Ajuda escolher distribuição PC antigo

Meus avós tem um PC bem modesto.
Pentium dual Core E5500@2.80Ghz
Ram 2gb ddr2
Nvidia gt 210

Eles utilizam somente office e Facebook pra jogar os games do site, atualmente rodando Windows 10 de forma bem lenta porém minha preocupação é com vírus, abri a pasta de downloads e tem muito arquivo com extensão estranha, logo, acho que o Linux é a opção ideal para eles, qual distro escolher? E aproveitando o post, consigo instalar o pacote office? Vou experimentar o wps, se o visual é a posição dos menus não alterar muito, fica bem tranquilo, pensei em pôr o mint cinnamon e fazer o tutorial no blog do dio para colocar o tema do Windows 10, :smiley: obrigado povo lindo :heart:

0 Likes

Esqueça o cinnamon. Com essa configuração ele vai pesar demais! Meu conselho é que vc vá de lubuntu 18.04. mas se colocar mais 2GB de memória, vai rodar o mint xfce ou o xubuntu muito bem.

3 Likes

Linux Lite
Distro bem leve e bonita, baseada no Ubuntu LTS.

0 Likes

Testa um Lubuntu com LXQt, que já tem um visual mais bonito ao meu ver que quando era LXDE. Xubuntu, Mint XFCE e outra distro based-Ubuntu com tal interface também seria uma excelente opção, XFCE é muito bom. Se quiser testar algo diferente, Duzero, que é brazuka e a galera é muito atenciosa no fórum, Cláudio é gente boa demais.

0 Likes

Bom cara melhor esquecer o cinnamon ira rodar mas não bem recomendo o lubuntu 18.04 pq a 18.10 esta bem mais pesada ou ate mesmo um xubuntu depende do gosto seu ou do seus avos um mint xfce tambem acho q rodaria bem.

1 Like

Eu tentaria o Mint xcfe, lubuntu ou xubuntu.

1 Like

Bom dia @Tosca16

De fato o lubuntu Lxqt é mais bonito que o Lxde e tem,para mim,uma ferramenta que falta ao Lxde, que é a busca no menu. Porém, não recomendo o Lubuntu com LXQt porque ele só terá suporte até junho… Não fosse esse detalhe, o lxqt seria a minha recomendação.

0 Likes

Ao meu ver vá de MANJARO XFCE

Uma distribuição linux para quem não quer ter trabalho tem que ter uma central de atualizações fácil, algo que o Mint e o Manjaro tem.

Eu usei Xubuntu, Lubuntu (LXDE e LXqt), Mint CInnamon e XFCE, Manjaro XFCE.

• Aqui, as distros com XFCE se mostraram bastantes bugadas, o Xubuntu as coisas não funcionavam direito e se eu tentasse remover um simples jogo que já vinha pré-instalado simplesmente na próxima inicialização o sistema não iniciava (o desktop), já o Mint XFCE apresentou também vários bugs.

• O Lubuntu eu até que gostava quando era XFCE, e não curti visualmente o LXqt, mas realmente são distros bastante leves.

• O Mint Cinnamon, era a distro que eu utilizava porém pesava no computador.

• Manjaro XFCE - Pra mim foi a melhor distro, se apresentou extramamente leve, estável e com uma interface muito bonita e simples de se usar, além de ter o PAMAC como central de atualizações/loja o que facilita muito a vida.

Lembrando que isso é com base nas minhas experiências

1 Like

Acho que uma opção legal seria o Linux Mint 19.1 XFCE, com o WPS Office como alternativa ao MS Office. E não precisaria deixar o visual idêntico ao do Windows 10, mas se quiser, o XFCE é altamente customizável, e mudando a cor de algumas barras e janelas, mais um papel de parede “familiar” à eles, é bem provável de ter um computador que possa usar por mais um bom tempo, sem preocupação com os vírus que você citou.

1 Like

Esperaria o 19.04 LTS.

0 Likes

Também não recomendaria. Deve ser lançada no final de abril e o suporte só vai durar até janeiro… Apenas 9 meses de suporte… Para um casal de idosos como usuários… não acho uma opção válida.

0 Likes

Versões LTS são lançadas em anos pares, no mês de abril. 12.04, 14.04, 16.04, 18.04, 20.04, 22.04, 24.04, etc.

1 Like

Eu iria de Debian com Mate ou XFCE. O Debian consome menos RAM que o Ubuntu e Manjaro com os mesmos DEs, além disso você pode configurar o unattended-upgrades para atualizar o sistema silenciosamente no background, mantendo o PC deles seguro.

0 Likes

Tô por fora do Ubuntu, usei a muito tempo atrás hehe; época do Unity ainda hehe. Mas já teria seus 1 ano e meio de suporte, né?

0 Likes

Versões não LTS tem 9 meses de suporte, é o suficiente para chegar a próxima versão do Ubuntu e dar ao usuário 3 meses de “folga” para atualizar.

1 Like

Segundo Mark Shuttleworth, da Canonical, o ubuntu 18.04 e seus derivados (Lubuntu, Kubunto, Xubunto, etc) terão suporte de 10 anos!

1 Like

Testa o Xubuntu ou Lubuntu

0 Likes

Linux Lite, Lubuntu, Xubuntu, Mint XFCE…

0 Likes

esse pc não é tão ruim assim. pela facilidade no uso e busca de soluções… Xubuntu.

recomendo também o Zorin (é derivado do Ubuntu) que é fácil de usar, minha mãe usa tranquilamente há alguns anos.

1 Like