Ajuda para escolher uma distro

Linux Mint(em qualquer ambiente grafico), Zorin OS e Manjaro XFCE ou KDE

Mas o Deepin não tem imagem LIVE e como foi especificado, ele não pode instalar nada na máquina. Nesse caso, o mais indicado seria o Extix.

Fiz isso mas agora toda vez que boot do usb, eh como se tivesse fazendo isso pelaprimeira vez.
ele n salva oq eu intalo ou configuro, tipo rede wife/senha e afins.
Como faço essa instalacao ficar permanente no usb, sempre que instalar algo, instalar no pendrive e coisa do tipo?

Tinha entendido que era para instalar no HD, indicaram acima como instalar no pendrive.

Eu quero que o linux fique no pendrive e rode qnd eu quiser, espetando o pendrive. Configs/intalls e tudo miais fique confinado no pendrive e leve ele pra outros lugares.

É um equivoco bem comum, o Deepin possui modo live sim:

Recomendo ir testando as sugestões para encontrar a sua distro.

Minhas indicações:

  • Manjaro
  • EndeavourOS
1 curtida

Zorin,Linux mint ou até um kubuntu

Usa o Linux Mint Cinnamon, uma distro muito poderosa e fácil de usar e que vai te dar quase ou nenhum problema. Quando migrei pro Linux testei umas 8 distro diferente e ela foi a que melhor me atendeu.

Baixa a .iso nesse link: Linux Mint 19.3 "Tricia" - Linux Mint

Pode queimar pelo rufus que dá certo. Quando você bootar o pendrive vai iniciar em uma versão live do mint. Dá pra usar deboa o sistema porém os dados não ficarão salvos eu acredito.

Daí só rodar o instalador e instalar onde quiser, pode ser até em outro pendrive/hd externo se preferir.

Acho que é isto. Inclusive o @Dio usa o Linux Mint.

Concordo com o @Pio, faça os teste das ISOs em uma VM, recomendo utilizar Virtual Box, é fácil e o Dio tem vários vídeos a respeito. Quando migrei para o Linux, testei umas 20 distro até que optei usar o Ubuntu.

Estou com pendrive1 de 16gb com a intall queimada nele.
Tenho um pendrive2 de 64gb onde vai ser o install
N sei o pq mas o install eh feito no pendrive mas o boot n eh instalado.
Termino o install, desgrudo o pendrive1, tento dar boot no pendrive2 e ele nem aparece na lista de opcoes.
Na hora de fazer o install, ja coloquei particao primaria/logia, ja fim com e sem swap e na parte de baixo ali escolho pra intalar o boot no pendrive e ele n isntala.
Alguma luz?

1-Fui no site do mint e baixei o .iso da versao cinamon
2-Uso o balena pra queimar esse iso no pendrive1
3-Booto o notebook com o pd1, o installer do mint sobe normal
4-clico no install mint, escolho a opcao avançada de install, ele me mostra todos os meus drives.
5-Escolho o pendrive2 de 64gb, crio uma particao primaria de 55gb ext4 montada no /
6-Critou uma particao primara pra swap com o resto que sobrou
7-Escolho pra ele instalar o boot no pendrive de 64 e dou install
Ele faz a instalacao, tento bootar pelo pendrive2 e ele nem aparece a opcao de bootar por ele, aparentemente o boot n foi instalado no pendrive2.

Tenta criar uma partição EFI no pendrive e instala o boot nela. Se nao me engano tem a opção no instalador.

tamanho? opcoes? pode ser mais especifico?

Eu recomendo colocar uns 512 MB no /boot, já que é a mesma quantidade que a instalação automática.

N tem opcao de particao ETF.
Tem ext4, ext3, ext2, btrfs, jfs, xfs, fat16, fat32, swap area, physical volume for encryption e do not use this partition.

To achando que eh algo com o pendrive, to fazendo uns testes auqi pra ver, mas n tenho certeza.

Cria uma EFI de 512MB. E procure algo como Gerenciador de Boot ou GRUB e coloca pra ir no pen drive.

Só uma dúvida, ta indo de Mint?

Sim, estou usando o mint

2 curtidas