Ajuda em instalação de distro

Pessoal, eu instalei uma distro Linux essa semana (Zorin Os), não gostei muito do layout dele. Aí eu resolvi que vou instalar o deepin. A minha dúvida é quando eu abro o ambiente virtual é normal não aparecer a conectividade de internet?
O meu notebook é slim e não tem entrada Rj45 para mim é essencial e obrigatório conectar no wi-fi. Ajude-me por favor.

Ambiente virtual a que você se refere é o live usb? Não aparece o ícone de wifi pra você conectar a Internet?

Abre o terminal e digita:
$ ip a

Vê se no ouptup aparece algo como: wlo1, wlp2so, etc. Esses são os identificadores da sua interface de placa de rede.

2 Curtidas

Posta aqui o ouput do comando abaixo:
$ lspci -nnk | grep -i net -A3

Pra gente ver sua placa de wifi e se ela tem suporte no kernel do deepin

2 Curtidas

Isso o live USB, não aparece o ícone de wi-fi e quando entro em network so aparece outros comandos como cria uma vpn

Executa esse comando aqui e posta o resultado

Não está reconhecendo o segundo comando, apenas o primeiro.
Creio que eu não esteja digitando de forma correta, porém, já tentei várias vezes e não reconhece o comando. “Command not found”

No primeiro aparece alguma interface de wifi?

Pro segundo, voce pode digitar só o lspci e tentar encontrar no olho mesmo onde está a placa de wifi. Ou copia toda a saída do comando aqui.

O meu, por exemplo, é um: Network controller: Intel Corporation Centrino Wireless-N 2230 (rev c4)

1 Curtida

Digitei o comando e não encontrei o network controller. não estou conseguindo enviar a foto por aqui

As opções que apareceram foram:
Host bridge
VGA compatible controller
Multimídia controller
Encryption controller
Isa bridge.
Obs: na sua outra mensagem pediu para soltar o o comando aqui, porém estou usando o fórum pelo celular. Porque só tenho um PC e já estou em modo de instalação daí não dá pra fazer como vc pediu.

Que estranho. O wifi estava se conectando normalmente no Zorin? Seria interessante rodar esse comando num ambiente que o wifi funciona.

Sabendo qual a sua placa da pra saber se o deepin suporta ela ou não

No Zorin funciona perfeitamente, ainda não instalei o deepin. O “notebook” é da positivo acho que deve ter alguma coisa relacionada ao hardware. O mint antes de instalar o Zorin funcionava o wi-fi e agora não mais, assim como o deepin

1 Curtida

Eu fiz o comando no Zorin, porém só apareceram as mesmas opções. Desisto.
Se possível me ajude ao menos a colocar uma skin ou tema que possa mudar o layout.

Qual o modelo do notebook? Da pra procurar as especificações na internet

Talvez a placa n use conexão pci.

Checa na bios se não tem uma opção pra desativar ela. Você não tem um daqueles adaptadores wifi pra usb não, né? Se tivesse poderia ficar usando eles de forma temporária

Ele tem algum botão externo de ligar/desligar a wifi?

Tenta o comando lsusb tbm, vai que aparece algo. E lembra de checar se de alguma forma não tem está desativado na bios

1 Curtida

Se nada der certo, tem os adaptadores, não é o ideal, mas, pode resolver:

Exato, em último caso usa o adaptador de paliativo.

Se nada resolver o problema pode ser Hardware. Em outros forums usuários relataram que tirando e colocando a placa resolveu. [SOLVED] Wireless Card disappeared

Mas antes vamos tentar ver o modelo do seu notebook, pra saber se a placa é pci mesmo e sem tem o modelo dela.

1 Curtida

Se funciona no zorin mas não em outras distros então acredito que seja um problema de firmware. Mas pra ter certeza tem que descobrir o modelo da placa.

Tem que ler esse artigo com calma: Wireless network configuration - ArchWiki

Tenta esse comando aqui: dmesg | grep firmware

Obrigado pela atenção.
Boa semana.