[AJUDA] Debian 10 com desempenho de vídeo estranho

Olá pessoal, queria uma ajuda de vocês. Isso acontece desde que usava o Debian 9 e acho estranho, uso o mesmo com a interface xfce, minhas configs são:

CPU: Intel Celeron 3205U (2) @ 1.500GHz
GPU: Intel HD Graphics
4GB RAM
120GB SSD

E por algum motivo o vídeo está um pouco estranho, o sistema funciona de boa, mas quando dou scroll rápido em uma página ou movimentos as janelas abertas rapidamente eu consigo ver alguns traçados na tela, como se ela estivesse renderizando o movimento feito. Não sei ao certo como explicar, mas lembro-me que na minha época de Windows isso acontecia quando os drivers de vídeo não haviam sido instalados após a formatação, mas assim que atualizava o sistema ele ficava normal, porém eu não achei drivers pra baixar e vi que aparentemente já vem no Kernel.
Em outros sistemas que usei, Mint e Deepin tudo funcionou corretamente, Mint com xfce aliás.
Então, se alguém puder me ajudar, eu ficarei grato!

Experimentei o Debian 10 no meu netbook, mas parece que ele não tem nenhum script ou modo de detecção do vídeo. Parece que ele sempre inicia com o driver vesa, com a resolução ruim. Foi só no modo live, pois estava meio sem paciência de instalar e sair procurando solução. Já vi que tem que ser na unha mesmo, mas estou meio sem tempo para isso atualmente.

2 curtidas

Obrigado, já me deu um caminho.

1 curtida