1 curtida
Em iniciar confere se está carregando as funções do Gnome que gerenciam as chaves. Eu estava passando por algo semelhante no Xfce.