Trata-se de um Samsung Book 2021, onde não é possivel gerenciar a carga de bateria pela BIOS / UEFI
Pelo Windows há o App Samsung Settings que me permite interromper o carregamento da bateria quando atinge 85% sendo o equivalente de desconectar a bateria e utilizar somente a corrente alternada
Uma vez ativado este recurso no Windows posso formatar e instalar qualquer distribuição linux que permaneço com o threshold interrompendo a carga em 85% , mas mesmo no Windows algo faz com que seja necessário reativar este recurso no App com o passar do tempo
Parece que o power-profiles-daemon está instalado, ele conflita com o TLP.
O aconselhável é desinstalá-lo (sudo apt remove --purge power-profiles-daemon) reiniciar e instalar o TLP. O TLP 1.8 acabou de sair do forno hoje. (instala ele e tira a versão beta).
Removi o power-profiles-daemon e também a versão Beta do TLP
Ainda tenho o mesmo status citado anteriormente
E a TLP UI não funciona com esta versão 1.8.0
Que sonho poder gerenciar a bateria desta maneira, Mas de cara já acusou dispositivo incompatível.
Uma coisa é certa, Notebook com BIOS / UEFI travadas e Chip Wi-Fi & Bluetooth soldados na placa mãe nunca mais
A ““SOLUÇÃO”” temporária adotada foi manter um SSD externo com Win To Go para poder reativar quando necessário o Battery Care e de quebra tenho um Windows para alguma aplicação especifica
Vi este artigo hoje, no caso a solução passaria pelo uso do KDE plasma que tem o recurso nativamente, já o gnome é como acima , algumas marcas são incompatíveis: