Ainda Vale a Pena o SteamOS?

Ainda Vale a Pena o SteamOS?

Live do Canal Adrenaline!

Definidamente, o pessoal do Adrenaline tem má fé em falar de Linux, principalmente o BoyFPS la, lamentável.

Os caras estavam sendo bem de boa, eles até comento que tinha muita gente falando que o SteamOS não é a melhor opção e ele disse que iria envia uma mensagem pro Dio pra vê qual o melhor SO (pedir umas dicas) pra faze uma live mais completa mostrando o Linux.
Eu acho que se eles fala “mal” de linux não é proposital, pelo menos a impressão que eles passo na live foi que eles não tem muito conhecimento e como eu comentei antes eles estavam até disposto em conversa com o Dio pra entende mais e faze algo mais completo.

1 curtida

Tem sim um preconceito, e muita desinformação técnica a respeito.
Até compreendo que hoje, em se tratando do SteamOS, a percepção de um leigo seria válida, o sistema era pra ser “plug in play”, entretanto ao menos o Diego deveria saber algumas soluções, e ter entrado em fóruns pra saber mais ou menos quais jogos rodam, como rodariam e algumas como ele mesmo diz “gambiarras”.

Ele chego a comenta sobre isso, mas como ele mesmo disse o foco é sabe quais jogos roda sem ter que faze nenhum modificação e como o PC que estava rodando os jogos na live não estava com ele isso seria mais chatinho pra ele faze.

Hoje, com essa quarentena toda, foi bem atípico; mas eles poderiam ter lido mais, ter noção que o SteamOS não rodaria X games, especialmente com uma AMD Radeon kkk; para ele ao não abrir o game, dizer que já sabia, e a solução encontrada seria X ou Y, ou que infelizmente mais usuários tem o mesmo problema, e que não há compatibilidade com aquela versão em específico. Se ele iria fazer as “gambiarras” durante a live, creio que nem seria o foco, pois fugiria da proposta do SteamOS, que seria sentar e rodar.

Eu escuto essa de “Vamos conversar com o Dio” desde quando saiu o Proton. E na moral, nao boto fé nao. Se vierem show, mas nao aposto uma paçoquita. Eles sabem q o SteamOS nao ta pronto pra geral jogar e ainda insistem. E me desculpa, eles tem uma ■■■■ má vontade com Linux sim, é só ver os videos, vc percebe o desdem deles.

1 curtida

O Diego força muito a barra, e ele sabe disso, sabe pq da audiência falar “mal”. Ele como um cara da área de TI, acho q é formado em alguma coisa, deveria saber aonde procurar e como solucionar e tals, mas o q ele faz é de má vontade mesmo.

Se ele quisesse saber quais jogos iria rodar, ele deveria ter pesquisado mais e tals, e não somente fazer o mesmo q ele fez quando o Proton foi lançado. Ali no minimo ele foi preguiçoso.

Entendo, mas quanto ao SteamOS é por simplesmente ser o que a galera mais pede, ou que num momento se mostrou ser a vedete para games no mundo Linux. Pra um canal não especializado em Linux fez sentido na época que eles fizeram a primeira Steam Machine, pois era o projeto da Valve, todo mundo até quem era de fora do mundo Linux, sabia. Mas acho que eles poderiam ter feito mais vídeos com o Ubuntu, por exemplo, por ser a distro mais usada e conhecida no público. Agora por exemplo, pediram muito RegataOS e GamerOS mas não veria pra tipo encontrar por lá algo assim: “Conheça o GamerOS, uma distro baseada no Arch, que roda muito bem os jogos no Linux” ; fugiria muito do público deles. Mas uma comparação marota, tipo “Ubuntu 20.04 vs Windows 10 em jogos” já seria algo que muitos canais fora o mundo Linux fariam e fazem.

Mas recomendar o Diolinux, mostra que ele sabe quem faz esse tipo de conteúdo que ele faz de maneira displicente, é algo correto da parte dele.

1 curtida

Olha, o q mais vejo foi a galera pedindo o Ubuntu mesmo, como vc mencionou depois. Pra mim, eles sendo um canal de tecnologia e games, poderiam pelo menos ficar antenados no q é mais popular, coisa q o SteamOS nao é rsrsrs e sim o Ubuntu. Dai sim fazer a comparação, ver como instala e tals. Mas como falei, eles tem uma baitaaaaa “preguiça” quando é pra falar de Linux e Games na mesma materia e frase, isso é fato ja kkkkk

1 curtida

Quer uma comparação, vê como o Redator la do Olhar Digital mudou a abordagem depois de ouvir a comunidade e tals, os posts sobre Linux no site ficaram muito mais ricos para quem é fora da nossa ““bolha””. Tecnoblog idem.

1 curtida

O que eu gostaria de vê seria o mesmo tipo de vídeo que eles compararam as aplicações no Windows com o OSX, fazendo benchmark e comparando tempo de renderização. Mas como eles não são especializados em Linux daria um trabalho extra pra eles, fora que não sei se eles saberiam por outras ferramentas, fora as da ADOBE, nos testes. Outro teste sintético que seria bacana seria do Clear Linux, já que eles pegam muitos processadores topo de linha da Intel.

1 curtida

Olha, sendo bem sincero man, se eles saíssem da bolha ADOBE e afins ja seria um passo gigante, tipo usar GIMP, Inkscape e Davinci Resolve ja seria um marco. Benchmark seria massa mesmo, usando ferramentas multi sistemas e tals, mas duvido muito q fariam, pois nao parece q fazem um pesquisa “taoooooooooo” aprofundada e tals. E sobre o Clear Linux, eu deixaria de fora, pois é um sistema voltado para devs e nao para o publico em geral.

1 curtida

Clear Linux só pra teste sintético mesmo, rodar benchmark e analisar desempenho. Mas pra isso temos os Phoronix da vida hehe.

Eu até acreditei pois não acompanho eles e foi a primeira vez que entrei em uma live deles.

Então, depois do vídeo q eles fizeram la do Proton, quando saiu, a gente do Diolinux fizemos o contato e tals, e ate hj estamos esperando algo, sei la, pra fazer um collab e tals. Mas, é mais fácil o Office chegar do q esse collab viu kkkkkk

1 curtida

Se o Diolinux já ofereceu uma “consultoria” pra eles, eles não fazem um conteúdo decente de Linux por que não querem mesmo, ou tem vergonha de ser um site de tecnologia que não sabe nada de um sistema tão importante quanto o Linux.

3 curtidas