Olá, pessoal tudo bem?
Bom, meu nome é Jefferson e venho aqui compartilhar um pouco da jornada que retomei a pouco mais de 6 meses.
Tenho um amigo que durante minha infância/Adolescência e, “Na época chamado, Web Designer” hoje, Desenvolvedor Front-End. E sempre que o ia visitar, ficava observando e tentando entender o que ele fazia ali na frente do computador.
Ainda na época, com o auxilio dele cheguei a aprender um pouco de HTML, mas não levei isso a diante, mas como sempre gostei da área, de tempos em tempos, lia alguma coisa sobre o assunto, mas não chegava a praticar e ultimamente cheguei a conclusão que sim, e algo que eu quero ser e entrar de cabeça na área.
E para isso iria começar do principio, e por isso surgiu a ideia deste post, para que talvez ajude mais alguém que esteja na duvida, ou queira iniciar como eu mesmo neste momento de pandemia onde tudo e incerto.
Ok agora que contextualizei vamos ao que é o motivo do post…
O SISTEMA
Por muito tempo, acreditei que para ter todo suporte de todas as ferramentas era necessário estar utilizando Windows, porque só ele daria este suporte. Bom como todos aqui já devem saber, não poderia estar mais enganado…
Procurando sobre o assunto, como me tornar um desenvolvedor. Em vários, se não “TODOS” os fóruns e vídeos que encontrei, todos diziam a mesma coisa, se for começar, comece pelo Linux, caso tenha muito dinheiro compre um MAC e seja feliz… como não tenho tanto recurso como a grande maioria fui em busca da minha distro para desenvolvimento.
Comecei então a procurar, e de teste em teste, fui eliminando e fazendo um relatório de pontos objetivos de cada distro, o que era agradável pra mim e o que as distros deixavam a desejar, a que me dava um conforto para uso diário e que me ajudava a desenvolver de maneira mais eficiente. A primeira dos teste, não poderia ser outra foi o Ubuntu na versão 18.04 LTS, já avia usado a distro em meados de 2008 mas não era como é hoje, então achei que como já conhecia o sistema poderia partir dali, e sim, é uma excelente distribuição mas a Interface do GNOME, não me traz satisfação no uso. Entre tanto ela já me deu um bom parâmetro pra procurar o que faltava no Ubuntu.
A outra distro que veio logo em seguida foi o Fedora 32, infelizmente não tenho muito oque falar do Fedora que assim que instalei tive diversos problemas, e logo fui para a terceira distro dos meus testes, o OpenSUSE 15.01, adorei o visual e a forma de usar, pensei que já avia achado a distro que poderia ser a minha. Fui usando, e usando… pra não parar por aqui e perder alguma oportunidade que ainda não conhecia, fui pesquisar sobre outras distro que seriam mais estáveis e como acredito que seja um consenso geral, pelo menos de acordo com a minha pesquisa, fui testar o Debian que seria a distro com mais estabilidade entre as distros Linux. E a possibilidade de escolher a interface ainda na instalação me agradou bastante, testei mas honestamente não seria a distro que usaria, não sei o por que mas pra mim não funcionou.
Como sempre, tiro pelo menos 1 a 2 horas do dia para ver vídeos relacionados ao Linux e programação… vi um video do DIO que é sobre a Flavours do Ubuntu “Ubuntu Flavours: Conheça as 7 versões oficiais do Ubuntu 20.04 LTS”. E então me deparo com o Kubuntu, bom a primeira vista não foi impressionante, mas pensei por que não já testei pelo menos 4 distro mais uma não vai fazer diferença, pensando que ficaria mesmo com OpenSUSE. Quando fiz a instalação da distro e vi que era o OpenSUSE com Motor de UBUNTU. Pensei OK!, achei tudo que estava procurando, realmente usando o Kubuntu, tenho conforto para usar o sistema sem perceber que ele esta la, e pratico pra mim em diversos aspectos pessoais e é muito agradável.
Então fiz a minha escolha e hoje sou Usuário e Adepto do Kubuntu.
Conclusão:
Se você esta incomodado com a distro que usa, não sabe se realmente vai ser boa para o seu uso, teste, teste, e teste mais um pouco. Por essa experiencia posso afirmar, que assistindo REVIEW de distros e de sistemas não fazem você saber se ela vai te servir ou não, somente lhe da um Preludio do que você deve esperar, mas o uso da distro e completamente diferente quando você o esta fazendo e isso eu acredito que seja o mais importante.
Este e o meu primeiro POST, e tentarei ser ativo, até para tentar esparecer e produzir alguma coisa que não seja relacionado ao dia a dia de estudo e trabalho.
Então já vou deixar um SPOILER aqui, se por acaso alguém estiver interessado, acredito que o próximo POST sera sobre o Editor de Texto VIM, VI Improved – Pra que aprender se não for em nível HARD não e mesmo KKKK
brincadeiras a parte acho que pelo menos pra mim e mais produtivo, e me sinto melhor o usando-o.
Galera agradeço se chegou ate aqui, desculpe pelos erros de português, este não o meu forte espero que tenha gostado e até a próxima.