Ajuda com o Ubuntu que útiliza "apenas um núcleo gargalando"

Estou com esse problema faz umas 2 semanas, já instalei desde a 14lts, 16lts 18lts e agora a 19 mas todas acontecem a mesma coisa já coloquei a frequencia da cpu em performance e powersafe e não mudou nada! Ajuda ae pessoal kk

Qual o seu processador?

Dê um pouco mais de informações para podermos te ajudar: distribuição, setup.
Para fazer alterações do tipo que você citou é necessário mexer em configurações bem profundas do Kernel, se puder, informe quais mudanças você fez no SO.

1 curtida

Isso só acontece com o Gnome? :thinking:
Teste o Xubuntu e veja se isso também ocorre nele :slight_smile:

É um Intel Core i7-3517U, (Notebook CCE Ultra Thin T745 - Intel Core i7-3517U - HD...), 8GB RAM + SSD 120GB

1 curtida

Eu fiz um dualboot dual boot e já formatei inúmeras vezes e sempre a mesma coisa, na versão teste (live do pen drive) ele roda liso em todas versões depois de um tempo ele foca só num núcleo

Eu testei o MATE e rodou liso, só não consigo entender o porquê de só na versão “padrão” do ubuntu dar isso, acho tão lindo o visual dele, queria poder usá-lo :confused:

1 curtida

A distro que está atualmente é a 19.04 (Que acabou até perdendo o grub que eu tinha no mate kk ((estava com 2 so o mate e o win10 instalei o 19 e da bot direto no 19 mas é só mudar no botsystem dai))

1 curtida

Mas mesmo quando só tinha o 19.04 e o win dava a mesma coisa

1 curtida

É possível que algo na BIOS do seu computador que precise ser ajustado, verifique se existe a opção IOMMU e se ela está como ENABLE (no meu caso deixar como AUTO não funcionou).

Eu dei uma pesquisada aqui e achei essa discussão que pode te ajudar:

1 curtida

Não sei se realmente tem a ver, mas esses computadores da CCE tinham chipsets não muito bons, e na terceira geração, pode ser que ele não saiba distribuir direito a carga. Ou que o programa que você esteja usando esteja orientado para usar apenas um core.

2 curtidas

Meu notebook (Dell) usa um Core I3 da mesma geração que esse seu processador e aqui a utilização das threads está normal. E olha que eu testei uma pancada de distros, só para citar algumas: Manjaro, Solus, Deepin, Elementary, Debian e Pop!.

O que eu observei no notebook e que não ocorre no meu desktop é que alguns processos levam 1 das threads até quase 100% depois abaixa para perto de 10% e se o processo ainda precisar de recursos, ele pega outra thread e sobe até quase 100%.

Esse comportamento se repetiu em todas as distribuições que eu testei, mas em nenhuma delas encontrei programas que ficassem consumindo apenas 1 thread fixa como você está reportando.

1 curtida