Achar uma pasta que sumiu

Oi pessoal.

Recentemente troquei o idioma do meu pc para o inglês para tentar retomar o que esquecendo e traduzi o nome de umas pastas para o idioma também. Acontece que minha pasta “projetos”, que tinha traduzido, sumiu. Como eu lembro que acabei duplicando e apagado uma das pastas fui olhar na lixeira e não está lá.

Tem algum metodo de achar pastas sumidas?

tenho um backup da pasta mas não está atualizado então né…

valeu

Se foi deletado, a única maneira é varrendo a área do disco rígido marcada como ¨livre¨, se ainda não tiver sido sobreescrita. Se for um SSD já era.

Você pode ver se não moveu para algum lugar, pesquisando por um nome de arquivo que sabia que estava lá. Poderia usar o find para isso. Vamos supor que o arquivo desejado tinha “modelagem” em algum lugar do nome e a extensão “.knwf” e que esse diretório ficava em algum lugar dentro da árvore do “/home/<seu usuário>”, então você poderia abrir um terminal e usar: find ~ -iname "*modelagem*knwf".

Caso o resultado não mostre o endereço da pasta, então ela foi apagada. Os filesystems que utilizamos no Linux não costumam facilitar a recuperação de dados, mas eu sugiro um utilitário como o PhotoRec. A documentação diz que ele pode ser usado para tentar recuperar diversos tipos de arquivos (não só fotos, como o nome pode dar a entender) nos seguintes tipos de filesystems:

• FAT
  • NTFS
  • exFAT
  • ext2/ext3/ext4
  • HFS+

Você pode dar uma olhada nesse tutorial em português, se quiser tentar.

Se os dados forem muito sensíveis e o “/home” não estiver numa partição separada, eu recomendo vivamente que você faça isso usando um pendrive ou live CD/DVD (você poderia usar o SystemRescue). No seu sistema atual, você poderia descobrir isso e o tipo do filesystem usando comandos como df -Th /home, mount e lsblk -f (ou lsblk -fl, se preferir formato de lista e não de árvore).

Finalmente, vale a pena avaliar uma estratégia de becape automática baseada em snapshots. Eu uso o Back In Time e gosto dele por ser bem flexível para definir a durabilidade dos snapshots, tamanho máximo dos arquivos, o que deve entrar/ser ignorado etc. Ele é basicamente um frontend para comandos como rsync e diff, ou seja, sob o capô estão ferramentas sólidas.

2 curtidas

consegui localizar com o comando find, muito obrigado! Ela acabou dentro de outro diretório.

2 curtidas