Como Instalar distro em Notebook ASUS X541UA

Olá galera, recentemente adquiri esse notebook mas não consigo instalar nenhuma distribuição nele. Já tentei:

Mint XFXC
Mint Cinammon
Kubuntu 19.10
KDE Neon
Xubuntu 19.10
Manjaro KDE

Ele até sobe a live usb, mais ao clicar na rede wireless ou outra função aparece um monte de letra passando na tela sem parar, com uma mensagem de erro tipo: PCI Error ou algo assim, é muito rápido.

Já criei o pendrive no rufus em MBR, GPT… Atualizei a BIOS do note pela última disponível no site da ASUS, mesmo assim o problema persiste.:weary:
Não sei mais o que fazer, já desabilitei security boot, liguei a opção CSM, e não é o pendrive o problema, já testei com outro e nada.
Já o windows instala de boa, 8.1, o 10 e funciona sem problema algum!

Gente se alguém souber, por favor me ajudem, fiz umas pesquisas e parece que é um erro nessa 6ª geração do chip Intel, pra uns dá erro de falta de espaço no disco, outros algo relacionado a pci, e tem que editar e colar umas linhas de comando no grub, mais não entendi direito.
Eu realmente não sei mais o que fazer… Primeira vez que passo por esse tipo de problema!:weary: :sob:
Abaixo deixo a configuração do danado…

Processador
Processador Intel® Core™ i3 6006U
Sistema Operacional
Windows 10 Home
Memória
DDR4 2133MHz SDRAM, até 16 GB SDRAM
Gráfico
Intel HD Graphics 520
Armazenamento
Hard Drives:
1TB 5400RPM SATA HDD

1 curtida

Olá @sylar360 tudo beleza?

Tenho visto muitos tópicos sendo abertos aqui no fórum reclamando de problemas para instalar distribuições linux em notebook Asus. Eu tenho algumas sugestões:

  1. Faça um teste com o RegataOS (distro brasileira) e com o Pop!OS 19.10 - atualmente me parecem as melhores opções para lidar com hardwares “manhosos”.
  2. Considerando que seu notebook ainda está na garantia entre em contato com o suporte técnico e relate seu problema, certamente você não foi o primeiro cliente a ter esse tipo de problema e provavelmente eles possuem alguma recomendação que você pode seguir.
  3. Procure por alguma opção parecida com IOMMU na BIOS, se estiver como AUTO ou OFF, mude para ON (ENABLED) e faça uma nova tentativa de instalação.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Muito obrigado pela atenção amigo! Vou procurar essa opção na bios, não lembro de tê-la visto .

2 curtidas

Não deu certo, estou quase desistindo, será que alguém saberia me ajudar com esse problema???

1 curtida

Irmão eu sugiro você a desistir. Acredito que você não vai conseguir instalar nenhuma distribuição Linux nesse notebook.
Falo isso porque eu tenho um notebook do mesmo modelo com a mesma configuração e eu também estou a mais de 6 meses nessa guerra tentando instalar várias distribuições e nenhuma dá certo.
No meu caso eu consigo instalar normalmente qualquer distro, porém com mais ou menos 2 ou 3 horas depois que o sistema é instalado aparece uma mensagem dizendo que há pouco espaço na partição root.
Eu instalei a popOs abrir o terminal e dei o comando df -h e fiquei observando…
Em /dev/sda3 o espaço em disco vai enchendo enchendo até consumir todo o espaço disponível o sistema trava e depois morre…

Já fiz todas as mudanças possíveis na bios.
Troquei o HD por um SSD
Troquei de pendrive bootável
Desabilitei o securi boot
Troquei a memória aumentei mais 4GB
Testei outras distribuições inclusive a pop OS e a regata os (distribuições ótimas para hardwares manhosos)
O que eu recomendo você fazer é trocar de equipamento ou ficar com o bom e velho Windows

mano depois de mais de 6 meses encontrei a solução para esse problema
basta abrir o terminal e instalar esse pacote
sudo apt-get install busybox-syslogd

depois vc navega até a pasta cd /var log e esvazia os arquivos syslog e kern.log
depois que fizer isso reinicia a maquina e seje feliz.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.