Acho que o Artix destruiu meu HD, BIOS. O que fazer?

Fui na onda de querer ver como um OS sem systemd funcionava e instalei 2x seguidas o Artix (distro baseada em Arch) no HDD, primeiro em openrc e depois em runit. No fim não fiquei com distro instalada pq ele é diferente do arch, apesar de ser based nem tudo do arch funciona nela e praticamente tudo tem que compilar e pra piorar a situação não tinha pamac, octopi nenhum gerenciador de pacotes. Enfim não fiquei com ela!

Mas pra fazer essa instalação sem system, eu meti as caras! e me fuuuu… Pq eu desabilitei tudo da bios e dei clear as key vbs que vem instalado por padrão, o note é samsung, para instalar o artix. Ja com o artix instalado eu notei que no HDD passou a informa 546 erros que foram realocados mas sem importancia pro OS. Mas depois que desinstalei o Artix eu não consigo mais instalar nenhuma distro linux, só roda em live. E o windows só conseguir instalar depois de dar um load nas definições padroes de bios e mesmo assim ao instalar o Windows encontrou erros mas conseguiu contornar a situação e foi instalado, porem o linux ainda consigo instalar. Não sei oq eu faço!

obs: testei Debian netinstall e live, Fedora, RHEL, Ubuntu… Nenhuma consegue instalar!

obs: As minhas keys de tpm e secure boot vbs sumiram, E o modulo de proteção por virtualização do windows que ele sempre ativava nesse note, não é mais possivel e se encontra desativado.

Nunca tive problemas pra instalar distros nesse note. E eu notei que o desempenho do win está bem ruim apesar de não informar erros.

O que sera que aconteceu? Pq o linux não esta conseguindo instalar nele?

vlw pelas milhares de ajudas fornecidas!

tive que dar um clear cmos no notebook, que foi um verdadeiro parto pois é diferente do caos de desktop, pra o notebook ficar novamente utilizável e poder voltar a testar novas distro.

e a lição ficou foi ficar bem longe de openrc e runit pq é muito acessível e tem muita ajuda disponível!

muito obrigado!

1 curtida