Acesso remoto pelo Remmina via RDP com travamento

Bom dia galera!

Acesso o servidor remoto da minha empresa (área de trabalho remota) via protocolo RDP, pelo Remmina. Sei que o servidor usa Windows server mas não sei a versão. Em outras distros que uso como Elementary, Manjaro com XFCE, ele roda liso, sem engasgos, porém no ubuntu tem constantes travamentos e lags. Alguém teve o mesmo problema que eu e conseguiu resover, ou tem ideia do que poderia ser?

Agradeço desde já!

1 curtida

Cara, to usando o Linux Mint 19.3 e aqui o acesso fica meio lento (tem um leve delay quando clico ou rolo a pagina, por exemplo). Quando acessava pelo windows era normal, quase como se estivesse usando local mesmo.

Eu criei um tópico aqui pra ver como melhorar isso, mas não consegui resolver :frowning:

Já utilizei no Ubuntu 20.04 e Atualmente no Pop!_OS 20.04 o Remmina com RDP para WS2012, não percebo essas travadas, pelo menos nada além do que se espere de uma conexão remota (Conexão via fibra óptica nas duas pontas).

Sim, no Windows era normal também. Tenho a impressão que esse Delay (pelo menos em minha máquina) só acontece em distros com Gnome :thinking: Distros com XFCE, ou o Elementary por exemplo o sistema roda que é uma bala, inclusive extremamente melhor que no Windows.

Acontece que minha distro preferido sempre foi o Ubuntu com Gnome, pois me atende em tudo e é extremamente estável. Esse é o unico problema que eu tenho usando o Ubuntu, nada mais.

1 curtida

Qual a configuração da sua máquina meu amigo, só pra eu ter uma comparação?

Tem um print nesse tópico:

Poooo a tua máquina é um avião!! Nem tem como comparar essa situação, nada deve travar no teu PC rsrs.

Meu note é um core I5 com 2.3 Ghz, 4gb de Ram. Qualquer Distro roda bem nele, até o Ubuntu ou o POP que não sistemas leves. Mas nessa questão do acesso remoto pelo Reminna que to tendo problema realmente. Creio que realmente possa ser por minha máquina não ser lá essas coisas, e o Gnome ser um ambiente que peça um pouco mais de processamento gráfico.

Talvez quando além do que ele pede, ainda precisa lidar com um acesso remoto, meu hardware não deve estar suportando mesmo.

Talvez minha opção realmente seja migrar pra um ambiente mais leve, como o XFCE :pensive:

1 curtida

Claro, o hardware influenciará, mas eventualmente uso/usava no note, que é similar ao seu (8gb) e ia tranquilo, mas o detalhe que precisa cuidar é usar rede cabeada se possível, pelo Wi-Fi não vai ter uma boa experiência, pois é mais instável e tem um a largura de banda menor (Se o seu plano for maior que a velocidade suportada pela placa Wi-Fi). Você pode experimentar copiar arquivos do servidor remoto para ver se é problema de largura de banda na conexão.

Creio que não faça sentido ser minha internet, pois como disse em outras distros e no Windows também ele roda super tranquilo, somente no Ubuntu, ou distros com Gnome fica travando.

1 curtida

Eu consigo usar o remmina sem problemas em distros base ubuntu. Testei com Gnome, KDE, XFCE e Cinnamon.

Testei inclusive com um notebook modesto I3 4gb e em outro note AMD Ryzen 5 12gb.

Faz tempo que não uso remmina, hoje em dia uso o utilitário CLI rdesktop.

Ah alguns anos atrás via que o Remmina no Ubuntu tinha dessas de travar e engasgar mesmo. Então passei a usar o rdesktop startando a partir de um script inicializado por um atalho no Desktop.
Instalação no Ubuntu

sudo apt install rdesktop

Script inicia esse comando

rdesktop -u USUÁRIO -p SENHA -k pt-br -f -z -a 24 IPdaMaquina:Porta

Ctrl-Alt-Enter para sair e entrar em tela cheia, ou retire o -f do comando