Acho q meu pc tem incopatiblidade com o linux

Gente eu tenho um pc velinho, e tentei colocar linux nele pra o meu desempenho melhorar, eu tentei fazer dual boot(do lubuntu com o w7 q ja tava no meu pc) com o lubuntu instalei tudo direitinho mas fico lento mais lento q o w7, dps tentei fazer dual boot com o mint mas o mint tbm fico zuado e tanto no mint tanto no lubuntu quando eu ia na opção de divres adicionais ja aparecia q n tinha dives disponiveis okok
pensei q o problema fosse o dual boot então tentei instalar o mint ai no processo da instalaão eu coloquei apagar tudo e o mint continuou ruim, dps eu tentei com o lubuntu e tbm fico ruim,tentei com o manjaro e tbm fico ruim,ai desiti,
mandei o pc pro conseto e pedi pro cara fazer dual boot do lubuntu com o w7, mas ele colcou o ubuntu no lugar do lubuntu kk, e mesmo assim o ubuntu ficou ruim, ai aagora eu to usando o w7 e eu n sei oq eu fasso pq o linux n ficou bom nem comigo colocando nem com um tequinico colocando oq eu faço??
config do pc:
image

mais informações:
image
image
image

desde de ja eu agraço a ajuda

1 curtida

Aparentemente não há nada que o torne incompatível, o ideal seria você testar outras distros que fujam da base Ubuntu (todas que você testou são da mesma família).
Mais um detalhe, você está usando HDD ou SSD?

1 curtida

Tente o Kubuntu 20.04 e na instalação marque para instalar drivers e pacotes de terceiros.
Após a instalação, aplique as atualizações e instale o pacote de codecs.
Comando: sudo apt-get install kubuntu-restricted-extras

3 curtidas

Tente o Xubuntu Core. Provavelmente o que acarreta o seu PC seja a quantidade de processos. A maioria das distros comuns vem empurrada de coisas que vc tamvel até nem use.

Por isso, de maneira Oficial (community ISOs), a comunidade do Xubuntu libera o Xubuntu Core, que vem só com o básico para vc usar, e vc mesmo ir instalando daí pra frente o que vc realmente precisar.

Eu mesmo uso ele, e uso os aplicativos em AppImage. Com isso, o tempo passa, instalo meus apps, mas mantenho o sistema do jeito que instalei.

2 curtidas

HDD,mas n sei em sei se isso tem a ver com o problema, pois o w7 tá rodando de boa,qual discord vc me recomenda q n seja da família do ubuntu?

Manjaro poderia ser uma boa opção. Em geral distros baseadas em Debian e Ubuntu seriam as mais indicadas, mas, pode ser um problema específico do seu hardware com essa base.

1 curtida

Se for testar Manjaro, vai de XFCE, é o mais leve deles… fora isso, tem o Sway e o I3, mas não são indicados pra iniciantes, pois são baseados em Window Managers, exigem um certo conhecimento pra serem mexidos. Testa primeiro o Manjaro XFCE e veja se fica bom… e tem isso, teu PC é bem fraco mesmo. Quem sabe um Elive não fica bom nele?

2 curtidas

mas eu testei o manjaro e mesmo assim ficou dando umas lagadas, tipo o w7 q eu to usando agora ta bem mais fluido do q quando eu coloquei o manjaro

1 curtida

Você testou com XFCE como recomendou o @Rodrigo_Chile ?

2 curtidas

Velho, eu tenho um amigo com um PC exatamente assim e funciona de boas, só tive que fazer duas coisas:

1. Desinstalar o secure boot (se não nem dava boot), imagino que você fez isso já que conseguiu instalar)

2. Marcar pra instalar drivers e programas de terceiros

Só isso

3 curtidas

ss, eu tinha vindo aki relatar esse meu problema ai mandaram eu testar o manjaro xfce me mandaram o link eu baixei e testei

eu n mechi em nada relacionado a secure boot n sei oq e isso kkk, e no prosseso de instalação eu marquei a opção de instalar drives e progamas de terceiros, ate testei sem essa opção ativada e problema continuou ;-;

Se quiser continuar a usar esse pc com as distros de hoje, vai precisar de um processador de 4 núcleos e de um SSD para o sistema operacional. Assim vc garante mais uns 2 anos para esse hardware.

Procure o processaor no aliexpress.
SSD 120GB já dá conta no Linux - se não instalar os games na Home.

No momento estou com uma AMD Phenon X4 3.4GHz, 4GB de Ram e SSD de 240GB. Uso o mint cinnamon. A uns 3 anos atras tinha processador dois núcleo sem o SSD - era bem inferior a sua máquina. E quando fiz os updates percebi uma melhora considerada.

Hoje já começo a sentir que o PC voltou a ficar levemente lento no Linux. E no Windows é muito lento (inviável para o uso) pois está em um HD convencional.

1 curtida

Então desliga o secure boot pra ver se resolve, ele pode estar atrapalhando. Se você não sabe o que é e como fazer, achei esse tutorial.

2 curtidas

Esses 775 com Chipset G41 não tem security boot pq ainda são modelos legacy

2 curtidas