Adaptador wi-fi (Realtek)

Não estou conseguindo instalar o driver do adaptador wi-fi no Linux, gostaria de uma ajuda :sweat_smile:

em primeiro lugar:

a) qual distro e versão?
b) rode no terminal:

$ lsusb

c) bote o bicho na usb, espere 30 segundos e rode novamente:

$ lsusb

d) compare as duas saídas e veja qual a linha que apareceu após conetar na usb. essa é a do seu seu wifi. bote aqui a linha pra gente ver qual o driver.

1 curtida

To usando o BigLinux 20.04 Beta 31

Linha que apareceu no terminal

Bus 001 Device 010: ID 0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. usb keyboard

Ta meio difícil de resolver esse problema, já pesquisei mt e nada

não é difícil. vc q n soube por onde começar. o que é perfeitamente normal. mas n s preocupe: qm n quebra a cabeça n aprende: Driver para wifi USB 0bda:f179 Realtek Semiconductor

n s esqueça que deverá repetir o processo toda vez que mudar de kernel, eu acho. n m lembro com certeza.

Por esse eu já tentei, parece a única solução viável que existe. Mas não funcionou😅

não funcionou oq? qual parte deu problema? vc seguiu todos os passos? acabei de compilar o driver aqui no debian 11, seguindo os passos do tutorial. só não o instalarei pq n tenho esse wifi.

Olá @Jose_Jacsan tudo beleza?

Pode informar qual é o modelo do adaptador wifi? O seu é igual esse da matéria?

:vulcan_salute:

o modelo n importa. o que vale é o ibus id: 0bda:f179

acabei de compilar o driver aqui. tá funfando normalmente.

Sim, fiz tudo do jeito certo. Mas quando o PC religou ficou tudo do mesmo jeito, só que fuçando umas coisas aqui meio que descobri uma coisa, mas parece que preciso configurar ksnip_20210126-102505

Sim, é igual

1 curtida

compilei aqui e instalei o driver. tá tudo certo no tutorial. n s esqueça de que ele instala o driver. configurar o wifi é outro departamento.

antes de espetar o placa na usb, rode o comando abaixo:

$ ifconfig

aparecerão 3 interfaces de rede. uma é a wifi de seu computador, se houver um.

espete o wifi na usb, espere 30 segundo e rode novamente o comando:

$ ifconfig

se aparecer uma interface de rede diferente das anteriores, sua wifi usb foi reconhecida e tá funfando. basta apenas configurá-la.

dê retorno.

Ok, vou tentar aqui

Nada feito, apareceu a mesma interface :sweat_smile:. Desde ontem to tentando e nada, to pra desistir kkk

não tem como. você resolveu 99,9999999% do problema. tente isso:

a) espete o wifi na usb, espere 30 segundos e rode o comando:

$ sudo modprobe rtl8188fu

rode o ifconfig e veja se aparece a interface de rede.

Já resolvi pessoal, no Tweaks que uma ferramenta do BigLinux que integra vários scripts úteis, o script desse adaptador tava lá e só dei um duplo clique e a mágica aconteceu vejam só

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.