Add um ssd windows em um laptop linux (dual boot?)

Olá Pessoal, acabo de um notbook ideapad Gaming 3-15IMH05 Laptop que vem com o Lutux instalado num ssd de 250gb.

Minha idéia era colocar o POP OS nesse ssd de 250Gb e em um outro ssd istalar windows (usando meu desktop, uma instalação limpa do windows com apenas esse ssd conectado no desktop), e então depois eu pensei em simplesmente abrir o notbook e acrescentar esse SSD com windows nele, dessa forma o notbook ficaria com um ssd contendo o POP e outro contendo o Windows. Isso é possível, o notbook vai reconhecer os dois sistemas operacionais logo de cara? Ou é melhor e mais facil instalar o POP depois cirar o usb bootavel do windows, conectar o ssd vazio no notbook entao instalar o windows normal escolhendo o ssd vazio, tudo no notebook mesmo?

Outra dúvida… normalmente para dual boot assim com dois ssds difrentes, o Ubuntu ou POP costuma dar menos problemas e ser mais facil?

Muito obrigado pessoal.

Boas vindas ao fórum :wave:
O que acontecerá nessa “miscelânea” é necessidade de mudar a ordem de boot via BIOS, não Grub, afinal, estamos falando de dois discos distintos e não dois SO’s em um mesmo SSD.

Para discos diferentes, tanto faz. Se fosse dual boot no mesmo disco, eu iria de Ubuntu (ou algum flavour, como o Ubuntu MATE), pois o mesmo já possui o Grub instalado.

O PoP não é muito pratico para dualboot. Já no caso do Ubuntu, quando vc colocasse o HD com o Windows poderia editar o grub para “enxergar” seu segundo HD (o que tem o Windows) para evitar a necessidade de entrar na BIOS e escolher qual iniciar, deixando assim essa tarefa a cargo do grub (que seria a solução mais elegante)