Acesso e edição da pasta raíz

Pessoal, boa noite!

Como que coloco permissão para edição e gravação de arquivos na raiz do kubuntu? (modo gráfico)

Abraços

Oi @eng.daniloborges!

Depende da qual permissão e da pasta, mas NÃO recomendo por questão da segurança, senão poderás ser alvo de invasões de hackers. Mas depende de algumas aplicações e das pastas, principalmente opt.

# Acessível ou editável
sudo chown  $(user) /usr/share/[nome da aplicação)
# ou
sudo chmod -R 777 /usr/share/[nome da aplicação)

# Torná-lo restricto
sudo chown  root /usr/share/[nome da aplicação)
sudo chmod -R 755 /usr/share/[nome da aplicação)

Para abrir o GUI:

sudo [nome da aplicação]
# Por exemplo
sudo partitionmanager
2 curtidas

@gusbemacbe com a sua gentileza, permita-me uma correção…

…kubuntu? (modo gráfico)

@eng.daniloborges sinto não poder lhe ajudar no Kubuntu… Porém no Linux Mint que utiliza o Nemo como navegador de arquivos o procedimento é da seguinte forma:
Abra o navegador de arquivos > Na campo “Meu Computador” clique em “Sistema de Arquivos” > Clique com o botão direito do mouse na pasta “usr” e selecione “Abrir como Root” > Digite a senha de Root

(Era para ter um Print aqui, mas por algum motivo meu PrtSc não está funcionando!? rs)

Agora é só clicar com o botão direito do mouse na pasta que você deseja dar permissões e clicar em “Propriedades”
Vá na aba “Permissões” > opção “Grupo”, selecione seu usuário > opção “Acesso à pasta”, selecione “Criar e excluir arquivos”.

(Deveria ter outro print aqui… Use sua imaginação! rs)

Segundo a informação do @gusbemacbe, este procedimento deve ser feito na pasta “share” que se encontra dentro da pasta “usr”.

Espero ter ajudado!

2 curtidas