Entrei na mundo de selfhosting a pouco tempo, e desde o primeiro contato notícias sobre o proton tem me causado certas dúvidas.
De forma geral, me parece uma plataforma estilo OneDrive/MS Outlook, Google Drive/Gmail, etc. mas com grande foco em criptografia e possibilidade de hospedagem local (como um nextcloud ou uma implementação conjunta de filebrowser)
Não tenho certeza se peguei a ideia ou o porquê do hype sobre esta plataforma e queria ver de vocês: o que o proton oferece de tão diferenciado para estar chamando tanta atenção?
Agradeço se puderem comentar suas experiências e o porque de terem adotado esse software.
O foco em privacidade via criptografia, de modo que nem mesmo a empresa teria a capacidade técnica de acessar os dados dos clientes;
Uma jurisdição sólida, afinal, a Proton é uma empresa baseada na Suíça, país com uma legislação historicamente conhecida pelo respeito à privacidade, embora notícias recentes sugiram que isso pode estar começando a mudar;
Uma alternativa sólida a soluções historicamente associadas às big techs, como Google e Microsoft;
Diversos serviços oferecidos são open source, podendo ser auditados;
A promessa de que a monetização ocorre somente pelas assinaturas diretas e de modo transparente, sem a captura e venda de dados.
Sendo assim, a Proton pode ser uma das alternativas mais sólidas para quem busca privacidade digital, compliance e um contrato transparente, mantendo a conveniência de um serviço online sólido com uma experiência de uso agradável.