Ajuda com Battery Threshold [TLP]

Boa Tarde Senhores (as)

Trata-se de um Samsung Book 2021, onde não é possivel gerenciar a carga de bateria pela BIOS / UEFI

Pelo Windows há o App Samsung Settings que me permite interromper o carregamento da bateria quando atinge 85% sendo o equivalente de desconectar a bateria e utilizar somente a corrente alternada

Uma vez ativado este recurso no Windows posso formatar e instalar qualquer distribuição linux que permaneço com o threshold interrompendo a carga em 85% , mas mesmo no Windows algo faz com que seja necessário reativar este recurso no App com o passar do tempo

No Linux o TLP falha em me permitir gerenciar o carregamento e desconheço o motivo de não haver os três arquivos citados na imagem abaixo

Parece que o power-profiles-daemon está instalado, ele conflita com o TLP.
O aconselhável é desinstalá-lo (sudo apt remove --purge power-profiles-daemon) reiniciar e instalar o TLP. O TLP 1.8 acabou de sair do forno hoje. (instala ele e tira a versão beta).

1 curtida

É isso que você está procurando?

https://linrunner.de/tlp/usage/tlp.html

Removi o power-profiles-daemon e também a versão Beta do TLP
Ainda tenho o mesmo status citado anteriormente
E a TLP UI não funciona com esta versão 1.8.0

Dá uma lida no link aí de cima, parece que tem um tópico que aborda o tema que você quer:

“Change battery charge thresholds temporarily”

sudo tlp setcharge 75 85 BAT1

Error: there is no hardware driver support for charge thresholds.

Me esqueci de citar que é necessário manter um parametro de inicialização no grub para o sistema não crashar após instalação do TLP

intel_idle.max_cstate=1

E qualquer Firmware Linux a partir do 6.9 me obriga a manter o parametro que impede economia de energia na interface sata

ahci.mobile_lpm_policy=0

Já que você utiliza o Gnome, tem essa extensão que talvez possa resolver esse problema, já que ela trata justamente desses limites: Battery Health Charging - GNOME Shell Extensions

1 curtida

Battery Health Charging :heart_eyes:

Que sonho poder gerenciar a bateria desta maneira, Mas de cara já acusou dispositivo incompatível.

Uma coisa é certa, Notebook com BIOS / UEFI travadas e Chip Wi-Fi & Bluetooth soldados na placa mãe nunca mais

A ““SOLUÇÃO”” temporária adotada foi manter um SSD externo com Win To Go para poder reativar quando necessário o Battery Care e de quebra tenho um Windows para alguma aplicação especifica

1 curtida

Infelizmente algumas marcas de note não são compatíveis ou são parcialmente compatíveis necessitando compilar e tals.

1 curtida

Vi este artigo hoje, no caso a solução passaria pelo uso do KDE plasma que tem o recurso nativamente, já o gnome é como acima , algumas marcas são incompatíveis:

1 curtida

Tentei sem sucesso com o Beta do Fedora KDE 42

Simplesmente não aparece as opções de gerenciamento de Bateria (Péssimo Hardware o meu)

Muitíssimo Obrigado por ainda tentar depois de tanto tempo

O gerenciamento manual da bateria funciona?

Geralmente os programas gráficos pega os dados de /sys/class/…/BAT../

Samsung tem suporte para o Linux?

Verifica se os arquivos com “not available” na tela realmente existe no seu Linux.