Adaptador Bluetooth liga e desliga logo em seguida

Olá, então eu estou com o seguinte problema: Quando conecto meu adaptador bluetooth Class 1 no meu notebook, ele não ligava pelo Blueman, ou pelo Gerenciador bluetooth do GNOME, nada resolvia de jeito nenhum.

Então resolvi tentar ligar pelo bluetoothctl via CLI, porém, eu notei algo de estranho, assim que eu conecto meu adaptador, ele liga e após 2s ele desliga.
Então resolvi ver o log do bluetooth.service, e é isso aqui que está aparecendo:

ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSink/sbc_xq
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/sbc_xq
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/aptx_ll_1
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/aptx_ll_0
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/aptx_ll_duplex_1
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/aptx_ll_duplex_0
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/faststream
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: Endpoint registered: sender=:1.47 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/faststream_duplex
ago 17 13:13:23 death-star bluetoothd[7373]: src/adv_monitor.c:btd_adv_monitor_power_down() Unexpected NULL btd_adv_monitor_manager object upon power down
ago 17 13:13:25 death-star bluetoothd[7373]: src/adv_monitor.c:btd_adv_monitor_power_down() Unexpected NULL btd_adv_monitor_manager object upon power down

Tentei pesquisar pelo erro na última linha, porém não achei nada que me ajudasse. Também já tentei matar o bluetooth com o rfkill, reniciar o serviço e até o notebook, porém nada me ajudou. Alguém tem alguma ideia do que fazer?

Informações extras:
Kernel: 5.19.1-arch2-1
BTUSB: 0.8
bluetoothctl: 5.65
bluez: 5.65-2

Qual a saída dos comandos

lsusb -v
lspci -vk

lsusb -v: https://hastebin.com/quwiqusuti.yaml
lspci -vk: https://hastebin.com/ugekucofed.yaml

Talvez isso esteja acontecendo por causa do issue já relatado abaixo.

Lembrando que isso esta relacionado a versão 5.64 e o Arch atualmente está na versão 5.65 do Bluez…

Será que eu posso dar um downgrade para resolver o problema? E se sim para qual versão? E como?

O seu bluetooth é

BCM2046

Usa arch?

Instale

pipewire-pulse bluez-firmware pipewire-alsa

Se usa pulseaudio

bluez-firmware pulseaudio-bluetooth pulseaudio-alsa

Reinicie e teste

1 curtida

Sim

Instalei, re-instalei, porém não tive nenhum sucesso, continua o mesmo erro. Lembrando que tive que instalar o bluez-firmware por um AUR, pois não achei nos repositórios do Arch Linux.

pipewire-media-session
WirePlumber

Instale os dois

Então, um conflita com o outro, qual que eu instalo?

1 curtida

Primeiro não instale os dois.

sudo pacman -S wireplumber

Segue nota abaixo dos desenvolvedores do pipewire-media-session onde os mesmo recomendam o wireplumber.

2 curtidas

Depois que vi isso

Ou é um ou é outro

De qualquer forma, não resolveu meu problema.

Sim, se estiver correlação com o issue à qual informei isto talvez não resolva mesmo…

Será que isso não resolveria?