[Ajuda] Linux Mint 22.3 com problema de keyrings sempre depois de reiniciar

Salve pessoal.

Estou com um problema bem chato no meu Linux Mint. De uma semana pra cá, sempre que eu reinicio o PC, ao tentar abrir o Google Chrome ou algum outro navegador, ele pede senha para criar um novo keyring no sistema.

Ele não chega a perder os meus dados (perfis, favoritos, histórico), mas todos os logins vão pro limbo, e eu preciso relogar tudo do zero, em todos os perfis (conta do Google, GitHub, Diolinux Plus, ChatGPT etc), como se ele tivesse limpado todos os cookies e dados de localStorage e sessionStorage.

Vi no fórum do Mint alguém que teve o mesmo problema, e resolveu apagando tudo do diretório `~/.local/share/keyrings`, e, após um reboot, ele deveria pedir a senha de novo e, depois disso, tudo ficaria normal. Porém, tentei isso e não adiantou. Sempre que reinicio o PC, ele pede para configurar um novo keyring ao abrir algum browser. Isso também afeta outros softwares, notei com o Slack.

Estranho que nada mudou (além de atualizações normais do sistema) quando ele começou com esse comportamento chato. Alguém tem ideia do que possa ser e de como resolver? Meu próximo passo seria formatar o PC, mas isso leva um bom tempo pra reinstalar tudo, reconfigurar tudo e etc.

Obrigado desde já.

Olá @rbfraphael.

Uma pergunta: Está usando auto-login, isto é, ao iniciar o sistema entra direto no seu usuário, sem digitar senha? Esse comportamento de ficar pedindo senha do keyring tipicamente ocorre nesse caso.

Creio que não sejá necessário formatar o computador para resolver. Pode tentar usar o programa “Senhas e chaves” e exclua o cofre denominado “Login”. Depois reinicie o computador. Ao abrir o Google Chrome irá solicitar novamente que você crie uma senha para o cofre, aí basta digitar a senha do seu usuário. Porém, se você utiliza o auto-login, deixe em branco e apenas clique em “Continuar”. Nas próximas vezes não deve mais solicitar senha alguma, o keyring será desbloqueado automaticamente durante o logon.

Se o problema persistir, tente refazer o procedimento, porém tente também “resetar” o Google Chrome, excluindo a pasta ~/.config/google-chrome/.

instala a libsecret-tools e o seahorse e ve se resolve.

sudo apt install libsecret-tools seahorse

1 curtida

Além do @tijolaum falou.

Há a necessidade de editar a senha para vazio ou nenhuma senha..

1 curtida

Estou sim usando o auto-login, na verdade sempre usei e já deixava sem senha mesmo para evitar esse tipo de problema (sim, é meu PC pessoal que só eu uso e fica em casa).

Eu dei uma pesquisada (conversei com o ChatGPT), até que percebi que não existia o keyring “login” no meu. Por algum motivo, quando criava um novo keyring após o reboot, ele estava criando um com o nome “Default”. O que eu fiz foi excluir todos os keyrings, reiniciar o computador, criar um novo keyring chamado “login” e, então, abrir o Chrome. Magicamente ele não pediu mais para criar novos keyrings. Estou monitorando para ver se resolveu, mas já faz alguns dias e não deu mais o problema.

O seahorse já vem instalado por padrão, e já havia instalado o libsecret-tools para tentar debugar. Até o momento, parece que o problema foi resolvido. No fim das contas, por algum motivo, ele não estava usando/criando um keyring com o nome “login”, estava usando “Default”. Após manualmente criar o keyring nomeado como “login”, parece ter sanado o problema. Sigo monitorando para ver se realmente resolveu, mas já faz alguns dias e, até o momento, não tive mais problemas.

1 curtida

Em iniciar confere se está carregando as funções do Gnome que gerenciam as chaves. Eu estava passando por algo semelhante no Xfce.