Ajuda escolher distribuição PC antigo

Xubuntu 18.04 ou Mint 19 XFCE são as melhores escolhas na minha opinião.

1 curtida

Ao @Lenk, que está pedindo indicação para um HP com processador de 32 bits: minha sugestão é experimentar sistemas em edições recentes e que ainda oferecem versões para esses processadores. O Debian 11 e o Mageia 8, por exemplo. Ou derivações mais amigáveis do Debian, como o MX Linux, o SparkyLinux ou o Q4OS.

Pode ser que sua máquina, por ser antiga, tenha problemas com sistemas muito recentes, que vão “deixando para trás” certos recursos de reconhecimento de componentes antigos. Se for o caso, recomendo experimentar as versões desses sistemas que tenham o kernel 4.19. São o Debian 10 (Buster), o MX Linux 19, o SparkyLinux 5 e o Q4OS 3.15.

Tenho um netbook de 2008, que tem 1 Giga de RAM e não aceita expansão. É o LG X 110. Por experiência, sei que o Lubuntu 18.04 versão 32 bits roda bem numa configuração desse tipo. Tal qual o Q4OS 3.x com o Trinity de ambiente gráfico, o Raspberry Pi OS (também conhecido como Raspbian) e o incrível AntiX — o sistema mais leve que já experimentei sem ser minimalista.

O AntiX é um pouco chato para iniciantes. Mas existe um remaster bem amigável dele, o Loc-OS.

1 curtida