Adaptador WIFI TP-Link TL-WN823N V3 não funciona

Olá a todos!

Instalei ontem o Ubuntu 21.04 e correu tudo bem, mas acho que o meu adaptador wifi da TP-Link não está a ser reconhecido corretamente (a luz indicadora não acende e a internet é muito lenta). O driver disponibilizado pelo fabricante apenas funciona para o Kernel 2.6.24 ~ <4.9.60. Alguém sabe o que posso fazer?

Obrigado! :slight_smile:

aparentemente, a versão que vc baixou e a 180508( digo isso pela indicativa de suporte a kernel que vc colocou) que é uma versão beta vulnerável a bugs e erros. o proprio fabricante informa que em breve ira disponibilizar a versão estável

você testou a versão 160315? ela ja é estável. talvez ele reconheça

1 curtida

Por acaso nem cheguei a fazer o download dessa versão, pois vi logo que era incompatível.
E duvido que venha a existir alguma versão final, pois este driver já tem 3 anos…

sem o suporte do fabricante e complicado, afinal não e uma placa de rede habitual feita para notebooks/pc.

não ha muito o qe eu possa fazer!

1 curtida

Tentei seguir este tutorial mas agora o adaptador nem sequer é reconhecido. Para ter internet tenho que ligar o telemóvel ao computador por USB e fazer ancoragem. Alguém tem mais alguma sugestão?

Obrigado!

Alguém tem alguma ideia de como posso resolver este problema? Não quero estar a ligar o telemóvel ao computador sempre que quiser internet no linux :confused:

1 curtida

Outra coisa, use versões LTS do Ubuntu isso já diminui bastante a hipótese de ter erros .

1 curtida

Basicamente é

sudo apt update
sudo apt install git
git clone https://github.com/jeremyb31/rtl8192eu-linux-driver
cd rtl8192eu-linux-driver
make
sudo make install
1 curtida

Está sempre a dar erro quando faço

make

Erro
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1618:7: error: implicit declaration of function ‘get_fs’; did you mean ‘get_sa’? [-Werror=implicit-function-declaration]
 1618 |  fs = get_fs();
      |       ^~~~~~
      |       get_sa
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1618:7: error: incompatible types when assigning to type ‘mm_segment_t’ from type ‘int’
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1619:2: error: implicit declaration of function ‘set_fs’; did you mean ‘sget_fc’? [-Werror=implicit-function-declaration]
 1619 |  set_fs(KERNEL_DS);
      |  ^~~~~~
      |  sget_fc
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1619:9: error: ‘KERNEL_DS’ undeclared (first use in this function); did you mean ‘KERNFS_NS’?
 1619 |  set_fs(KERNEL_DS);
      |         ^~~~~~~~~
      |         KERNFS_NS
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1619:9: note: each undeclared identifier is reported only once for each function it appears in
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c: In function ‘rtw_read_macaddr_from_file’:
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1699:7: error: incompatible types when assigning to type ‘mm_segment_t’ from type ‘int’
 1699 |  fs = get_fs();
      |       ^~~~~~
/home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.c:1700:9: error: ‘KERNEL_DS’ undeclared (first use in this function); did you mean ‘KERNFS_NS’?
 1700 |  set_fs(KERNEL_DS);
      |         ^~~~~~~~~
      |         KERNFS_NS
cc1: some warnings being treated as errors
make[2]: *** [scripts/Makefile.build:287: /home/francisco/rtl8192eu-linux-driver/core/efuse/rtw_efuse.o] Erro 1
make[1]: *** [Makefile:1848: /home/francisco/rtl8192eu-linux-driver] Erro 2
make[1]: a sair da pasta "/usr/src/linux-headers-5.11.0-22-generic"
make: *** [Makefile:1700: modules] Erro 2

Isso pode ser por conta da versão do ‘kernel’, dá, uma lida em como instalar a versão LTS do ‘kernel’ e tenta o procedimento novamente.
Rapazes vocês têm alguma dica sobre isso? @eddiecsilva @Lavrudinho @umcarlinho

2 curtidas

Existe uma discussão sobre este exato modelo com uma solução funcional para instalar em um kernel mais novo. Essas dicas já foram testadas?

:vulcan_salute:

3 curtidas

Boaaa e muito obrigada pela atenção :blush:

2 curtidas

Obrigado pelas sugestões. Vou testá-las e depois digo os resultados :wink:

1 curtida

Segui o processo marcado como solução nesse tópico mas infelizmente não consegui resolver o problema. O adaptador parece que não existe para o Ubuntu.

O mais curioso é que quando instalei o Ubuntu e antes de começar a mexer nos drivers, ele funcionava (não perfeitamente, mas funcionava).

1 curtida

Infelizmente existem alguns adaptadores que são bem chatos de instalar, tenho um da TP-Link de 150mbps que funciona quando quer. O que me levou a comprar outro adaptador wireless que tinha um histórico melhor de compatibilidade.

O driver para o chip desse adaptador parece existir no Debian, o que faz com que provavelmente ele exista no Ubuntu também.

Já instalou o pacote firmware-realtek?

:vulcan_salute:

1 curtida

Ainda não, vou tentar… Se não resolver acho que vou ter que reinstalar o sistema (como não tenho nenhuns documentos no Ubuntu não deve de ser muito problemático)

EDIT: Parece que nem está disponível

A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências... Pronto
A ler a informação de estado... Pronto      
O pacote firmware-realtek não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isso pode significar que o pacote falta, ou ficou obsoleto, ou
está disponível somente a partir de outra fonte

E: O pacote 'firmware-realtek' não tem candidato para instalação

Acho que vou mesmo reinstalar o Ubuntu (ou Kubuntu, ainda não decidi…)

Obrigado na mesma pela ajuda!