Ajuda ao Configurar Script AMDGPU- Fan Control no KDE Neon

Boa tarde Galera, alguém poderia me ajudar a configurar o script amdgpu-fancontrol de uma forma nativa no sistema ?

Consegui fazer com que ele trabalhe nas temperaturas que eu gostaria, mas funciona somente quando executo o script no terminal. É possível transforma-lo em um serviço nativo que inicia juntamente ao sistema, antes mesmo do login do usuário ?

Notei que quando o script está em execução, aplicações como psensor e lm-sensors não mostram o rpm correto das fans, mesmo com o pwm1 no valor 0, as mesmas mostram valores mínimos de ~750rpm. O script retorna valores mais reais, pois quando o pwm está em 0 as ventoinhas realmente param de rodar automaticamente.

:thinking::thinking::thinking:

1 curtida

Tem sim. Cria um serviço para ele e manda iniciar com o computador.

1 curtida

Consegui criar o serviço, mas a leitura dos aplicativos ainda são divergentes. Saberia o que pode ser ?

Abri meu gabinete e acontece o seguinte, quando o fan pára, a informação da rotação dele deixa de ser atualizada. Então se vc parar a ventoinha com a mão, ele continua dando último valor e fica repetindo…

while true; do sleep 1; cat fan1_input; done

Da mesma forma se o programa manda a ventoinha parar de girar, ela congela o valor na rotação que tava.

Me parece um bug no código, ou uma característica do sensor das placas radeon que não informam o zero…

1 curtida

Interessante… então não é um Bug, é uma característica. Obrigado por esclarecer.

Tenho placa video rx 5500XT vem de fabrica com fan-stop nem mesmo com seu script nao esta ligando as fans e esta batendo facilmente os 50 graus com videos full hd. Antes esquecao acabei descobrir tem ajustar velocidade do FAN e a temperatura minima para ligar FAN manha vou tentar colocar na inicializacao utilizando passos abaixo,

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Executar-Script-na-Inicializacao-do-Sistema-com-Systemd

Estava procurnado sobre isso se chama fans-top mas sinceramente produto vem fan de fabrica porque nao usar ??? Caso problema for ruido ideal era fazer ajuste em vez simplesmente desligar alias seu script Dsr ajudou muito.

Estive com problemas com algumas em distros não baseadas no Ubuntu, mas consegui solucionar instalando o complemento bc via terminal. A questão da necessidade é um atributo pessoal, para mim é mais vantajoso uma fan que só ligue quando necessário, o que consequentemente diminuirá o pó que irá se acumular no gabinete.

Sempre utilizei placas Nvidia, e após mudar para a AMD vi que o padrão não era o que eu gostava, então utilizei o script para personalizar o funcionamento.

Caso se interesse em personalizar a sua, criei vários perfis:
#Basta colocar no arquivo de configuração do Script o padrão que você mais se identifica.

Padrão < 50 Graus
TEMPS=( 48000 50000 55000 75000 85000 )
PWMS=( 0 89 102 153 205 )

Padrão Nvidia
TEMPS=( 60000 61000 75000 85000 )
PWMS=( 0 102 153 205 )

Padrão AMD Windows
TEMPS=( 49000 50000 75000 84000 )
PWMS=( 0 102 153 205 )

Padrão AMDGPU
TEMPS=( 65000 66000 75000 85000 )
PWMS=( 0 102 153 205 )

Pensei exatamente isso criar 2 perfis diferentes entao e somente separar por espaços as temperaturas e velocidade da FAN ???

Sim, mas pode utilizar apenas um padrão por vez.

Valeu mano realmente ajudou ate coloquei um comentario no video sobre placas videos no Linux falta amd disponibilizar uma ferramenta para facilitar alguns ajustes igual NVIDIA alias propia empresa disponibiliza para windows.

1 curtida

Boa tarde esse script bem util para mater FAN funcionando porem percebi primeiros dias de uso apos suspender minha maquina e depois voltar simplesmente nao volta girar os fans alguem tem como posso mudar essa situaçao ?

1 curtida

Tentou executar o script como um serviço systemd ?

Se vc criou um serviço e ele para de funcionar no retorno da suspensão, o jeito fácil é criar uma diretiva pro systemd reiniciar esse serviço quando voltar da suspensão.

Crie esse arquivo /lib/systemd/system-sleep/MEUSERVIÇO e coloque o conteúdo

#!/bin/sh
case "$1" in
    post)
       systemctl restart MEUSERVIÇO
    ;;
esac

Alterando conforme a necessidade. Talvez seja necessário adicionar a permissão de execução.

Mais detalhes:

Legal vou testar isso quando chegar na minha casa.

1 curtida

Fiz um rascunho para facilitar a utilização do script:

Script para configuracao:

Configuracao do Systemd:

renomear: etc-amdgpu-fancontrol.cfg para amdgpu-fancontrol.cfg

Comandos:
sudo mv amdgpu-fancontrol /usr/bin/
sudo mv amdgpu-fancontrol.service /lib/systemd/system/
sudo mv amdgpu-fancontrol.cfg /etc/

sudo systemctl enable amdgpu-fancontrol.service
sudo systemctl daemon-reload
sudo systemctl start amdgpu-fancontrol.service
sudo systemctl status amdgpu-fancontrol.service

Perfils:

Padrão < 50 Graus
TEMPS=( 48000 50000 55000 75000 85000 )
PWMS=( 0 89 102 153 205 )

Padrão Nvidia
TEMPS=( 60000 61000 75000 85000 )
PWMS=( 0 102 153 205 )

Padrão AMD Windows
TEMPS=( 49000 50000 75000 84000 )
PWMS=( 0 102 153 205 )

Padrão AMDGPU
TEMPS=( 65000 66000 75000 85000 )
PWMS=( 0 102 153 205 )

vc esqueceu incluir parte do deleterium para manter serviço funcionando apos deixar maquina suspenso.