Adaptador wifi não funciona (0a5c:bd1d/L1-AW9UAC)

Alguém conseguiu fazer o adaptador L1-AW9UAC funcionar no Linux?

@Vinicus talvez minha resposta seja mais uma sugestão, mas, tenta utilizar uma versão mais recente do Kernel.
Falo isso pois no meu caso, eu não conseguia obter velocidade de upload maior do que 40Mpbs, isso com Kernel 4.15… depois que atualizei para o Kernel 5.3, a velocidade chegou ao máximo da minha internet, 96Mbps de upload.

Por isso minha sugestão, atualizar o Kernel.

Eu tenho o Linux Mint 19.3 cinnamon com Kernel 5.3 em funcionamento nesse momento.

O comando lsusb retorna esse resultado de identificação 0a5c:bd1d para o seu modem?

Não… pois meu hardware é fixo na placa-mãe do notebook… não é USB!

Mas, veja a possibilidade de atualizar o Kernel, às vezes, em nova versão de kernel, vem o suporte para o hardware.
Referências:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Adaptador-Link-One-L1-AW9UAC-no-Ubuntu
Wifi not working - Support & Help Requests - Ubuntu MATE Community (nesse tem um vídeo tb)…
en:users:drivers:brcm80211 [Linux Wireless] (aqui tem um tópico “Unsupported chips”, onde está listado o código do teu hardware).

Com o USB plugado, entre no gerenciador de drivers do teu sistema e veja se tem algo lá. (tente deixar um cabo de rede conectado nesse momento).

enfim… dá mais uma boa pesquisada por aí… talvez até tenha algum local onde possa obter um código fonte e compilar manualmente.