AgStack Foundation; uma iniciativa da Linux Foundation para levar tecnologias open-source ao agronegócio

A Linux Foundation lançou, na semana passada, a AgStack Foundation, projeto de infraestrutura digital com código aberto para o ecossistema mundial da agropecuária.

A reconhecida organização sem fins lucrativos fomenta a inovação aberta ao disponibilizar linhas de programação de softwares e dados de forma gratuita a fim de facilitar o trabalho de programadores no desenvolvimento de novas soluções.

Deste modo, a AgStack Foundation visa melhorar a eficiência da agricultura global por meio da criação, manutenção e aprimoramento de infraestrutura digital voltada ao setor em todo o mundo.

Para Sumer Johal, diretor-executivo da AgStack, o ecossistema global da agricultura precisa desesperadamente de uma reforma digital pois há muita perda de produtividade e inovação devido à ausência de ferramentas e dados reutilizáveis.

“Estou animado para liderar esta comunidade de líderes, colaboradores e membros de vários setores e países para ajudar a construir este recurso comum e reutilizável. A AgStack ajudará todas as partes interessadas na agricultura global com ferramentas e dados digitais abertos”, disse.

Quase um terço da produção de alimentos é desperdiçada, enquanto 9% das pessoas no mundo passam fome ou estão subnutridas. Essa realidade, em parte, se dá por sistemas de tecnologia lentos, ineficientes e não escaláveis na cada vez mais complexa cadeia de abastecimento agrícola.

Inovação aberta

A AgStack usará colaboração e software de código aberto para construir a infraestrutura digital do século 21 e será um catalisador para a inovação aberta em novos aplicativos, soluções e ganho de escala.

AgStack consiste em um repositório aberto para criar e publicar modelos, de acesso fácil e gratuito a dados públicos, estruturas interoperáveis ??para uso em projetos de inovação aberta e ferramentas específicas.

Ele irá alavancar tecnologias existentes, como padrões agrícolas (AgGateway, UN-FAO, CAFA, USDA e NASA-AR); dados públicos (Landsat, Sentinel, NOAA e Soilgrids; modelos (UC-ANR IPM) e projetos de código aberto como Hyperledger, Kubernetes, Open Horizon, Postgres, Django e muito mais.

“É claro que, ao usar software de código aberto para padronizar a infraestrutura digital para a agricultura, a AgStack pode reduzir custos, acelerar a integração e permitir a inovação. É incrível ver indústrias como a agricultura usar princípios de código aberto para inovar”, disse Mike Dolan, gerente geral e vice-presidente sênior de projetos da Linux Foundation.

Os membros fundadores e colaboradores desta iniciativa incluem líderes das indústrias de tecnologia e agricultura, bem como de vários setores e localidades.

Entre eles, Agralogics, Call for Code, Centricity Global, Digital Green, Farm Foundation, farmOS, HPE, IBM, Mixing Bowl & Better Food Ventures, NIAB, OpenTeam, Our Sci, Produce Marketing Association, Purdue University / OATS & Agricultural Informatics Laboratório, a Universidade da Califórnia em Agricultura e Recursos Naturais (UC-ANR) e o Projeto SmartFarm da Universidade da Califórnia.

Fonte: Linux lança projeto aberto para agro - SENAR

Site oficial: https://agstack.org/

2 curtidas

Estou terminando uma graduação no curso de medicina veterinária, sempre fui usuário Linux em casa, mas tenho uma enorme dificuldade em achar softwares para o agro que tenham suporte ao sistema do pinguim.

É um mercado que investe muito em tecnologias de ponta, movimentando milhões de dólares em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A Linux Foundation dá um passo enorme para atrair novos investidores criando uma foundation voltado a desenvolver tecnologias de código aberto para o setor agropecuário.

3 curtidas

Segundo pesquisa uma das profissões que mais contratarão em 2022 será a de desenvolvedor de software para o agronegócio. Confirmando que as Agrotechs estão em alta!

1 curtida